sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mãe é mãe

Por Andréa Morais
Há mais de 108 anos, o dia das mães é comemorado.Presentear com cravos brancos, era a maneira em que Ana Jarvis celebrava a data, desde 1905 ,conforme consta no Portal da Família.Os gregos são os originários da comemoração. Já no Brasil, a primeira vez que se festejou , foi em 12 de maio de 1918, promovida pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre. Só 14 anos depois, que o então presidente da república, Getúlio Vargas, oficializou a data no segundo domingo de maio.
Arquivo Pessoal
Eu, grávida de seis meses do Miguel,  no Dia das Mães do ano passado



De acordo com a publicação no site da Clínica Arthé ,30% de qualquer gestação pode evoluir como abortamento antes de 12 semanas. Por isso, digo que fui abençoado por Deus. Ser mãe aos 40 anos é um dádiva.Este é o primeiro dia das mães com o meu filho nos braços. Muitas mudanças, milhares de emoções e  tempo de menos...-Ah! O tempo.Coisa valiosíssima,precisa ser muito bem organizado, planejado e cronometrado, para fazer sobrar algum para mim. Todos os meus horários são definidos de acordo com as necessidades do Miguel -um anjo, lindo que Papai do Céu me deu. E desde o ano passado, quando passei o meu primeiro dia das mães, ainda com o meu filho sendo gerado em meu ventre, já agradecia ao Cara lá de cima pela benção de ser mãe. Desde então, já imaginava que tudo em minha vida mudaria. Mas, por mais que eu tentasse,não poderia imaginar o que é ser mãe. A famosa frase: “Ser mãe é padecer no paraíso” passou a ser verdadeiramente esclarecida. Noites mal dormidas, cansaço, falta de tempo pra se cuidar, resolver problemas pessoais, cumprir com os compromissos diários, dores nas costas, enfim. Tudo é maravilhoso e gratificante. Basta um simples sorriso, uma troca de olhares, trocar uma fralda – nunca imaginei que seria tão bom trocar uma fralda. Hoje, meu bebê já está com oito meses e consigo ter um pouco mais de tempo para fazer as coisas, já, que, ele fica sentado, brincando sozinho. Assim, posso voltar a escrever. E esta será a minha primeira matéria, desde 9 de março de 2012, dois meses após saber que estava grávida. Não poderia ser em uma melhor data!
Arquivo pessoal

Miguel,meu amor, eterno amor e eu
Mãe é mãe em qualquer idade. Seja aos 40 anos, como eu, aos 26, como Janaína Garcia ou aos 70, como Ana Maria. Janaína, jornalista, mãe do Artur de seis meses ficou surpresa com a intensidade do amor materno: “Ser mãe vai muito além do que imaginei. É ser capaz de sentir um amor que sobressai ao meu amor próprio”, concluiu. Já, para Ana, dona de casa, mãe do Luiz, 52, Cláudia, 48, William, 46, Ronald, 43 e Andréa (eu), 40. Ser mãe É muito gratificante: “A cada dia a emoção é maior. É uma das coisas mais emocionantes, em todos os sentidos” confessou. A emoção do nascimento, de ouvir a primeira palavra, de ver um sorriso, de sentir a mãozinha apertando os dedos, os primeiros passinhos. São alguns dos momentos marcantes na vida de uma mãe. Para nós, mães de primeira viagem, passamos por poucos desses momentos, mas já sabemos o quanto eles são significativos. Janaina acrescentou: “Cada expressão, a carinha inchada ao acordar e o sorriso das manhãs que acabou com meu mau humor matinal”. Para ela, o momento mais emocionante, foi quando teve a certeza de ser mãe. Isso só aconteceu, quando percebeu que a vida do Artur dependia dela. “Ver meu marido tão emocionado com o filho que tanto desejamos e planejamos. Ver meus pais como os avós mais babões que já vi... O momento mais marcante foi ouvir o choro dele ao nascer... perceber que aqueles meses de espera, expectativa e ansiedade acabaram com o inicio daquela vida que saia de mim”, declarou.
Arquivo pessoal
Janaina Garcia e Artur,seu amor,seu ar,seu tudo
O amor por um filho é incondicional, está acima de qualquer sentimento. E por isso, as mães querem dar o melhor para eles. “Meus filhos são tudo... é o dobro da minha vida. Um pedacinho de mim que está ali. Então, eu tenho que fazer de tudo para eles terem todo o conforto”, confessou Ana, minha mãe. Enquanto, Janaina afirmou: “Meu filho significa minha vida, meu amor, meu ar, meu tudo”. O amor é lindo! Mas, vale lembrar que, educar é uma grande prova de amor e saber dizer não é necessário e mais difícil do que parece. A insegurança na educação acompanha as mães em várias fases. “Senti-me insegura quando os meus filhos passaram para a adolescência, mas pedi ajuda de Deus”, reconheceu Ana. Ela, ainda, deixou uma mensagem para as mães de primeira viagem: “Dê muito amor ao filho e saiba dizer não, quando necessário”. Mãe ensina e aprende a cada dia. Pode ser com um ou mais filhos, o aprendizado é constante. Essa afirmativa foi declarada por todas nós, mães desta matéria. As semelhanças estão presentes em várias outras situações. Como por exemplo, as mudanças, que fazem parte na vida de todas as mães. O filho passa a ser prioridade, cuidar dele ocupa todo o tempo. E na hora de voltar ao trabalho, a dor é imensa, mas necessária. “O filho está à cima de tudo, mas você tem que sobreviver, então é preciso conciliar,trabalho,marido, tudo”, completou Ana Maria.
Arquivo pessoal
Ana Maria com os filhos,filhas, netos,netas, noras e bisneto

Estamos falando do dia das mães, mas é sempre bom lembrar a importância da participação do pai na criação dos filhos. Janaina é só elogio ao pai do Artur, Alexis Diniz Novellino, mais conhecido como Malabi: “Ele é compreensivo e muito participativo. Meu marido é o maior paizão. Deu o primeiro banho quando chegamos em casa, trocou a primeira fralda de cocô e participa assim até hoje”,exaltou. Ana Maria fala com saudade do marido, Clóvis Morais, meu pai: "É prazeroso, quando você tem um companheiro que te ajuda. Meu marido me ajudou muito e quando ele morreu, fiquei perdida, totalmente , perdida",lamentou -Por isso, digo que minha mãe é uma Pãe. No próximo domingo, dia 12, será comemorado o grande dia.Sabemos, que dia das mães é todo dia. Mas, já que criaram uma data para sermos lembradas. Então, que comemoremos, com muito amor, paz, saúde e união. Para nós mães, o nosso maior presente é poder estar com nossos filhos saudáveis e felizes. Feliz Dia das Mães!!!

Nenhum comentário: