sexta-feira, 10 de maio de 2019

Segunda Força Tarefa para Revitalização da Lagoa de Araruama Reúne Órgãos Estaduais, Federais e Municipais



A 2ª Reunião de Força Tarefa para Recuperação da Lagoa de Araruama aconteceu na Prefeitura de Arraial do Cabo, no dia 8 de maio com a presença dos Prefeitos de Arraial do Cabo, Renato Viana, de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho e de Cabo Frio, Adriano Moreno. Os municípios de Iguaba Grande e Araruama foram representados pelos seus Secretários de Meio Ambiente, Paulo da Cunha e Cláudio Barreto, respectivamente.


Ainda acompanharam o Fórum os Procuradores dos Ministérios Público Federal e Estadual; Representantes da Secretaria de Estado; do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ); do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João (CBHLSJ); do Grupo “Aliança: Força do Querer” das Concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba , da AGENERSA (Agencia Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro); e do INEA ( Instituto Estadual do Ambiente)

A reunião iniciou ás 11h, com uma retrospectiva do que aconteceu no último Fórum, em Iguaba Grande, no dia 26 de fevereiro.  Francisco Neto, Coordenador da Câmara Técnica de Pesca do  Comitê e Representante do Grupo “Aliança: Força do Querer” apresentou os locais que precisam de atenção e execução de um plano de trabalho para revitalização da Lagoa de Araruama, com levantamento de dados, imagens e avaliação local. Entre essas ações estão: a manutenção das redes pluviais, o apórtico de água doce, os rios e canais de macro canais de drenagem; estudo de drenagem; implantação das redes separativas; modernização das ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto); transposição dos efluentes e pela quantidade de lixo encontrada nas redes acredita na necessidade de um plano de coleta de lixo; além de uma ação de conscientização para a importância das redes de esgoto, nos imóveis. 
 
A dragagem foi um dos pontos, que levantou muitos questionamentos. O INEA (Instituto Estadual do Ambiente) informou sobre a licença concedida para a dragagem e que a primeira parte será custeada pelo Órgão. Outros assuntos relacionados à revitalização da Lagoa de Araruama, como, rede separativa, tempo seco, taxas de serviços e revisão quinquenal foram debatidos. (Se a imagem e o áudio estiver bom, pode deixar a imagem seguir com o áudio da parte que o procurador fala dos lucros da concessionária e da situação de crise do governo e segue com a sonora do procurador).

O Presidente da Prolagos, Sérgio Braga falou sobre o andamento do estudo hidrodinâmico da Lagoa de Araruama, que foi apresentado na primeira Reunião, que está sendo realizado pelo COPPE (O Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da UFRJ) e se colocou a disposição para efetuar as ações solicitadas.

Também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre os municípios, criando uma guarda específica para fiscalizar a Lagoa de Araruama, em questões de saneamento, pesca e qualquer intervenção, que venha acontecer na Lagoa. Elaborado pelo CILSJ e desenvolvido pela Câmara Técnica de Pesca e Aquicultura do CBHLSJ.

No município de Araruama, que é de responsabilidade da Concessionária Águas de Juturnaíba, De acordo com o Superintendente, Carlos Gontijo, 75% do esgotamento sanitário da cidade estão concluídos.

Após a argumentação do Prefeito de São Pedro, Cláudio Chumbinho, ficou definido que no dia 24 de junho será feita a assinatura do TAC pra estabelecer as prioridades que devem ser apresentadas e executadas pra que esta revitalização, realmente aconteça.

Nenhum comentário: