terça-feira, 1 de março de 2011

Fazer do limão uma limonada

    Por Andréa Morais
Ouço esta frase desde criança; quando ao reclamar de alguma coisa que não conseguia realizar, minha mãe dizia: "Faz do limão, uma limonada".É uma sabedoria popular, que cresceu comigo e faz parte da minha personalidade. Chupar o limão azedo ou beber a limonada é uma opção de cada um. Por isso, para ilustrar esta crônica, vou utilizar fotos que faço, ao transformar o limão, momentâneo, que está a minha vida, em limonada.
                                                                                                                           Foto de Andréa Morais
Como é bom acordar cedo

Podemos fazer uma limonada de várias situações na vida. No meu caso, já fiz  limonada diversas vezes.Apesar de ter o hábito de beber líquido sem açúcar, para não perder o sabor natural. A limonada é uma exceção, pois ela não é só azeda, é amarga também, quando demora a ser ingerida - Azedo, não dá, nem no líquido e nem na vida. Então, nada melhor do que adoçar a vida, superando os obstáculos e transformando o azedo em doce.
                                                                                                                         Foto de Andréa Morais
Paisagens de Iguaba Grande
Lair Ribeiro em seu livro O sucesso não ocorre por acaso, menciona a importância da criatividade na CRISE. Ele chama atenção para a palavra e mostra, que se retirarmos a letra "s" ela se transforma em outra, muito mais satisfatória. CRIE. Essa é, também uma sabedoria chinesa. É o que eu sugiro, para o ano que começa. Já que, uma outra sabedoria popular diz: "O ano começa depois do carnaval" - Espero que ela funcione comigo, pois o meu, no lado econômico, ainda não começou. 
                                                                                                                          Foto de Andréa Morais
O raio do sol invade a manhã
Tenho muitas experiências satisfatórias em minha vida, mas nunca tive nada fácil. Busquei tudo o que quis, e ainda quero muito. Como creio em Deus, posso dizer que, ele é responsável por tudo em minha vida, até mesmo pelas atribulações, que acredito existirem para trazer aprendizado. Agradeço pelas alegrias e tristezas e tento aprender sempre, porque para mim, só levamos dessa vida o que aprendemos. E como somos responsáveis pelas nossas escolhas, o chamado livre arbítrio, a vida nos dá o que plantamos. Sendo assim, procuro plantar sementes do bem, com otimismo e perseverança, para colher bons frutos.
                                                                                                                              Foto de Andréa Morais
Companheira ilustre, nas caminhadas matinais
Foi assim, com otimismo e perseverança, que consegui me formar em jornalismo, faculdade que sempre quis fazer, mas, por entraves da vida, não conseguia realizar. Foi, fazendo uma limonada da vida, que consegui concluir um dos meus sonhos. Quem diria, que iria conseguir realizá-lo ao mudar para a Região dos Lagos, contra a minha vontade. Em acontecimentos como estes, é que consigo enxergar a vontade de Deus e a escolha pela limonada e não pelo limão.
                                                                                                                          Foto de Andréa Morais
Refletir é a sugestão
Depois de formada, pensei que iria ser fácil conseguir me posicionar na profissão, mas, mesmo com diversos currículos espalhados e concursos prestados, outra adversidade apareceu - Desempregada e sem dinheiro para investir em meus projetos. O que fazer? Transformar o limão em limonada.Uma sabedoria religiosa diz: "Tudo tem seu tempo". Então, só me resta segurar a ansiedade e aproveitar o tempo para escrever, ler e cuidar do corpo, da maneira mais prazerosa: Junto à natureza e as belas paisagens que a região oferece. Assim, quando a oportunidade chegar eu estarei preparada. Esse é outro ensinamento do autor de O sucesso não ocorre por acaso, "Sorte é o encontro da preparação com a oportunidade", Lair Ribeiro. Boa limonada!


Nenhum comentário: