sexta-feira, 31 de maio de 2019

MPF e INEA avaliam Marnel Perynas para devolver área para Lagoa de Araruama


O Movimento "Aliança: Força do Querer" é incansável em buscar melhorias para a Lagoa de Araruama. Esse grupo formado por Pescadores de Associações e Colônias, dos cinco municípios, que cercam a Lagoa de Araruama têm o reforço de seus familiares para garantir a vida da Lagoa de Araruama. Uma das maiores do mundo em hipersalinidade e um dos maiores bens naturais da Região dos Lagos; Além de ser  a única fonte de renda dessa classe. E, ainda é um ponto turístico de muito valor comercial para as cinco cidades, que dependem dela.

O movimento "Aliança: Força do Querer" está solicitando ao MPF( Ministério Público Federal) que está acompanhado do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), para que seja retirado 8km de extensão de aterro que está impedindo a passagem de água para Lagoa de Araruama.

As Salinas da Lagoa de Araruama estavam entre as maiores produtoras de sal do País, nas décadas de 40 e 50. A Salina Perynas foi a primeira a ser construída na Região, em 1823. Cerca de 120 salinas ocupavam, aproximadamente, 19 milhões de metros quadrados, entre Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Araruama. O Marnel é o nome dado ao local, em que a água era cercada e mantida exposta ao sol, para acontecer a cristalização do cloreto de sódio, naturalmente, e dali era retirado milhares de quilos de sal.

Além, da rerirada desse aterramento de 8 km de extensão do Marnel Perynas, os pescadores, também, solicitam a abertura da Ilha dos Macacos.

Baseado no artigo 2 da Deliberação CECA 442, de 24 de novembro de 1983. O MPF buscará meios para que a área seja devolvida á Lagoa de Araruama.

Após o relatório do INEA será dado início a devolução da área. A visita chamou a atenção do lixo encontrado no local e ainda do despejo, aparentemente, irregular, às margens da Lagoa.

Nenhum comentário: