sábado, 21 de maio de 2011

Mantenha a Dengue distante

Por Andréa Morais
Em época de surto da Dengue, uma doença que ataca todas as idades e classes sociais, recebi um e-mail com a mensagem de Ioshiko Nobukuni, que diz ser uma sobrevivente da dengue hemorrágica. Nele havia uma receita  bastante sugestiva para ocasião.Uma solução para eliminar o mosquito Aedes Aegypti. A mistura é fácil de fazer e o custo  fica em torno de R$ 10,00. Porém, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o repelente de insetos é uma categoria de produto prevista na legislação sanitária para ser registrado antes de fabricado e comercializado. Não é o caso desta solução. Portanto, a Gerência Geral de Cosméticos - GGCOS da Anvisa não pode recomendar o uso de produtos desconhecidos, e de acordo com o previsto na legislação são impróprios para o uso. Mais informações: 0800 642 9782 -www.anvisa.gov.br
Foto do banco de imagens Google
Aedes Aegypti , o mosquito transmissor da doença

Conferi a opinião de algumas pessoas que já experimentaram a solução. A orientadora educacional, Vera Lúcia dos Santos, moradora de Bacaxá, experimentou e aprovou:"Estou usando o repelente há duas semanas e notei que nenhum mosquito me picou". De acordo com Vera Lúcia, nem ela e nem as cinco pessoas da família que também utilizam a solução, não tiveram nenhuma alergia. Ela passou a receita para algumas vizinhas e amigas, como, Ilzimar de Oliveira, psicóloga, que também está utilizando a mistura:"Passo três vezes por dia nos braços e nas pernas e tenho notado que os mosquitos, não têm picado". Segundo Ilzimar, ainda está em teste, porque só tem dois dias de uso. E sua filha que é alérgica, está sendo o parâmetro para a experiência, porque quando é mordida por mosquito, logo aparecem os calombos e desde que passou o repelente, notou que eles não evoluíram.
Ingredientes utilizados no repelente dos pescadores, como é conhecido.
1/2 litro de álcool; 1 pacote de cravo da Índia (10 gr); 1 vidro de óleo de nenê (100ml). Deixe o cravo curtindo no álcool uns 4 dias agitando,de manhã e a tarde. Depois coloque o óleo corporal (pode ser de amêndoas, camomila, erva-doce, aloe vera). Passe só uma gota no braço e pernas e o mosquito foge do cômodo.
Foto de Andréa Morais
Ingrediente utilizados no repelente caseiro
Comprei os ingredientes e preparei a solução conforme a orientação. Percebi que , realmente não fui picada por mosquitos.Mas no dia seguinte, não passei o produto. Como não consegui nenhuma orientação de um especialista, preferi não continuar, por ter receio de causar algum problema de pele. Sugiro aos que estão utilizando a solução, que procurem orientação médica, antes de dar continuidade ao uso. E que a ANVISA, faça uma avaliação na solução, para que as pessoas tenham certeza sobre a eficácia e garantia ou não do uso.Enquanto  não temos certeza da eficácia do produto. Podemos continuar com ações , que realmente surtem efeito: Não deixar água parada, colocar areia nos pratos dos vasos de plantas, tampar caixas d'água, manter a água das piscinas tratadas, não deixar que objetos que acumulem água fiquem expostos ao tempo etc.


Nenhum comentário: