sábado, 15 de maio de 2010

COLUNA "Negócios & Conteúdo"


Propostas de economia para o bolso e o ambiente
Por Andréa Morais

Renovar é uma das minhas principais propostas para redução do consumo de energia elétrica. Além de diminuir o custo e agir de forma ambientalmente correta. Para Furnas – Centrais Elétricas S.A - conservar energia, ou não desperdiçá-la é tão importante que eles investem em projetos de reeducação. Tais mudanças são fundamentais no Combate ao Desperdício de Energia Elétrica e da conservação do Meio Ambiente.
O uso de energia renovável, por prover de ciclos naturais, como a conversão da radiação solar, que é a fonte primária de quase toda energia disponível na Terra é praticamente inesgotável e não altera o balanço térmico do planeta, além de serem menos poluentes. Energias alternativas como: hidráulica; eólica; oceânica; solar e a biomassa são algumas que podem ser utilizadas no Brasil. Mas a implantação dessas energias tem um custo bem alto, portanto sugiro economias alcançáveis a qualquer cidadão, com atitudes ecologicamente corretas e responsáveis, que podem ser aplicadas em seu dia-a-dia, com a intenção de construirmos uma sociedade mais responsável e sustentável, são elas: Economizar água, ao tomar banho, desligar o chuveiro enquanto se ensaboar, desligar a água da torneira enquanto escovar os dentes; economizar energia, pintando a casa com cores claras e deixar as janelas e portas abertas para aproveitar a claridade do dia, além de desligar as luzes quando a televisão estiver ligada e no ambiente que não tiver ninguém e desconectar os aparelhos elétricos das tomadas quando não estiverem em uso; reciclar o lixo , economizar na produção e não jogá-lo nas ruas; evitar o uso de veículos automotivos para lugares próximos, fazendo o caminho a pé ou de bicicleta e ir para lugares mais distantes de transporte coletivo, seja público ou com várias pessoas em um único veículo.
Todas as atitudes sugeridas irão economizar o desgaste do meio ambiente e ajudar na redução dos gastos com produtos básicos e indispensáveis, além é claro de proporcionar a redução em sua economia mensal e na do país. O Meio Ambiente agradece!

Nenhum comentário: