quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mais um ano de Feira Forte, que promete ser sucesso

Por Andréa Morais
Este ano a Feira Forte, que sempre é realizada no feriado de Corpus Christi, acontece de 22 a 26 de junho.O ingresso custa R$ 3,00, sendo que menores de 12 anos, deficientes físicos e maiores de 60 anos, não pagam.A feira funciona de quarta a sábado das 14 às 23 horas e no domingo de meio dia às 21 horas.
Foto de Andréa Morais
Autoridades do município e representantes do Comércio fazem a abertura oficial da Feira Forte: Silas Bento, Marquinho Mendes , Walmir Porto, Ana Cláudia Vieira, Adelson Vargas e Jair Francisco Gomes 


Foto de Andréa Morais
São cinco corredores de lojas
A sua oitava edição tem mais de 8000m² cobertos, quase oito vezes mais que o tamanho da primeira edição, em 2004. Eram 100 estandes expostos em 1800m², o varejo ocupava 86 estandes , Ferrauto (feira de automóveis), 8 e a praça de alimentação, 6. A Feira era montada em frente ao Teatro Municipal, na Praia do Forte. Em 2005 a Expo Morar e Construir aderiu ao evento. E no ano seguinte surgiu mais um segmento,a Feira Náutica. Somente em 2007, a Feira Forte mudou-se para o Espaço de Eventos de Cabo Frio, local, em que permanece. Apesar do receio dos expositores, por ter saído do local onde iniciou, um dos principais cartões postais de Cabo Frio.A mudança só rendeu lucros, já que resolveu o problema do estacionamento, tendo 1000 vagas só para o público visitante e 3000m² de espaço coberto. 

Foto de Andréa Morais
Na Praça de Alimentação, assim como nos corredores, o movimento é constante
Economia
A Feira Forte movimenta o comércio do município, na baixa temporada. Atualmente, é considerada a maior feira de varejo e promoções do interior do estado.Os descontos podem chegar a 70%.Nessa edição,são mais de 90 empresas divididas em cinco corredores, somando 220 estandes.O vestuário feminino continua dominando a área, com mais de 20 lojas. A moda masculina ganhou espaço, são 10 expositores. Na parte coberta, várias outras marcas se dividem em moda  praia, fitness, infantil, calçados, bijuterias, jóias, material esportivo, ótica, cosméticos, cama, mesa e banho, saúde e suplementos alimentares, informática, telefonia, sites de compras coletivas,eletrodomésticos, móveis de decoração, material de construção, empresa de segurança e praça de alimentação. Além da área externa, onde ficam os automóveis, as embarcações, as aeronaves e a área de lazer. Segundo José Martins, presidente da ACIA - Associação Comercial Industrial e Turística de Cabo Frio, a intenção para o próximo ano, é colocar todos os expositores na parte coberta. Para isso acontecer, será necessário que, os automóveis, embarcações e aeronaves, cheguem antes de todos, para não atrapalhar os outros expositores, por causa do tamanho do produto. A expectativa do presidente da ACIA é que as negociações superem os 5 milhões de reais.Nos últimos anos, houve um aumento de 10%, do público pagante de um ano para o outro. A expectativa é a mesma, para essa edição. Em 2010, 86 mil pessoas passaram pelo evento. "A nossa preocupação é aumentar o espaço para atender ao visitante", disse José Martins. 
Foto de Andréa Morais
Os representantes do Autogiro no Brasil, os diretores da Ultra Pilot, Alessandro Rocha e Miguel Angelo, ao lado do Diretor da Náutica Búzios, Ernani Possadas
Atrações
Todo ano, a Feira Forte trás novidade para o público.O aumento no espaço, já não é considerado inovação e sim uma necessidade,para dar conta do número de visitantes,que aumenta a cada edição, o que deixa os corredores sempre cheios.Além, dos preços baixos existem outros motivos, para garantir o sucesso do evento.O autogiro, também conhecido como, giroplano ou girocóptero, uma aeronave de fabricação alemã, reconhecida como parte integrante da aviação esportiva é um dos atrativos do evento, nessa edição.Existe ainda, as atrações culturais apresentadas na Praça de Alimentação, em que, a "Prata da Casa", como são chamados os artistas locais dividem espaço.Segundo José Martins, o grupo Ginga Pura aumentará esse elenco, encerrando a Feira no domingo(26) . A presença de Nélson Freitas, também está prevista para o sábado,dia 25.
 Foto de Andréa Morais
Zuleika Crespo, Diretora da Biblioteca Municipal, com um exemplar do Anuário de Cabo Frio, que será sorteado diariamente, no estande
No estande  da Secretaria de Cultura, artistas plásticos da região estarão pintando ao vivo, todos os dias.Haverá também, lançamento de livros, oficina, mostra de filme e sorteio de exemplares do Anuário de Cabo Frio, para quem passar por lá e assinar o livro de presença. 
Foto de Andréa Morais
A primeira novela produzida na região e, também , em uma TV Comunitária , no Brasil
A equipe da telenovela, Cidade Jardim, também está na feira, divulgando o projeto pioneiro na região e vendendo chaveiro, adesivo e camiseta, para ajudar na produção da 1ª novela produzida por uma TV Comunitária no Brasil. Para conferir as atrações, os petiscos, curiosidades e aproveitar os descontos é só escolher o dia. O evento acontece na, Estrada do Perynas, s/nº , atrás da antiga Sendas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Foi meu primeiro ano na feira. Realmente é ótima. O show de encerramento com o Ginga Pura foi demais!

Abs, Débora