sábado, 25 de fevereiro de 2017

Prevenção de Doenças é o Foco da Saúde em Cabo Frio

Foto: Divulgação
Cabo Frio cria Sala Municipal de Coordenação e Controle das Arboviroses
A Prefeitura de Cabo Frio está empenhada para combater o Aedes Aegypti, mosquito transmissor de várias enfermidades. Assim, em mais uma ação do novo Governo será implantada a Sala Municipal de Coordenação e Controle das Arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela). No dia 7 de março, às 11h, no auditório da sede da Prefeitura será formada uma equipe executiva composta por um representante das secretarias, coordenadorias, conselhos municipais e da Câmara de Cabo Frio. O evento contará ainda com a presença do superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Mário Sérgio Ribeiro. O objetivo da iniciativa é promover parceria entre todos os setores da sociedade na elaboração e execução de ações conjuntas que colaborem para evitar o aparecimento de epidemias. Em todo o país, já são identificados casos de ao menos uma das quatro doenças transmitidas pelo Aedes.De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Cabo Frio, Lucy Pires, a data foi escolhida, para reduzir o aumento de casos, que normalmente, aumentam nesta época: “As arboviroses não são uma responsabilidade exclusiva da Secretaria de Saúde, mas de toda população. Tradicionalmente, aqui no município, o número de casos aumenta após o período de Carnaval e por isso é feita uma organização dos serviços de saúde”.Segundo ela, após as festividades de Momo, a pasta intensifica a divulgação de informações para todos os profissionais da área; promove reforço na distribuição de insumos, como medicamentos, para as unidades de saúde e também, na vigilância epidemiológica. 

Campanha Contra HPV Para Meninos

A partir do dia 8 de março, a Secretaria de Saúde de Cabo Frio vai disponibilizar a vacina contra o HPV – papilomavírus humano, para meninos de 12 a 13 anos de idade. A vacinação dá imunidade à criança antes mesmo do início da vida sexual, ou seja, antes do contato com o vírus, além de prevenir geneticamente em caso de ter na família pessoas com câncer de colo de útero. Para isso, são necessárias duas doses com o intervalo de seis meses. O HPV é um vírus que atinge a pele e as mucosas, através do contato, sendo a relação sexual a forma principal de transmissão. Existem mais de 150 variações diferentes do vírus e 40 predominam nos órgãos genitais. Para Lucy Pires, a prevenção é de suma importância: "Essa campanha é muito importante porque a vacina contra o HPV protege os adolescentes contra as verrugas genitais, câncer de pênis, garganta e reto, além de prevenir o câncer de colo de útero nas mulheres". Confira os locais onde será oferecida a vacina: Centro de Saúde Oswaldo Cruz (Braga); UPA do Parque Burle ; PS Theonas Garcia Terra (Porto do Carro); PS Dr. Paulo Silva (Unamar, Segundo Distrito) ; PS Pacheco (Pacheco, Segundo Distrito) ; PS Herculano (Boca do Mato) ; PS Benigno de Mello (São Jacinto) ; PS Angelim; PS Luiz Porciúncula (Botafogo) ; PSF Gamboa ; PSF Manoel Corrêa ; PSF Maria Joaquina ; PSF Tangará; PSF Porto do Carro ; PSF Monte Alegre ; PSF Praia do Siqueira ; PSF Peró; PSF Jardim Nautilus ; PSF Nova Califórnia (Segundo Distrito) ; PSF Jardim Peró ; PSF Florestinha (Segundo Distrito) ; PSF Parque Burle ; PSF Guarany ; PSF Caminho de Búzios ; PSF Jardim Caiçara; PSF Samburá (Segundo Distrito) ; PSF Jacaré 2 ; PSF Watson Tavares Filho (Santo Antônio, Segundo Distrito).


Mudança Para Aplicação de Antirrábica: Crianças Podem Ser Vacinadas a Partir de 10 anos 

A Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio atende às novas regras para aplicação da vacina antirrábica. A mudança na norma acontece por determinação da Secretaria de Estado de Saúde. Crianças podem ser vacinadas a partir dos 10 anos de idade. A partir de agora, antes de o remédio ser ministrado, será necessário realizar avaliação criteriosa no paciente. Além, de analisar a condição do animal envolvido e de averiguar o ferimento para saber se é indispensável o uso da dose. Segundo Lucy Pires, as mudanças afetaram aos postos de vacinação:“Antes eram aplicadas sete doses no paciente, mas com o tempo percebemos que eram necessárias apenas três doses. A forma de aplicação da vacina mudou, passando a ser intradérmica e, por isso, a vacinação ficou restrita a dois postos de saúde. Também foi preciso que os profissionais fossem treinados para a nova dinâmica". Ao procurar qualquer unidade de saúde e for constatada a necessidade de aplicação da vacina, o paciente deve se dirigir ao Centro de Saúde Oswaldo Cruz (CSOC) ou ao PSF da Praia do Siqueira, portando a cópia da ficha de atendimento (Notificação de Atendimento Antirrábico). Este documento deve conter a prescrição médica para aplicação da dose. É imprescindível a apresentação da ficha com a indicação de vacina. Também por orientação da Secretaria de Estado, a vacina está disponível às segundas e quintas-feiras, no CSOC, localizado no bairro Braga, ao lado do Hospital Municipal da Mulher. Já o PSF da Praia do Siqueira, que está localizado na Rua Amapá, s/n, aplica a vacina às terças e sextas-feiras. Em ambas as unidades, o atendimento é das 9h às 16h.

_________________________________________________________________________________

Patrocinou Esta Notícia


Presenteie com livro




Nenhum comentário: