domingo, 30 de maio de 2010

A meteorologia no mundo contemporâneo



Ferramentas Meteorológicas





Por Andréa Morais
Desde os primórdios, a meteorologia é importante na vida do homem para se proteger de seu meio ambiente. Há 4000 anos a.C. já eram feitas observações meteorológicas. Uma placa de barro da época com o inscrito “Quando um anel circunda o Sol, chuva cairá”, pode ser vista no acervo do Museu de Londres. Hoje em dia, o uso da tecnologia para a previsão da meteorologia é imprescindível. Computadores de última geração, satélites, radares e muitos outros equipamentos, além de profissionais qualificados.

O avanço da Meteorologia iniciou em 1950. Desde a época até nossos dias, os métodos físicos e numéricos na previsão do tempo superaram a metodologia experimental. No Brasil, a primeira previsão do tempo foi realizada, em 1913, com a publicação do artigo “Previsão do Tempo” no Jornal do Comércio, de autoria do meteorologista Sampaio Ferraz.
Já foram os tempos em que fazíamos previsões ao observar a posição dos Astros para sabermos se iria chover ou fazer sol. Até mesmo porque, a meteorologia hoje, prevê muito além. O desenvolvimento do ser humano sem a preocupação com o meio ambiente fez crescer as possibilidades climáticas da natureza, aumentando os ciclones, terremotos, entre outros fenômenos. Estas ocorrências estão associadas com a dinâmica do clima que modula os fenômenos meteorológicos ocorrentes em nosso planeta. Nas últimas décadas houve um aumento significativo do desmatamento, queimadas, atividades industriais e emissões de CO². Isso está contribuindo para o aumento da temperatura média do Planeta. Temos que nos conscientizar da necessidade de preservar o meio ambiente. Reciclar, economizar energia e combustível, por exemplo. Talvez mudar o estilo consumista de vida”, alertou Nélson Ferreira, presidente do Sistema Brasileiro de Meteorologia (SBMET).
          O serviço meteorológico contribui para o desenvolvimento sustentável do país realizando previsões do tempo e do clima. “As previsões de tempo orientam os setores produtivos de nossa sociedade como a atividade agrícola, a geração de energia, os meios de transporte, a saúde, a defesa civil, o turismo e o dia-a-dia da população”, concluiu Nélson Ferreira.
Os dados meteorológico-climatológicos são indispensáveis nas decisões tomadas para a Agricultura. A informação meteorológica é vital para a segurança das operações aéreas, para a eficiência das operações de vôo e são decisivas no melhor aproveitamento do espaço aéreo. Além de serem de extrema importância para a Marinha e Defesa Civil. Com o crescimento populacional estaremos cada vez mais vulneráveis e expostos a condições de tempo severas. “Um serviço de meteorologia de excelência é capaz de apoiar decisivamente as ações das Defesas Civis dos Estados e Municípios. Isto já vem ocorrendo e estamos melhorando as previsões e amplificando os canais de comunicação com os órgãos de governo e da sociedade civil nestes aspectos”, afirmou Antônio Divino Moura, atual Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). “Quanto mais pudermos informar as comunidades com alertas e alarmes, teremos mais condições de evitar danos às pessoas”, disse Marcio Moura Motta, Major BM QOC/95, Coordenador Operacional de Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro.
A qualidade de previsão meteorológica depende fundamentalmente da qualidade das informações coletadas, da sua densidade espacial e frequência de coleta. “A previsão de tempo no Brasil atualmente é confiável para até 7 dias, de forma Determinística (informa a temperatura) e até 15 dias como indicativo de tendências. Já a previsão Climática Sazonal, que indica a probabilidade das chuvas ou temperaturas para o período previsto de até 3 meses, feita de modo probabilístico com modelos dinâmicos da atmosfera. Temos tido bons acertos para a região Nordeste (na época da estação chuvosa de março a maio) e um pouco na região Sul. Nas regiões do Centro-Oeste e Amazônia, também para cerca de 3 meses com a ajuda dos Modelos Estocásticos, usados aos dados meteorológicos do passado”, ressaltou Divino.
A confiança no serviço de meteorologia faz algumas pessoas utilizarem as previsões como uma ferramenta de trabalho. “Costumo usar o serviço meteorológico para saber como estará o tempo na data que vou realizar um evento, a previsão ajuda a me preparar”, disse Ludmila Guerra, produtora cultural, moradora de Cabo Frio. Há outras que, apesar de confiar, não fazem uso dele. “Acho o serviço de meteorologia bastante preciso, mas não tenho o hábito de utilizar, me baseio na minha temperatura” respondeu Luiz Antônio de Morais, Administrador, morador de Belford Roxo.

Nenhum comentário: