quarta-feira, 8 de maio de 2019

Grupo "Aliança Força do Querer" entrega Projeto à Prolagos



Estudo de impacto ambiental para abertura de um novo canal para renovação da água da Laguna é um dos objetivos.

Na manhã do dia, 6 de maio, um grupo de pescadores “Aliança: Força do Querer” se concentraram no Porto da Aldeia, na Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, antes de irem para a sede da Prolagos. Onde, aproximadamente, 40 pescadores, representando os cinco municípios que cercam a Lagoa de Araruama: Arraial do Cabo, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Iguaba Grande foram recebidos pela Diretoria da Prolagos, (Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto) incluindo o Presidente, Sérgio Braga, para apresentarem o Projeto "Força do Querer".

Segundo o Presidente da Associação de Pescadores da Praia da Pitória, Francisco Neto, mais conhecido por “Chico Pescador” o Projeto tem a intenção de ajudar a manter a Lagoa e sua margem limpas, tendo uma ajuda financeira da Concessionária, até o Período do Defeso, entre outras solicitações.

Os pescadores encontram no Projeto, uma maneira de manter a classe viva. A poluição está extinguindo o pescado e os crustáceos da laguna, de acordo com Joel Dias, pescador de Monte Alto, Arraial do Cabo. Mas, como a esperança é a última que morre Pablo Santos, da Praia do Siqueira, Cabo Frio, acredita, que o Projeto será bem aceito. Segundo Maciel de Andrade, Presidente da Colônia Z-05, Arraial do Cabo; para os pescadores de Monte Alto, Pernambuca, Figueira e Caiçara esta ação é positiva , porém, as necessidades são muitas. Já, o Presidente da Z-29, de Iguaba Grande, Cícero Vanderlei esta iniciativa é uma maneira de ressarcir os pescadores por estes meses de crise, devido a situação que se encontra a Lagoa. Para Amarildo Gomes, pescador de Araruama, a união dos pescadores é importante, para alcançarem êxito na revitalização da Lagoa de Araruama. Nadrijane Santos, representante da Colônia de Pescadores Z-28 de Araruama,  aproveitou o momento, para parabenizar a união da classe. 

A reunião começou com o Presidente da Prolagos, Sérgio Braga e sua Diretoria, prestando conta das ações, que já estão em fase de iniciação e de outras que irão iniciar nas Estações de Tratamento (ETES), redes separativas e coletoras de esgoto da Região dos Lagos. 

O Gerente Operacional da Prolagos, Mário Márcio falou das operações de coleta e tratamento de esgoto, que a Concessionária está realizando e sobre a rede separativa e os benefícios, para a Lagoa.Os pescadores sugeriram e contestaram algumas ações da Concessionária.  

E  O Presidente da Associação de Pescadores de São Pedro da Aldeia, Francisco Neto, leu o Projeto “Força do Querer”, antes de entregar o documento ao Presidente da Concessionária. Projeto, que tem o objetivo de tirar o pescador da crise social, em que estão vivendo, por conta da poluição da Lagoa de Araruama; além de solicitar algumas ações emergenciais de recuperação ambiental da Lagoa e de sua margem, para melhoria do comércio local e da classe hoteleira.  

Sérgio Braga, Presidente da Prolagos, acha importante receber sugestões, para que a empresa possa evoluir com os serviços prestados á população. Quanto ao Projeto, Sérgio Braga prefere avaliar, antes de dar uma resposta.

Nenhum comentário: