quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Meio Ambiente, ainda sobrevive

Por Andréa Morais
A partir de 5 de junho de 1972  o mundo passou a comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi escolhida em um encontro promovido pela ONU - Organização das Nações Unidas. A conferência reuniu 113 países, somados a 250 ONGs - organizações não governamentais. O tema principal a ser discutido era a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência. Passaram-se 39 anos, e a pergunta é: Será que o homem se conscientizou em preservar a diversidade biológica e o meio ambiente, em geral? Acredito, que algumas ONGs tentam e  estão conseguindo conscientizar bastante gente, e o governo e os cidadãos, têm feito a sua parte? Também, vejo muitas campanhas de conscientização, mas o resultado está longe de ser alcançado. Quando é que vamos nos dar conta de que precisamos cuidar do nosso habitat? Está na hora de agir, de arregaçar as mangas e por em prática tudo que aprendemos e que sabemos que deve ser feito. O meio ambiente está pedindo socorro. Não temos mais tempo para pensar. Temos que agir.
Foto do site http://migre.me/51aDv
Precisamos da natureza viva para vivermos 

De acordo com o site Planeta Sustentável , em Berlim,estão trabalhando para colocar em prática o uso da energia solar, em residências e empresas, com a ajuda do Google Earth . O que falta para o Brasil copiar a ideia? A Alemanha anuncia o fechamento de todas as Usinas Nucleares do país,conforme já informei no post anterior: Quem precisa do Meio Ambiente? .  Enquanto, aqui no Brasil anuncia a construção de mais usinas dessa fonte de energia. Não confio na energia nuclear. Mesmo, tendo a garantia dos especialistas, porque, quando ocorre um acidente, o que não é difícil de acontecer, todo o planeta sofre com os males.Para mim, a melhor energia alternativa é a solar.A energia eólica é outra opção, mas tenho um pouco de receio por colocar os pássaros em risco.
Foto do site http://migre.me/51avL
A união faz a força
Quero aproveitar para parabenizar o trabalho das cidades que estão se mobilizando em atividades "verdes". Nesta semana, em que comemoramos a Semana do Meio Ambiente, tivemos várias ações úteis. Em São Pedro D'Aldeia, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou o projeto Pega Óleo, o qual, convoca a comunidade a reciclar o óleo de cozinha. Além de ajudar o meio ambiente, o cidadão é motivado a participar, por conta da distribuição de brindes, para quem faz a reciclagem. Mais informações: http://pegaoleo.com.br/site/ . Em Cabo Frio, a semana foi recheada de programações como: Plantio de mudas, palestras sobre  energia renovável, programa Adequação Ambiental da Propriedade Rural, entre outros. Em Iguaba Grande, também teve comemorações da semana do Meio Ambiente com, plantio de espécies nativas, caminhada ecológica , inauguração do Horto Municipal e Mesa de Debates sobre a Lagoa de Araruama. E você, o que tem feito para participar dessa comemoração? 
Foto do blog http://migre.me/51att
Com atitudes simples, a vida fica muito melhor
Podemos cuidar do nosso Meio Ambiente, com atitudes simples como: Separar o lixo;economizar água, deixando a torneira fechada na hora em que se ensaboa, escova os dentes ou faz a barba;  Reciclar, sempre que possível;trocar o carro pela bicicleta em espaços curtos, se não tiver bicicleta, uma boa caminhada também ajuda, além de contribuir para manter a forma e saúde em dia. Então, está esperando o quê? Participe desse acordo e tome atitudes que ajude o Meio Ambiente a nos manter vivos.

3 comentários:

Janaina Monteiro disse...

Andréa, a questão ambiental vai muito além desses fatores citados. Atualmente estou cursando a MBA em Planejamento e Gestão Ambiental na UVA e em poucas aulas vejo que tenho muito o que aprender. Não basta gritarmos para que os outros sejam "verdes", precisamos cobrar mais leis que proteja o meio ambiente efetivamente e que essas sejam cumpridas. O grande problema é o consumismo exarcebado de toda a sociedade. Temos que conscientizar todos à nossa volta, não por abraçar uma bandeira e sim por necessidade de sobrevivência das próximas gerações. Praticar o desapego já é uma boa dica! Assim tentamos viver com pouco e as indústrias cessam de poluir tanto. Assista ao vídeo "História das Coisas" é muito interessante! Beijos, Jana.

Andréa Morais disse...

Obrigada Jana pelo comentário e pela sugestão do vídeo "História das Coisas". Concordo com você que precisamos cobrar dos governos. Por isso, faço a pergunta: "o que temos feito para preservar a biodiversidade?" no primeiro parágrafo.Mas, também acredito que a conscientização já é um bom passo, porque com atitudes simples podemos ajudar e tomar gosto pela causa, assim, poderemos cobrar. Como poucos se interessam pelo assunto, a cobrança é muito pequena.No meu post anterior, Quem precisa do Meio Ambiente? Informo sobre as atitudes de outros países em busca da redução do CO2, e lembro da importância da escolha de seus representantes políticos.Enfim,precisamos nos conscientizar,que, nós é que precisamos do Meio Ambiente e não o contrário. Gostei da sua observação do consumismo exacerbado.No próximo post vou falar sobre isso. Já que você também gosta do assunto, faça sempre uma visita e leia os outros posts sobre o Tema: http://migre.me/51net Obrigada!!!

Leonardo Lima disse...

Adréa faço curso de meio ambiente e concordo com os assuntos citados pois o nosso bem ideal de vida é o somo meio ambiente onde todos os seres vida da Terra necessitam dele para sobreviver!