terça-feira, 5 de julho de 2011

Os bastidores da produção em vídeo

Por Andréa Morais
Estou em meu momento de produção independente. A atividade da vez é produzir, gravar e editar as matérias, que publico no blog.Isso eu já fazia com as escritas, mas, com os vídeos é novidade.Como gosto de escrever, não dá para ficar só falando, preciso escrever também. E fazer as duas coisas, como aconteceu nas  primeiras matérias: Cidade Jardim é a 1ª Novela produzida por uma TV comunitária, no Brasil e Oitava edição na Feira Forte promete superar todas as outras , em que gravei e fotografei, não dá.Ou uma coisa ou outra, porque, manter a câmera estabilizada já é difícil, ainda mais, estando com uma câmera fotográfica na outra na mão, para fotografar e filmar ao mesmo tempo.Resolvi o problema da seguinte forma -Vou produzir  e contar os bastidores da produção em crônica, que irei publicar, após o vídeo em questão. 
Foto de Andréa Morais
Imagem de São Pedro, na Procissão Marítima, em Iguaba Grande
No caso da Procissão Marítima em homenagem a São Pedro comemora a Semana do Pescador , em Iguaba Grande ,a maior dificuldade, além de conseguir um bom ângulo da minha passagem, coisa difícil, já que para pegar o áudio,a câmera precisa ficar bem próxima do rosto, o que resulta em uma imagem desfavorável. Foi, também conseguir imagens da procissão, na água e na terra. Para isso, foi preciso pegar uma carona em um dos barcos participantes.O que fiz, até o Píer onde estavam os jurados.Além de entrevistá-los, registrei as imagens dos barcos se apresentando para eles.A partir daí, tive que correr,  para conseguir chegar no ponto de chegada, antes dos barcos. O percurso entre os dois pontos era de aproximadamente 1 km. e como eu queria ter imagem da chegada deles em terra, só correndo, para conseguir tal façanha. Mas graças a ajuda de um ciclista, que pedi carona, ou melhor, trocamos de lugar, eu o carreguei até o local , porque ele não conseguiu me carregar, e ainda tive que ouvir dele, que estava muito pesada, (sutilmente, me chamou de gorda). Peço desculpas por não informar o seu nome, pois na hora do desespero para conseguir alcançar o objetivo, esqueci de perguntar. Mas, entreguei um cartão com o endereço do meu Blog, então, caso leia essa crônica, ele e o seu amigo saberão de quem estou falando. Resultado: Objetivo alcançado e bolhas no pé, por ter andado mais de 5 km. de sandália. Andei toda a orla de Iguaba para chegar no local de onde partiu a procissão. Mas, valeu à pena. Ainda mais, porque no dia seguinte, para cobrir a entrega dos troféus, aos barcos vencedores, tive que almoçar um delicioso churrasco feito  por Eduardo Canellas, acompanhado das guarnições feitas por Eliana Santos e Maria Emília  , além de saborear um cuscuz maravilhoso feito por Lenimar Claro e tudo servido com o carinho de Deivis Walace. Quero aproveitar, para agradecer a todos que contribuíram com as entrevistas e parabenizar aos organizadores do evento, Obrigada!!! 

Nenhum comentário: