segunda-feira, 15 de maio de 2017

Nem Tudo Que Se Lê Nas Redes Sociais é Verdade


 Foto: Andréa Morais
Informações sobre propriedades dos alimentos circulam, nas redes sociais. Nesta matéria, duas nutricionistas esclarecem as verdades e mentiras sobre o assunto
Por Andréa Morais

Algumas pessoas ficam apavoradas com tantas informações circulando nas redes sociais, enquanto outras, simplesmente, compartilham todas as mensagens, que recebem, sem ao menos, verificar a veracidade do conteúdo. O ideal, antes de compartilhar é pesquisar sobre o assunto, para só depois compartilhar. A minha dica é que tenha muito cuidado em compartilhar informações, principalmente, as sem data. Já, que uma vez compartilhada, ela entra em um ciclo de idas e voltas, o que faz com que após meses ou anos, a mensagem retorne para você e ao menos que você faça uma pesquisa sobre o assunto, provavelmente, não irá se lembrar, que já leu aquela notícia, por conta do volume gigantesco de informações compartilhadas, nas redes sociais. Além, de diversas informações trágicas, que envolvem crianças e segurança pública, outro tema vem ganhando espaço nesse mar de informações, os alimentos. Este, em especial, me fez pesquisar sobre o assunto e com a ajuda de profissionais de nutrição vamos falar sobre as propriedades dos alimentos que circulam, velozmente, pelo whatsapp.

Falso


Foto: Andréa Morais

De acordo com a nutricionista, Daniella Chein, as mensagens sobre ovo cozido e água de coco são falsas
Quem ainda, não recebeu a mensagem, que fala sobre diversos alimentos e suas propriedades? Eu recebi as mesmas mensagens, diversas vezes, por pessoas diferentes, por isso, procurei a nutricionista e consultora em nutrição, Daniella Chein, que já atuou no setor de nutrição infantil e de gestantes, na Fiocruz, em unidades de alimentação e nutrição. Atualmente, atende pacientes em sistema de home care (assistência domiciliar), realizando avaliação nutricional e prescrições alimentares, para esclarecer algumas informações sobre as propriedades dos alimentos e esclarecer se é verdade ou mentira. Segue o conteúdo que circula, nas redes sociais e que de acordo com as informações da Nutricionista, Daniella Chein, são falsas:
Ovo cozido ou mole funciona contra queda da visão e demência cerebral.  Falso, o ovo é um alimento completo, mas, não tem o poder de cura da visão ou demência”.
Tomar Água de coco e utilizar Óleo de coco, para fritar, previne Alzheimer e Parkson. “Falso, coco é uma fruta rica em potássio, que regula batimentos cardíacos, evita cãibras, mas não tem poder de cura ou prevenção de Alzheimer e Parkson”.
Substituir o óleo de cozinha por banha de porco evita o enfarte. Nunca reutilize o óleo de cozinha. A banha pode ser reutilizada 50 vezes, só faz bem.  “Falso, a banha de porco pode, sim, ser utilizada. Porém, qualquer excesso é, sim, prejudicial, portanto não pode ser reutilizada mais de 50 vezes. Mantenha o bom senso”.
O leite de vaca em caixa não serve pra nada. “Falso. O leite de vaca é um alimento proteico, que participa da manutenção das estruturas musculares. Não faz sentido algum, afirmar que não serve para nada. Vale ressaltar, que antes de sair da indústria, o leite longa vida de caixa é inspecionado pelo SIF (Serviço de Inspeção Federal), do Ministério da Agricultura”.
Muito ferro para mulher é excelente. Já, para o homem causa ferritina, que é causa de ataque cardíaco.  Falso. É importante entender que ferritina alta, não significa necessariamente, que o organismo tem excesso de ferro. Na verdade, na maioria das vezes a ferritina alta, não vem acompanhada de excesso de ferro. Atualmente, a causa mais comum é a síndrome metabólica, em função do aumento da incidência da obesidade, acúmulo de gordura no fígado e diabetes”.

Verdade

Ainda, segundo a nutricionista, Daniella Chein, as informações abaixo, que circulam pelas redes sociais são verdadeiras:
Suco de caixinha só tem açúcar, água e produtos artificiais, mais nada. Verdade, prefira sucos naturais e sem açúcar refinado. Pode usar o açúcar mascavo, a demerara ou mesmo a estevia”.
Óleo de oliva é excelente, para função cerebral, mas estando no vidro escuro, se for embalado em lata, tem metais pesados que fazem mal a saúde. “Verdade”.
Cury é anti-inflamatório e antidepressivo. Verdade, ele tem propriedades anti-inflamatórias, mas não existem estudos científicos conclusivos”.
Magnésio e Vitamina D3 fixam o Cálcio no osso. “Verdade, mas a vitamina D só é absorvida, através do banho de sol, caso contrário, ela se torna indisponível e é prontamente descartada”.
Vitamina A aumenta a visão noturna e melhora a capacidade de aprendizado. “Verdade”.
Stevita é o único adoçante que pode ser usado, além, do açúcar mascavo. “Verdade, mas existem vários outros tipos de açúcares. Por exemplo, açúcar de ccco, demerara, açúcar orgânico, açúcar negro e por aí vai. Devemos evitar o ciclamato e a sacarina, por não serem absorvidos pelo organismo”.
Panela tem que ser de louça, que não deixa resíduo de ferro ou alumínio. “Verdade, em tese, se o utensílio for bem higienizado, não deixará resíduo. Mas, a panela de louça ou antiaderente nova, certamente, é muito melhor”.
Café é muito bom, estimula o cérebro, o raciocínio, aumenta a disposição, dilata os vasos e cria calor no corpo, consumindo calorias. (Termogênico). ”Verdade, o café é excelente e melhor termogênico, que existe. Mas, não pode ser usado em excesso, assim como, nenhum outro alimento. Procure um profissional, para regular a dosagem correta, para cada organismo”. Ainda, segundo Daniella Chein, entre as informações, existem ainda, aquelas que, em parte são verdadeiras:
Magnésio é o rei dos minerais, ele participa de mais de 300 reações químicas no corpo, anti-arritmia e anti-depressivo. O magnésio é essencial ao metabolismo da glicose, à produção de energia celular, à síntese de proteínas e do DNA, à manutenção do potencial elétrico dos nervos e das membranas das células musculares, e para a transmissão do impulso elétrico através da junção neuromuscular. Mas, afirmar que são exatamente 300 funções, fica complicado. Ele exerce funções vitais, sim”.
Selênio evita hipotireoidismo, Iodo combate intoxicação de agrotóxicos. Selênio é essencial para a conversão de T4 para T3. Aumente, também, o consumo de alimentos ricos em cálcio, Omega-3, gorduras poli-insaturadas “boas” e vitamina D. Além, de exercícios físicos, que aumentam a produção de T3”.
Omega-3 não pode ter cheiro de peixe, se não, está oxidado e não pode congelar a cápsula, no freezer, após 5 horas, se congelar é falsificado. “O bom Omega-3 é caro e importado do Canadá ou hemisfério norte. Evita o infarto do miocárdio, previne Alzheimer, Mal de Parkson, aumenta, em até, 15 anos de sobrevida. O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. É essencial, ou seja, o corpo não consegue produzi-la, devendo ser obtida, por meio da alimentação ou de suplementos especializados. As gorduras são importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e são primordiais para a absorção no intestino das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K) e não devem ser excluídas da dieta”.
Rapé tira o vício de fumar. Não existe estudo cientifico sobre o assunto. O que existe, são relatos de usuários, somente”.
Tintura de iodo a 2%, se utilizar 5 ml por litro d'água e tampar por 1h, retira o agrotóxicos e o alimento fica igual ao orgânico. “Não existe maneira eficaz de retirar o agrotóxico de um alimento, existe maneiras de produzi-lo sem a substância nociva”.
Ácido Oxalacético aumenta seu tempo de vida, em anos, porque alimenta sua mitocôndria, diretamente, encontrado no orégano, somente nele. “O que aumenta a sobrevida é uma alimentação balanceada, exercícios físicos e uma vida equilibrada, sem picos de estresse. Infelizmente, não existe milagre da juventude, para as células. A mitocôndria é responsável, pela respiração celular”. 


Frutas em Jejum

Foto: Andréa Morais
Abacaxi, mamão, limão, pera e kiwi auxiliam na digestão
Algumas mensagens direcionadas aos alimentos são sobre a ingestão de frutas em jejum, nelas, dizem que a prática faz mal a saúde. O que, segundo a nutricionista Daniella Chein é mais uma notícia falsa: “Ao serem ingeridas em jejum, as frutas não são digeridas pelo estômago, mas sim, pelo intestino delgado, onde liberam seus açúcares (frutose) e são absorvidos os nutrientes. As frutas são alimentos perfeitos para iniciar o dia, pois, elas fazem nosso cérebro trabalhar, com mais rapidez. Porém, se junto às frutas for consumido amido, batata ou carne, elas não realizam o processo de chegar até o intestino; onde desempenham sua função e podem acabar sofrendo uma fermentação. Talvez, seja por isso, a afirmação popular, de que não se pode comer fruta em jejum. Mas, SIM, podemos e devemos comer frutas, não só, em jejum, mas, em qualquer hora do dia, em que tivermos fome. As frutas são fontes de fibras preciosas, e possuem muitos nutrientes essenciais a nossa saúde e bem estar”. Daniella aproveitou e informou algumas frutas, que ajudam, na digestão.
ABACAXI: “Esta fruta, maravilhosa, contém uma enzima digestiva eficaz no processo de digestão, chamada Bromelina. Essa enzima, tão importante, é uma espécie de proteína, que acelera o tempo de uma reação bioquímica, o que é ideal para digerir as proteínas. E ainda, contém celulose, ideal para ajudar no bom funcionamento do intestino”.
MAMÃO: “Saboroso, refrescante, um aliado excelente, nas dietas. Essa fruta atua como uma fonte natural de enzimas proteases digestiva. Esta substância natural, que auxilia na digestão, se chama papaína e está presente tanto na fruta, como no pé de mamão”.
KIWI: “Abuse dele nas suas refeições, sobremesas e saladas. É riquíssima em uma enzima chamada protease actinidin. Esta enzima atua de maneira muito parecida a bromelina e papaína, atuando como catalizadores, na digestão de proteínas”.
PERA: “A pera, também é ótima para auxiliar na digestão. Por possuir um grande teor de água e mais um monte de benefícios, a pera ajuda a eliminar toxinas em excesso do organismo. Além, de regular a nossa função intestinal”.
LIMÃO: “O limão, também é outra fruta, que auxilia na digestão, pois controla a acidez do estômago, melhorando, assim, a diarreia, a azia e a má digestão. Mas, saiba que, quem já apresenta problemas de gastrite deve evitar esta fruta, pois sua acidez é muito alta”.

Alimentos X Câncer

Foto: Andréa Morais
Segundo Luciana Maya, nutricionista do INCA, o consumo de carne processada pode desenvolver a doença
Nas mensagens, também continham informações sobre alimentos, que favorecem o desenvolvimento do câncer. Para esclarecer o conteúdo, busquei informações, com a Nutricionista da Unidade Técnica de Alimentação, Nutrição e Câncer do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), Luciana Grucci Maya. Segundo ela, as escolhas alimentares são muito importantes para a prevenção de câncer: “Enquanto, alguns alimentos podem ajudar a proteger o corpo contra a doença, outros podem aumentar o risco de desenvolvê-la. Por exemplo, existem evidências, convincentes, de que o consumo de carne processada (bacon, linguiça, salsicha, presunto, salame, blanquet e peito de peru defumados, entre outros) está associado com o câncer colorretal. Além disso, uma alimentação baseada em alimentos ultraprocessados, como aqueles prontos para aquecer e consumir, bebidas açucaradas e alimentos do tipo fast food; promove o ganho de peso. Hoje, já há fortes evidências de que o excesso de peso e a obesidade estão relacionados a pelo menos 13 tipos de câncer, dentre eles, esôfago, estômago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, intestino (cólon e reto),rins, mama (mulheres na pós-menopausa), ovário, endométrio, meningioma, tireóide e mieloma múltiplo. Por outro lado, uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados apresenta efeito protetor para a doença. Uma alimentação saudável é rica em substâncias, que nos protegem contra o câncer e podem agir nas diferentes etapas do processo de carcinogênese, inibindo a chegada de compostos cancerígenos às células, consertando o DNA danificado e destruindo as células alteradas”. Conforme informações, do site do INCA, a alimentação inadequada é considerada, como a segunda causa de câncer, que pode ser prevenida. E é responsável por, até 20%, dos casos de câncer, nos países em desenvolvimento, como o Brasil, e por aproximadamente, 35% das mortes pela doença. Quanto aos alimentos, que foram indicados, nas mensagens divulgadas, nas redes sociais, que desenvolvem ou previnem o câncer, em que o leite de vaca em caixa foi considerado vilão; segundo Luciana Maya, apesar, de alguns estudos pontuais sugerirem associação entre o consumo de leite e maior risco para estes tipos de câncer, não é possível fazer essa afirmação: “De acordo com os relatórios mais recentes do Fundo Mundial de Pesquisa em Câncer, as evidências acerca da relação entre o consumo de leite e derivados com risco aumentado de câncer de próstata, ainda, são limitadas. Para o câncer de mama, tal relação se mostrou ainda mais limitada, e nenhuma conclusão acerca desta associação pode ser feita”. Já, no texto, que circula pelas redes sociais informando que o chá verde é anticancerígeno e a vitamina D3 previne o desenvolvimento do câncer, a Nutricionista do INCA afirma, que não existem evidências científicas, que apontem um efeito protetor ao desenvolvimento do câncer, tanto, para o chá verde, quanto, para a vitamina D3: “Contudo, considerando o consumo de bebidas em temperaturas muito quentes, as evidências científicas apontam uma relação entre o consumo de bebidas em temperatura superior a 65ºC, como chimarrão, café e chás, e maior risco para câncer de esôfago. E o uso de suplementos alimentares, como vitaminas, minerais, compostos de ervas ou plantas, não é indicado para a prevenção de câncer. Embora, a população possa associá-los a produtos “naturais” e “seguros”, seu consumo pode levar a efeitos adversos, inclusive o câncer. Uma alimentação variada e colorida baseada em frutas, legumes, verduras, cereais, castanhas, feijões e outras leguminosas é o meio saudável de se obter as vitaminas e minerais necessários ao organismo, além de ser uma importante forma de se proteger contra diversos tipos de câncer”.

Verdades Sobre o Câncer

De acordo com Luciana Maya, hoje o câncer é reconhecido como uma doença de múltiplas causas: “O câncer é causado por interações, entre a susceptibilidade genética e a exposição aos fatores de modo de vida e do ambiente em que vivemos. A alimentação inadequada, inatividade física, excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e exposição a radiações ionizantes e a agentes infecciosos específicos são reconhecidos como importantes determinantes para o surgimento da doença”. Ainda, segundo Luciana Maya, uma célula normal pode sofrer alterações no DNA dos genes: “As células cujo material genético foi alterado passam a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados protooncogenes, que a princípio são inativos, em células normais. Quando ativados, os protooncogenes transformam-se em oncogenes, responsáveis, pela malignização (cancerização) das células normais. Essas células diferentes são denominadas cancerosas. O surgimento do câncer depende da intensidade e duração da exposição das células aos agentes causadores de câncer”. Baseada em informações contidas no site do INCA, Luciana Maya alerta para o alto índice de casos de câncer relacionado ao meio ambiente: “A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. Entende-se por ambiente o meio em geral (água, terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins), o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) e o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida). As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os 'hábitos' e o 'estilo de vida' adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer”. Para finalizar, a nutricionista do Inca, deixa uma dica de prevenção: “O câncer é uma doença prevenível e a melhor forma de reduzir as chances de desenvolver a doença é evitar ou minimizar a exposição aos reconhecidos fatores de risco. Com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, manutenção do peso corporal adequado e a pratica regular de atividade física pode-se prevenir, até um terço, dos casos de câncer”. No site do Inca é possível encontrar diversas informações, inclusive, mitos e verdades sobre alimentação, prevenção e fatores de risco referentes ao câncer.
________________________________________________________________________________

Patrocinador da Notícia

Cuide do seu corpo e da sua saúde. Faça uma avaliação. Apresente esta imagem e confira preços especiais

Nenhum comentário: