domingo, 10 de abril de 2011

Com diploma, mas sem Inglês

Por Andréa Morais
Passamos a maior parte do tempo estudando para conseguir uma formação profissional. Uns conseguem concluir a graduação mais cedo,outros, como eu, conseguem mais tarde. Perdemos finais de semana, feriados e várias noites de sono, para conseguirmos boas notas nas provas e principalmente, para conseguirmos uma boa avaliação no trabalho de conclusão do curso, a tão temida monografia. Mas, de que vale o diploma, a boa nota, se a pessoa não fala, ao menos, dois idiomas? Eu, particularmente, me sinto uma analfabeta, quando pego o jornal ou procuro na internet, por vagas de emprego. Na maioria dos anúncios que me interessam, e que achava estar preparada para garantir a vaga existe uma exigência, que me impede de ser contratada: " Desejável inglês fluente" ou "Pré requisito: inglês fluente". O que fazer? Não tem como fugir. É preciso investir mais alguns anos e um pouco mais de dinheiro para conseguir preencher a vaga cobiçada. Infelizmente, não pude me formar antes e nem fazer um curso de inglês, por não ter condições financeiras. Mas, não foi a falta de dinheiro que me impediu de me formar, só atrasou um pouco o processo, como também não irá impedir a fluência no idioma. Sugiro para os que estão passando pelo mesmo problema, a fazerem um trabalho extra, como eu vou fazer, para pagar o curso de inglês. Opte pelo flex, express ou intensivo, para terminar mais rápido e conseguir um bom emprego na área de sua formação. Boa sorte!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha Andréia, terminei a graduação em Publicidade e Propaganda bem nova, tenho inglês fluente, francês básico, estou cursando pós graduação na uff, mas ainda não consegui o trabalho que eu gostaria. Trabalho atualmente com designer em uma pequena empresa...
Acho que a verdade é que está difícil para todo mundo. As vezes um curso, as vezes inexperiência ( meu caso), sempre falta alguma coisa...Por isso acho que devemos nos qualificar sempre.

Andréa Morais disse...

É isso aí Betina. Obrigada pelo comentário.

Mirella disse...

Mirella

Concordo com a Betina, temos que estar sempre nos preocupando com a qualificação. Sabemos que atualmente somente uma graduação não garante nada a ngm. Idiomas e experiênciaa ajudam, é fato. Mas acho que QI dá mais que um empurrão; pode colocar vc dentro de uma empresa conceituada. Acredito, sinceramente, que eu aos 22 anos de idade não tenho conhecimentos suficientes nem sou de família influente, por isso as coisas acabam ficando ainda mais difícil. Mas a 'saga continua' rs... estarei sempre em busca de mais e mais conhecimentos... sei que assim chegarei onde quero pelo meu próprio esforço.
Quanto aos idiomas, Andréa, estou fazendo curso online em um site muito bom. www.busuu.com/home Entra e dá uma olhada... acho que vale a pena.

Andréa Morais disse...

Obrigada Mirella!Vou conferir...