sábado, 18 de junho de 2011

Jardim Esperança assiste 1º capítulo de Cidade Jardim, na praça

Por Andréa Morais
Mais uma noite de pré-estreia da telenovela Cidade Jardim. Desta vez, foi no bairro Jardim Esperança, local, onde acontece a maior parte das histórias da novela. A pré-estreia foi exibida ao vivo pela Jovem TV.Na ocasião, aproveitaram, para falar mais uma vez da campanha "Produção Associada", em que, todos podem colaborar com a compra de brindes, que variam de R$5,00 a R$ 1000,00. Mais informações no Blog http://cidadejardim-jovemtv.blogspot.com/ .O evento foi prestigiado pelos moradores do bairro e apresentadores da Jovem TV .
 
Foto de Andréa Morais
O público compareceu à pré-estreia, mesmo com o frio da noite
Foto de Andréa Morais

A Grua (Equipamento de filmagem que proporciona efeito visual cinematográfico) em ação nas gravações de uma cena de Cidade Jardim

"Cidade Jardim", surgiu da junção dos desejos de Edson Dias, um dos criadores da Jovem TV e Guilherme Guaral, que tinham vontade de fazer teledramaturgia na região. A TV, que tem como presidente, Fernando Lebre, também iniciou de um sonho que hoje é realidade. Há três anos, suas produções eram exibidas, somente, para o bairro, Jardim Esperança e desde, 8 de outubro de 2009, está sendo transmitida para toda a cidade de Cabo Frio, pelo canal 8 da Costa do Sol. A previsão é que a estreia da novela seja em maio, com exibições nas segundas, quartas e sextas com capítulos inéditos, e reprises nas terças, quintas e sábados.A equipe técnica é formada , em sua maioria por jovens que já trabalham na Jovem TV, entre eles estão: Thiago Dias e Wanderson Dias, que ajudam no som e na montagem dos equipamentos, além do Everson Dias, que é o Diretor Técnico da novela.. Já Alcimar Costa, cinegrafista, é contratado de uma emissora de TV do canal aberto.Os equipamentos são da LOR Lebre. Segundo Guaral, o projeto tem em torno de 70 pessoas envolvidas: "Estamos aprendendo a jogar,jogando. A ideia é criar uma estrutura, que a médio prazo se torne profissional", completou. Ao abordar o lado econômico; Guaral despertou para o mercado de trabalho que a produção da novela abre fora da cidade do Rio, possibilitando a geração de emprego e renda no interior. "A novela é o primeiro de muitos outros que pretendemos produzir. Queremos fazer da região um pólo de produção na teledramaturgia", idealiza. Guaral teve o desejo de escrever uma novela, ainda menino, aos doze ou treze anos, quando iniciou "Lutar para Vencer". Não sabe onde pode encontrar os escritos, mas do título, nunca esqueceu. A sua experiência, como autor lhe rendeu frutos. Foi indicado, ao Prêmio Mambembe em 95. Em 98 foi vencedor, com o texto "Conversa de Pescador", concorrendo com Maria Clara Machado, Karen Acioly e Rogério Blat. Ao mencionar os nomes dos concorrentes, Guaral mostrou humildade: "Só concorrer com autores como esses, já é um prêmio", afirmou. Como ator, faz participações em novelas da Globo e da Record há 18 anos."Sempre quis fazer uma novela inteira",observou. Diz que a novela foi surgindo, assim que começou a escrever. "As tramas começaram a vir e os personagens aparecerem", explicou. Ele diz estar feliz com o resultado do trabalho e dos atores. Quanto ao público, acredita que as pessoas se sentirão cúmplices e se emocionarão com os personagens."A história é uma homenagem ao Jardim Esperança, representando todas as cidades",adiantou. Finalizou, dando crédito aos atores. "O ímpeto dos atores é que faz a diferença, é o que está garantindo o sucesso deste projeto, que está abrindo espaço para novos profissionais".   De acordo  com Edson Dias, cada capítulo tem dezoito cenas,sendo que, por dia são gravados de quatro a seis, o que resulta, em um capítulo por semana, já que, as gravações acontecem três vezes por semana.
Os diretores Everson Dias, Rodrigo Sena e Guilherme Guaral definem o plano da cena
-Pude perceber o entrosamento da equipe e a alegria de cada um, em fazer parte desse projeto, quando fiz uma participação como atriz. Além do ímpeto dos atores, a que o Guaral se referia.O Fernando Lima (Tuquinha) iria gravar, mas não deu tempo, porque a cena era externa e diurna, sendo assim, precisávam da luz do dia. Mas, mesmo assim, ele apresentou o Tuqinha para a gente. "Ele é um lobo em pele de cordeiro, é extremamente ambicioso e tem um segredo", entregou. A Nayara Gomes (Kitty), também estava lá, mas foi só para acompanhar a gravação. " A Kitty é estudante de jornalismo e é apaixonada pela cultura. Ela vai se tornar uma grande amiga do Edu (Obed Fersof ) e vai ajudá-lo na montagem de um grupo de teatro",declarou. A casa da Rita (personagem que interpreto), na vida real é da Tânia Arrabal (Goretti) e do José Facury (Sidney) por isso, eles também estavam lá." Goreti é evangélica convertida e mãe do protagonista, ela é uma mulher que tem um mistério na vida e se dedica para realização do seu filho", disse sua intérprete. Já o Sidney é apresentado pelo Facury. "Ele é uma pessoa estressada e tem fé no Divino para resolver os problemas do dia a dia. Fazê-lo é um desafio, porque ele é o oposto de mim", concluiu. Miliane Bodnarasec (Rose), foi acompanhar seu marido, Fabrício Bittencourt (Jarbas) e não escapou da apresentação: " A Rose é diretora da escola, tem uma filha, e ajuda e incentiva ao Edu na realização do sonho dele de montar um grupo de teatro, ela quer levar o projeto para escola", assegurou. Jarbas forma uma dupla com (Sarita) Manuela de Lellis. Fabrício defende seu personagem: "Jarbas é um jornalista, um cara bacana, que tem um bom faro para o jornalismo, mas tem uma ambição natural para alcançar o sucesso profissional".Sua colega de profissão, na ficção, Manuela de Lellis fala de Sarita: "Ela é uma fotógrafa apaixonada pela profissão. É moderna, jovem, descolada e antenada para conseguir os furos de reportagem, junto com seu parceiro, Jarbas"
 
Foto de Andréa Morais
Abertura da novela
 
O primeiro capítulo foi bem aceito pelo público. A dona de casa Léa Correia de 65 anos, moradora do bairro, São Cristóvão, fez figuração na primeira cena da novela. Disse estar chateada, por não ter sido lembrada para fazer outras figurações."Eu adorei a novela e quero participar mais",declarou. 
O ator Max Magalhães faz junto com Daniella Pires as cenas da abertura da novela. Mas, de acordo com  ele, fará parte do elenco, dando vida ao Raulzito,o rapaz que irá atrapalhar o relacionamento do Edu (Obed Fersof) com Dalila (Lorena Brites). Enquanto as cenas de Max  não são gravadas, quem atraiu a atenção do público foi a secretária Estela (Cláudia Mury), que arrancou gargalhadas dos presentes, com suas aparições. Cláudia é formada em Artes Cênicas, no Rio de Janeiro, pela Escola de Teatro e Música Dirceu de Mattos. Apesar, de já ter feito mais de 20 peças de Teatro, é a sua primeira experiência na TV. "Eu estou amando. No começo tive muita dificuldade, mas estamos chegando lá. Era um sonho fazer novela, agora, só falta o cinema",concluiu. Já O deputado Peixoto(Mauro Silveira) é um político sem ética. "É uma personagem corriqueira na política brasileira",disse o ator.Ainda, falando do deputado, Mauro faz uma reflexão sobre os eleitores da vida real."As pessoas têm essa visão do político. O que é uma loucura, porque nós é que elegemos nossos representantes",salientou.Apesar da participação dos atores, João Faria (Miguel) e Alexandre Jr (Gustavo) ter sido muito rápida, deu para perceber que os meninos têm futuro. Os dois são filhos de Rita com o deputado Peixoto. Alexandre Jr., também é apresentador do programa Radikal Kids, onde faz entrevistas e dá dicas de jogos de video game , na própria Jovem TV.
A gargalhada foi ouvida em vários momentos. No final todos aplaudiram e pediram bis. Os envolvidos com a telenovela ficaram satisfeitos com a alegria de todos.
Além do canal 8 da Costa do Sol, será possível assistir os capítulos da telenovela pela internet: jovemtv e aqui no blog em:CULTURA todas as notícias e informações dos personagens e da trama de Cidade Jardim

Nenhum comentário: