sábado, 25 de fevereiro de 2017

Triatleta Matheus Azevedo Recebe Certificado de Melhor do Ano de 2016

Foto: Acervo pessoal
Matheus Azevedo com sua mãe e treinadora, Monike Azevedo, em Caiobá, Paraná
Por Andréa Morais
Filho de peixe, peixinho é, Matheus Azevedo, filho da Tricampeã de Triathlon, Monike Azevedo já é Campeão Brasileriro de Triathlon e Aquathlon, com apenas 6 anos. No mês passado, recebeu o certificado da CBTRI (Confederação Brasileira de Triathlon) de Melhor do ano de 2016, em sua categoria. Em maio, Matheus conquistou seu primeiro campeonato brasileiro, em Brasília, o Campeonato Brasileiro de Aquathlon Infantil e no dia 13 de novembro em Caiobá, no Paraná venceu o Campeonato Brasileiro de Triathlon Infantil. Segundo a mãe, Monike Azevedo, Matheus compete desde os 3 anos: "A primeira competição do Matheus , foi com 3 aninhos, na piscina da tia Drika, em um festival de natação. Daí ele não parou mais" .

Foto: Acervo pessoal
Matheus Conquista o Campeonato Brasileiro de Triathlon, na presença da família: avó, Norma Duarte, mãe, Monike Azevedo e pai, Antonio Pinho

Em 3 anos de competições, Matheus conquistou 22 medalhas e 2 troféus de Campeão Brasileiro de Aquathlon e Triathlon Infantil . Para manter toda esta energia Matheus não faz nenhuma restrição alimentar, e não tem nenhum tipo de alimentação especial. Mas, os treinos são diários. De acordo com sua mãe e treinadora, o tempo varia entre 1h e 1h e 30 min: " Eu treino todos os dias, as vezes é pra valer, e as vezes, brincamos muito, é bem divertido". Matheus gosta mais de pedalar, por isso, tem o ciclismo, como sua prova predileta. Porém, a hora da largada é o momento, que menos gosta, nas competições: "Tenho pavor da buzina de largada, até falei com o Tio Juraci Moreira ( atleta Olímpico Brasileiro) e ele deu a largada no apito,o que me deixou feliz", confessou o triatleta. 
Foto: Acervo pessoal
Matheus e seu amigo, Usain Bolt
Apesar de sua mãe ser sua inspiradora, Matheus, também é fá do Usain Bolt, atleta, que ele diz ser seu amigo. Quando tinha 3 anos, Matheus teve a oportunidade de conhecer seu ídolo de perto, em um evento em Copacabana "Bolt Mano a Mano" ele acompanhou tudo de pertinho e fez foto com o atleta. Desde então, Matheus Chama Bolt de amigo.

Foto: Acervo pessoal
Matheus é campeão brasileiro de triathlon e aquathlon, mesmo, sem patrocínio
A única parte triste desta história, é que Matheus, assim, como muitos atletas nacionais, não tem patrocinador. Nesta última competição recebeu o apoio  simbólico da Prefeitura de Iguaba Grande. Mas, quem arca com as despesas é a família e o Projeto "Monike Azevedo: Esporte e Valores Olímpicos", que sua mãe desenvolve há 10 anos, preparando crianças, para o triathlon. O projeto teve início , em Iguaba Grande e já treinou cerca de 5 mil crianças. Atualmente, funciona na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, atendendo 124 crianças em contraturno escolar, de onde 14 atletas conquistaram títulos de campeões brasileiros e 3 atletas foram convocados para representar o Brasil. Do Projeto, Matheus recebe todo material para a prática do triathlon: bicicleta, capacete, tênis, uniforme e inscrições para diversas provas, no Brasil. 
Foto: Acervo pessoal
Projeto de Monike Azevedo já preparou mais de 5 mil crianças
Para Monike, a parte mais difícil é ensinar, ao filho, que participar, também é bom: " Tenho um imenso orgulho, pois ser exemplo  e mostrar o caminho que se deve seguir, com responsabilidade me faz vir dois pensamentos a cabeça: ao mesmo tempo, ele tem a maior apoiadora do mundo no que ele fizer, assim como minha mãe , Norma Duarte, fez por mim, e o de trabalhar o lado competitivo dele, pois ele não gosta muito de perder. O Matheus já nasceu competitivo, não fomos nós que incentivamos isso nele, ao contrario, ensinamos que participar também é muito legal, mas alguém pede para ele ouvir essa parte por favor... ele não gosta de perder, já melhorou bastante. Mas, tem que evoluir muito. Tento passar para ele, que para vencer o adversário é preciso primeiro vencer a ele mesmo, em seus tempos, metas e desafios".

_________________________________________________________________________________________


Apareça aqui






Nenhum comentário: