terça-feira, 12 de julho de 2011

Torneio de Pesca Esportiva, em Iguaba Grande atrai pescadores de várias cidades

Por Andréa Morais
O VI Torneio de Pesca Desembarcada, em Iguaba Grande, reuniu noventa e seis pescadores, no último sábado. Eram cinquenta raias distribuídas na areia da Laguna de Araruama, desde o trecho, em frente à Capela Nossa Senhora da Conceição até o Banco do Brasil.  Mas, somente, quarenta e oito estavam ocupadas por suas duplas.O motivo, foi a falta de oito participantes inscritos. De acordo com o Sub-secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Leandro Coutinho, quatro foram substituídos por duplas que aguardavam na fila de reserva, e estavam no local. "Não deu tempo para ligar para outros que aguardavam, em casa". As inscrições foram feitas na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Iguaba Grande e em outros dois estabelecimento comerciais do município. Era preciso levar 4 Kg. de alimento não perecível para efetuar a inscrição da dupla.Esses alimentos, assim, como os peixes serão distribuídos em uma Entidade Filantrópica da Cidade.

Foto de Andréa Morais
O Torneio reuni amigos e familiares


A premiação será dada ao pescador que capturar a maior Perumbeba e as três duplas, que obtiverem a maior pontuação, de acordo com as regras estipuladas pela organização, repassada para cada concorrente. De acordo com a Secretária de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Marluci Souza Silva, os prêmio são: troféus, molinetes e varas de pesca; todos doados pela Pro Lagos. Haverá também, uma premiação surpresa para o azarão.
Foto de Andréa Morais
Marluci Souza Silva e Leandro Coutinho, responsáveis pelo evento
Às 16h. os fogos anunciaram o início do Torneio, com a fiscalização de oito fiscais. Fábio Luis do Vales Pereira, pescador é fiscal em todos os torneios: "A fiscalização é para saber se o competidor está, realmente pescando na hora ou trouxe peixe de outra pescaria". Informou, ainda, que esse será o último ano como fiscal, porque, no próximo, quer ser um dos participantes.Fabiano Lagen é Guarda Municipal Ambiental e fiscaliza o torneio pela segunda vez. Além, das observações do Fábio Luis,  Fabiano diz fiscalizar o tamanho do peixe: "Existe uma medida mínima para valer pontuação; menor de 15 cm. deve ser devolvido para Laguna",informou.O Coordenador de Pesca, Thiago Dutra, complementou o trabalho do fiscal no torneio:"Fiscalizamos as duplas, para não permitir fugir às regras, como, uma dupla não passar para a outra a sua pesca, na intenção de ajudar o colega à vencer".

Foto de Andréa Morais
Com a ajuda de uma régua de 30cm. os fiscais mediam os peixes 
Cada espécie tem uma pontuação diferente, e no caso da Perumbeba, o tamanho, também influencia na pontuação. Marco Araújo, pescador há 26 anos era um dos mais animados."A pesca é uma coisa maravilhosa. Só não recomendo para todo mundo pescar, para não acabar o peixe",brincou. É a segunda vez que participa do Torneio: "Fiquei com 40 pontos da outra vez. Espero que todo mundo tenha vindo para se divertir , porque eu vim para ganhar",continuou. O seu companheiro, André Luiz, militar, que também participa pela segunda vez, é a primeira que faz dupla com Marco."A minha dupla está de serviço e a do Marco está trabalhando"
Foto de Andréa Morais
Marco Araújo, já com a camisa do evento, usou a bicicleta para carregar todo o equipamento de pesca, que vai utilizar na companhia de André Luiz
O comerciante, Otávio José de Almeida  e Roberto Ramiro, auxiliar de serviços gerais, participam desde a primeira edição."Para mim é a melhor coisa que tem para fazer depois do estresse do serviço. Uma vez por semana eu saio para pescar",disse Otávio, que teve suas palavras apoiadas por Roberto.
Foto de Andréa Morais
Otávio e Roberto, a dupla participa desde a primeira edição
O padeiro, Thiago de Oliveira Miranda participa pela primeira vez  do torneio, e tem seu lema: "Se tiver com vontade de comer peixe, vai na pescaria, mas, se quiser desestressar, vai pescar",sugeriu. No início da competição estava um pouco desanimado:"Estou só engordando os peixes,mais tarde eu pesco".Ele  fez dupla com o vendedor Jéferson Cardoso da Silva: "Sempre curti a pesca de molinete". E como a maioria dos competidores, disse que seria campeão.
Foto de Andréa Morais
Thiago comemora ao lado de Jéferson a corvina que pescaram
O Técnico em Contabilidade, José Paulo da Costa, só não participou de uma edição, porque teve que viajar. "No nosso primeiro torneio, a quantidade de peixe era maior. É preciso ter consciência, para não haver pesca predatória, e permitir o círculo natural do peixe,assim, poderemos brincar mais com a pesca de linha", lembrou. Nessa edição a sua dupla foi Luiz Carlos de Oliveira, pescador, que diz orgulhoso, ter participado das seis edições. E como é regra no torneio, devolveu uma corvina, para a água por ser menor de 15cm.
Foto de Andréa Morais
José Paulo fala sobre a conscientização, na pesca
Segundo Leandro Coutinho o Torneio foi criado por causa das condições de pesca da Laguna , que melhorou muito nos últimos anos: "Essa pesca de linha, não existia, porque a Laguna  não tinha condições. Depois da recuperação incentivou esse tipo de pesca", disse. Todos os competidores receberam uma camiseta do evento, e cada dupla, um saco plástico com o número da raia, para guardar a pesca , junto com uma varinha de 15cm. para medir o tamanho do peixe, que seria devolvido para água, caso não alcançasse o tamanho permitido para a pontuação.
Foto de Andréa Morais
Luiz Carlos devolve para água a corvina com tamanho inferior a 15cm.
No primeiro torneio, o total da pescaria atingiu 50 kilos de peixe. A maior Perumbeba tinha 43cm. com 1k.600gr. pescada por Raul Duarte, taxista, morador da Vila da Penha, RJ e veranista na cidade. "Esse ano , eu quero que o meu parceiro seja o vencedor do maior peixe e a minha dupla seja a vencedora", confidenciou . Paulo Roberto, militar reformado falou sobre o prazer da pesca para ele: "O prazer da pesca é o mesmo de quando você colhe uma salsinha na horta",comparou. Duarte sentenciou: "A pesca esportiva, ainda é o melhor esporte que existe". Larissa Aguiar,  12 anos, estudante acompanha o avô, paulo Roberto, sempre que pode."Família que pesca unida permanece unida",sentenciou Duarte.
Foto de Andréa Morais
Paulo Roberto, Larissa e Duarte levaram o troféu conquistado no primeiro torneio
As mulheres, também, participaram do evento. Lia Melin  fez dupla com sua irmã Érica Melin, as duas são aposentadas e sempre pescam, em Iguaba. De acordo com Lia, a maré estava boa para peixe: "Hoje está bom. Com ondinha é mais fácil, porque, ela parada os peixes não vêm", explicou. Quanto a premiação, ambas querem ganhar, e Érica lembra que na família tem campeã:"Vamos ver se esse ano sai o 1º lugar. A minha irmã Silvia Melin, já foi campeã",informou.
Foto de Andréa Morais
Érica prepara os anzóis, colocando o camarão como isca
A fisioterapeuta, moradora da cidade, Isabelle Gouveia  trouxe o namorado Thiago Cadeiras de Carvalho, estudante de direito, morador de Olaria-RJ, para participar do torneio. Nesse caso, foi ela quem ensinou ele a pescar."Meu pai, Maciel Vicente, já ganhou em outra edição e me ensinou a gostar de pescar. Eu fisguei  o Thiago pela pescaria e pela comida", concluiu. Thiago concordou: "Ela, também cozinha muito bem".
Foto de Andréa Morais
Isabelle e Thiago aproveitam para namorar,enquanto o peixe não é fisgado
Elisandra Canellas, turismóloga  faz dupla em todas as edições, com seu pai, Edésio Canellas, vereador da cidade."Da última vez, só eu pesquei dois peixes, para salvar a dupla",confessou Elisandra. E olha, que ela  pesca de luva, para não sujar a mão. Edésio diz que nunca ganhou: "Tenho barco de pesca  e pesco desde que me entendo por gente".
Foto de Andréa Morais
Elisandra e Edésio mostram os peixes que cada um pescou
A família, realmente marcou presença no torneio.Seja, em dupla de irmãs, de pai e filha, de neta acompanhando ou ainda, em dupla de pai e filho com a companhia da mulher e mãe. Wilson Cardoso Haydt Filho, Willian Wallace Cardoso Haydt, contaram com a companhia de Jaçary Santana Haydt , mais uma vez. Willian foi o vencedor do ano retrasado da maior Perumbeba. E até ás 18:35 estava garantindo o título, novamente,com um peixe da espécie, medindo 29,5cm.
Foto de Andréa Morais
Família Haydt exibe a  maior Perumbeba pescada até às 18h. 35min.
A alegria de William Haydt durou apenas 10 minut.O funcionário público, Luiz Guerra, dono do troféu do ano anterior, ficou super feliz, quando soube que havia pescado a maior Perumbeba até o momento. Assim, ele estaria garantindo o bi-campeonato. Meio centímetro era a diferença, que fazia Luiz o vencedor da noite, até então." Tomara que eu garanta mais um troféu para estante. Aí, vou ter que fazer uma estante para o troféu", comemorou antecipadamente.Marcos Antônio Gomes do Nascimento, micro empresário, fazia dupla com Luiz ."O peixe é uma consequência. Enquanto a gente se preocupa se a vara vai tremer, os outros problemas são esquecidos",falou Marcos.
Foto de Andréa Morais
Luiz Guerra torce para ganhar mais um troféu da maior Perumbeba no Torneio 
Além de peixes e muitas algas, chamadas de macarrão,pelos competidores, um Siri foi pescado por Jorge Costa Rodrigues que garantiu oito pontos para a dupla montada com Marcos Melin. Pescar um siri com anzol é muita sorte, não? Parece até história de pescador, eu só acreditei, porque estava na hora que ele pescou.
Foto de Andréa Morais
O siri somou 8 pontos para a dupla, Jorge Costa e Marcos Melin
Moradores de outras cidades são atraídos pelo prazer de pescar. É o caso de Aldemar Leonídio Neto, motorista e Gélson Costa Claro, taxista, moradores de São Pedro D'Aldeia. Os dois costumam pescar embarcados, na Iha do Papagaio, em Cabo Frio. Essa é a primeira vez que participam do torneio. "A expectativa é a melhor possível",disse Neto.

Foto de Andréa Morais
A dupla, Luiz Cláudio e Paulo Sérgio formada na hora
Luiz Cláudio, Técnico de Suprimentos da Petrobrás, morador de Madureira e Paulo Sérgio , montador de forros e divisórias, morador de Duque de Caxias, formaram a dupla na hora, porque os dois tiveram os companheiros ausentes. E foram apresentados pelos seus colegas de pescaria, que vieram do Rio. Luiz Cláudio soube do evento pelo site do Guia Pesca de PraiaÉ a primeira vez que participam: "A expectativa é brincar , porque o importante é estar jogando a linha na água. Além de fazer amizades e interagir com os colegas",expressou Luiz. Para Paulo Sérgio, a pescaria está no sangue:"Durmo pensando no peixe e acordo pensando nele",confidenciou. Quase no final do torneio, Luiz Cláudio fez uma sugestão para o próximo ano: "Os organizadores tinham que excluir as raias que tem pedra, porque a gente perde muito material",solicitou.Ao mencionar o pedido de Luiz Cláudio para o organizador, Leandro Coutinho, ele informou, que as reclamações são dos dois lados: "O pescador da areia acha que na pedra dá mais peixe e o da pedra, quer ir para areia".
Foto de Andréa Morais
Eliane da Silva fez companhia ao marido Carlos Alberto e ao amigo Mário Roberto 
Mário Roberto, bombeiro hidráulico, morador de Duque de Caxias e Carlos Alberto, taxista de Macaé, participam do evento pela segunda vez. A  lanterna de Led na cabeça, ajuda Mário a enxergar durante a noite. A isca utilizada pela dupla, mantida viva, por uma bomba igual as utilizadas em aquário, era o corrupto, um crustáceo, que parece um verme, ele é encontrado em areia vermelha, na maré baixa, e para pegá-lo é preciso ter uma bomba de sucção, parecida com a utilizada nos barcos, para retirar a água.
Foto de Andréa Morais
A dupla utilizou  o corrupto vivo, como isca para atrair os peixes. 
Com todo esse aparato é fácil notar que eles são apaixonados por pesca."Participamos de torneios em todo o estado do Rio. Soube desse, pela Coluna do Pescador, do Jornal O Dia.Somos apaixonados pela pesca",disse Mário. A professora, Eliane da Silva Corrêa, casada com Carlos Alberto, completa: "Acho, que eles abandonam as mulheres, mas não abandonam a pesca". Carlos Alberto responde:"É uma fuga do meu trabalho, onde eu tiro todo o meu estresse. Eu gosto de trazê-la sempre, mas ela não aguenta o frio", entregou.
Foto de Andréa Morais
Além do camarão, do corrupto e do tatuí, Ciro David utilizou o sarnambí, como isca
O autônomo, Ciro David Ramirez  de Niterói pesca a mais de 40 anos. Essa é a primeira vez que participa do torneio. Soube do evento pelo amigo Carlos Alberto, que trouxe uma das iscas que ele utilizou para atrair os peixes.Além do corrupto, Ciro, e o divulgador, Jorge Cosme de Santana trouxeram camarão, tatuí e sarnambí, um molusco encontrado na areia, como o tatuí e o corrupto. O sarnambí, também precisa de uma bomba de sucção para pegá-lo.Só é utilizado, o que se encontra dentro da concha. Ciro, ainda me explica, que para manter a isca no anzol, é preciso amarrá-la com elastricô, uma linha elástica transparente, que mantém a isca presa. Assim, dá para entender por que todos dizem, que a pescaria desestressa, realmente, não dá para pensar em mais nada."Para mim é um lazer, super desestressante.Tá nervoso? Vai pescar. É o meu lema",completou Ciro. Jorge revela o segredo  para uma boa pescaria: "Ter vontade de gostar de pescar",entregou.
Foto de Andréa Morais
A dupla exibe o peixe fisgado pela variedade de isca utilizada
O autônomo André Luiz Jório da Cunha e o comerciante Carlos Roberto de Oliveira Silva, moradores de Duque de Caxias, foram os vencedores do torneio do ano passado, com mais pontos somados, estavam contabilizando os pontos, a cada peixe pescado. Eles foram inscritos pelo amigo Carlos Alberto, morador de Macaé, que está participando com o Mário Roberto. No ano passado, também foram inscritos pelo amigo."Esse é o segundo ano que participo, porque acho o campeonato bem organizado", elogiou Carlos Roberto.Eles acreditam que utilizar um bom equipamento, uma boa isca e ter sorte, são os segredos para uma boa pescaria."Para vencer nesse tipo de pescaria, o importante é ter sorte, porque depende do local que você é sorteado", declarou André.Carlos Roberto foi introduzido na pescaria por André: "Quando ele começou a namorar a minha irmã, há 23 anos",confidenciou Carlos. Como, os outros moradores de Duque de Caxias, eles voltaram, para casa, assim que terminou o torneio, às 22h. Esse ano, o torneio totalizou 25 kg. de peixe, doados para Associação de Pequenos Produtores Rurais de Iguaba Grande.
Foto de Andréa Morais
André e Carlos Roberto vibravam, a cada ponto somado, com o peixe pescado
Os pescadores estavam certos, quando disseram que o equipamento, a isca e a sorte são os segredos para uma boa pescaria. Carlos Roberto ficou com o troféu da maior Perumbeba, com 1,735kg. e 54cm. E a dupla foi bi-campeã, com o troféu de 1º lugar, totalizando 102 pontos.

Foto de Andréa Morais
A maior Perumbeba das seis edições, medindo 54 cm.
Uma dupla que participou pela primeira vez garantiu o segundo lugar ,somando 82 pontos. Eles trouxeram a maior variedade de petiscos para atrair os peixes.O truque deu certo para eles. Ciro, e Jorge vão levar o troféu para Duque de Caxias.
 Foto de Andréa Morais
A variedade de iscas garantiu o 2º lugar
E o terceiro lugar ficou em Iguaba Grande , com a dupla, Gelsinei Cabral de Oliveira e Antônio Soares, totalizando 56 pontos.No sábado que vem acontecerá o Torneio Juvenil, no mesmo local do Torneio adulto.A entrega dos prêmio aos vencedores dos dois torneios será no dia 17 às 12h. na Casa da Cultura, onde estará acontecendo o 1º Festival de Pescado de Iguaba Grande.

4 comentários:

Leandro disse...

Mais uma vez Andréa te parabenizo pelo seu trabalho, agora na cobertura deste nosso evento que foi muito legal. Ficaram show as fotos e um ótimo texto.

Andréa Morais disse...

Obrigada!! Ano que vem vou participar do Torneio...

Anônimo disse...

Jose Paulo dupla 26
Andrea vc com sua simpatia e profissionalismo só veio abrilhantar mais ainda este evento,
quanto as críticas aos ganchos fixo na entrada do canal em Cabo Frio e em São Pedro assim como a pesca predatória visto que não temos defeso a anos seguidos, espero no seu blog ter maior percussão e providencias, Parabéns e sucesso...
Obs. Espero vc na premiação, pois estou na disputa do Azarão, rsrsrsr

Anônimo disse...

Andrea,parabéns pela matéria.
Pela primeira vez o campeonato teve uma cobertura completa e bem escrita. Adorei!
Um abraço.
Erica Melin (raia 36)