sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sete de abril

Por Andréa Morais
Esta data, sempre foi especial para mim, por ser o dia em que, um dos meus irmãos faz aniversário. Mas, desde o ano passado, que este dia, vem sendo marcado por tragédias. Em 07/04/2010, ocorreu o deslizamento no Morro do Bumba em Niterói - RJ, que resultou em quase 50 mortos. Neste caso, foi a natureza, uma das responsáveis pelo desastre. Este ano, a data foi marcada pelo massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira,em Realengo, também , no Rio de Janeiro, deixou 12 mortos. Terrorista, Psicopata, Louco... São tantas as especulações, para tentar entender o motivo, que levou Wellington Menezes de Oliveira, a cometer esta chacina. Há, ainda, quem fale de bullying e de religião. Será difícil entender os verdadeiros motivos, já que ele se matou e destruiu tudo que poderia servir de informação.A única certeza que temos, são as vítimas. Em sua maioria, meninas.

Esta tragédia comoveu todo o País. Nós, brasileiros, só conhecíamos desgraças como esta, em escolas estrangeiras. A atitude desse jovem, de 24 anos traz de volta uma discussão, que levou a um Referendo, em 2005.Em que, a população votava, sim ou não, para a comercialização de arma de fogo e munições no Brasil? O povo votou sim. E agora, fica a pergunta, será que não está na hora de revermos esta situação? Será, que se não fosse tão fácil o acesso a armas de fogo e munições, esse massacre não teria acontecido? Sei que, no caso deste jovem, sem antecedentes criminais, como em vários outros, que interrompem vidas. Os assassinos não têm porte legal de armas. Mas, conseguem portá-las, com mais facilidade, por ser legal a comercialização desse material.Outra medida, que acredito ser importante para minimizar tragédias como essa. É a presença de profissionais nas escolas para fazerem acompanhamento psicológico aos alunos e seus familiares. Conforme especialistas disseram, tudo indica que, Wellington sofria de distúrbios psicológicos. Será que ele é único? 

Chorei muito com este triste episódio. Sei que o acontecimento é comovente o suficiente para fazer chorar, até mesmo, a nossa Presidente. Mas, será que choramos pelos que morreram, ou pelos motivos dessa tragédia? Ou ainda, pela insegurança que sentimos ao saber que tudo aconteceu em uma escola, local onde é dada a continuidade da educação aos nossos "brasileirinhos"?  Enfim, neste momento, como creio em Deus, o melhor a fazer é orar para todos os envolvidos neste trágico episódio, que aconteceu em uma data, que era para ser comemorativa, pelos 40 anos da Escola.

2 comentários:

videos disse...

Parabéns Andréia pelo seu blog abordagens muito interessantes,sem falar que voce é uma mulher belissima inteligênte feliz é o homem que lhe tem como companheira! um abraço!

Anônimo disse...

Parabéns Andréia pelo seu blog abordagens muito interessantes,sem falr que és uma mulher muito bonita e inteligente feliz é o homem que lhe tem como companheira! um abraço!