quarta-feira, 8 de maio de 2019

Grupo de Pescadores entregam Projeto à Prolagos



Estudo de impacto ambiental para abertura de um novo canal para renovação da água da Laguna é um dos objetivos

Pescadores limpam os barcos, enquanto não conseguem pescar

Texto e fotos: Andréa Morais
Na manhã do dia, 6 de maio, um grupo de pescadores “Aliança: Força do Querer” se concentraram no Porto da Aldeia, na Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, antes de irem para a sede da Prolagos. Onde, aproximadamente, 40 pescadores, representando os cinco municípios que cercam a Lagoa de Araruama: Arraial do Cabo, Araruama, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio e Iguaba Grande foram recebidos pela Diretoria da Prolagos, (Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto) incluindo o Presidente, Sérgio Braga, para apresentarem o Projeto "Força do Querer".


Pescadores se reúnem antes de irem para Prolagos
Segundo o Presidente da Associação de Pescadores da Praia da Pitória, Francisco Neto, mais conhecido por “Chico Pescador” o Projeto tem a intenção de ajudar a manter a Lagoa e sua margem limpas, tendo uma ajuda financeira da Concessionária, até o Período do Defeso, entre outras solicitações: Estamos reunidos com os representantes de cada comunidade para encaminhar um Projeto à Prolagos pra tirar a classe da situação crítica que se encontra, hoje, em contrapartida iremos fazer um mutirão de limpeza da Lagoa se mantendo de forma regular e conscientizar as pessoas de não jogar o lixo dentro da Lagoa. E, também, a recuperação ambiental da Praia do Siqueira; a recuperação ambiental do Rio Regamé, na Foz; não jogar mais esgotos dentro dos rios e macrodrenagem e a realização de um estudo de impacto ambiental para abertura de um novo canal para a renovação da água da Lagoa”, informou Chico Pescador.


Sérgio Braga, Presidente da Prolagos confere o Projeto "Força do Querer"
Os pescadores encontram no Projeto, uma maneira de manter a classe viva, como conta, Aroldo Pinheiro, Presidente da Colônia de São Pedro Z-16: “É mais uma tentativa de tentar salvar a Laguna de Araruama e dar uma condição melhor à classe, pra que possa exercer sua atividade, com dignidade, como sempre aconteceu. Temos que preservar a Laguna e a classe, que está, praticamente, extinta, ressaltou Aroldo.

Pescadores preparam os barcos para irem em busca do pescado
A poluição está extinguindo o pescado e os crustáceos da laguna, de acordo com Joel Dias, pescador de Monte Alto, Arraial do Cabo: “Nós, de Monte Alto somos impactados com o esgoto que vem de Arraial do Cabo. Nós tínhamos carangueijo, siri e camarão. Hoje, temos poucas Tainhas, Perumbebas e Carapebas, não dá pra suprir as necessidades dos pescadores. Nós temos que imigrar para outra atividade e fica difícil, porque só sabemos pescar. Está difícil a nossa sobrevivência. Precisamos que seja realizado um projeto para nos atender e permitir que a nossa classe permaneça viva. Fui informado, que um emissário submarino solucionaria o problema. Então, precisamos sair do papel e partir para as ações com urgência”, suplicou o pescador. 

Na reunião, os pescadores apresentaram suas sugestões e problemas vividos
Mas, como a esperança é a última que morre Pablo Santos, da Praia do Siqueira, Cabo Frio, acredita, que o Projeto será bem aceito: “A nossa expectativa é muito positiva. É preciso, antes de tudo a conscientização de que esse projeto irá trazer uma renda pro pescador, que está há seis meses sem ter o que pescar. Esse Projeto vai ajudar muito aos pescadores que estão em estado de emergência”, explanou Pablo.

Pescadores dos cinco municípios se unem no Grupo "Aliança:Força do Querer"

Segundo Maciel de Andrade, Presidente da Colônia Z-05, Arraial do Cabo; para os pescadores de Monte Alto, Pernambuca, Figueira e Caiçara esta ação é positiva , porém, temos muitas necessidades, além de o pescador não está conseguindo pescar devido a poluição da Lagoa; nós também,  precisamos de infra-estrutura, porque Figueira e Monte Alto, não têm deck, galpão, banca de filetagem, o que prejudica o trabalho do pescador, ressaltou Maciel.

Os pescadores contam com a colaboração das Concessionárias, para passarem por este momento de crise, por causa da poluição da Lagoa de Araruama 


Já, o Presidente da Z-29, de Iguaba Grande, Cícero Vanderlei esta iniciativa é uma maneira de ressarcir os pescadores por estes meses de crise, devido a situação que se encontra a Lagoa.

A união de todos pela mesma causa : Revitalização da Lagoa de Araruama
Para Amarildo Gomes, pescador de Araruama, a união dos pescadores é importante, para alcançarem êxito na revitalização da Lagoa de Araruama: “A gente está cansado de lançar a rede e não trazer nada. Estamos unidos em uma causa só, pra gente o importante é  manter a Lagoa limpa; mais nada, alertou Amarildo.

Nadrijane lembra da importância de continuar o trabalho para manter o sustento da família
Nadrijane Santos, representante da Colônia de Pescadores Z-28 de Araruama,  aproveitou o momento, para parabenizar a união da classe: “Agora estou vendo que o pescador está envolvido com o patrimônio que é dele. Quero parabenizar a cada um presente. A luta é grande, mas o trabalho em equipe é o que vai garantir o sucesso. Vamos brigar com consciência,  porque temos a nossa família esperando o pão de cada dia. E precisamos continuar trabalhando pra poder levar o alimento pra eles, lembrou Nadrijane.

Pescadores ouvem o Presidente da Prolagos, Sérgio Braga prestar contas sobre os serviços prestados
A reunião começou com o Presidente da Prolagos, Sérgio Braga e sua Diretoria, prestando conta das ações, que já estão em fase de iniciação e de outras que irão iniciar nas Estações de Tratamento (ETES), redes separativas e coletoras de esgoto da Região dos Lagos. O Gerente Operacional da Prolagos, Mário Márcio falou das operações de coleta e tratamento de esgoto, que a Concessionária está realizando:Hoje,  o sistema de coleta e tratamento que compõe a  concessão da Prolagos é identificado por sete ETEs (Estação de Tratamento de Esgoto) distribuídas ao longo dos cinco municípios  e 77 elevatórias que faz a transposição deste esgoto para serem tratados nessas estações . Existe contextos de trechos que são contemplados de rede separativa em alguns municípios, como, Búzios e Cabo Frio; O restante é capitado a tempo seco. Que nada mais é, do que uma rede unitária captada ao final dela antes da chegada no corpo receptor, por uma parede vertedora ou comportas vertedoras automatizadas, que barram esse esgoto coletado nas redes unitárias e transporta pelas elevatórias para as ETEs”, relatou Mário.
Vários questionamentos foram explanados pelos pescadores e respondidos pela empresa
O Gerente Operacional falou, ainda, sobre a rede separativa e os benefícios, para a Lagoa: “O caminho que está sendo conduzido pelo Consórcio e  Concessionárias é para evolução da rede separativa, que será identificada e separada, na frente dos imóveis, fazendo a coleta exclusivamente do esgoto e não mais na rede unitária  junto com a drenagem. O que vai facilitar, porque a demanda que vem da drenagem que está composta por lixo e por outros resíduos que não seja esgoto vão ficar separados nessa rede de drenagem de coleta separativa, que vai coletar , exclusivamente, o esgoto e melhorará muito a qualidade  do que vai sair no final, na Lagoa. Com a evolução das redes separativas, os cinturões serão um complemento das redes principais, para fazer com que as redes separativas operem da melhor forma possível.


Projeto "Força do Querer" é lido antes de ser entregue ao presidente da Prolagos
Os pescadores sugeriram e contestaram algumas ações da Concessionária.  E  O Presidente da Associação de Pescadores de São Pedro da Aldeia, Francisco Neto, leu o Projeto “Força do Querer”, antes de entregar o documento ao Presidente da Concessionária. Projeto, que tem o objetivo de tirar o pescador da crise social, em que estão vivendo, por conta da poluição da Lagoa de Araruama; além de solicitar algumas ações emergenciais de recuperação ambiental da Lagoa e de sua margem, para melhoria do comércio local e da classe hoteleira.  Sérgio Braga, Presidente da Prolagos, acha importante receber sugestões, para que a empresa possa evoluir com os serviços prestados á população: “Para nós é muito importante, por que a Prolagos se alimenta das informações que a sociedade organizada tem, para direcionar o seu planejamento. Identificar pontos de fragilidades no cinturão da Lagoa, que precisam ser avaliados. E o que for da Prefeitura eu me disponho a conversar com os Prefeitos, para que em um menor prazo possível possa responder”, explicou o Presidente da Prolagos.
Sérgio Braga assina o recebimento do Projeto
Quanto ao Projeto, Sérgio Braga prefere avaliar, antes de dar uma resposta: “Eu não tinha conhecimento desta iniciativa, de uma contratação de pescadores, para realizarem a limpeza da coleta de lixo. Já temos um serviço social, inclusive com os pescadores, que recebem uma bolsa no período do defeso. Como estou recebendo, agora, não posso assumir nenhum compromisso sem uma avaliação mais profunda”, respondeu.



Nenhum comentário: