quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Longevidade Feliz

Por Andréa Morais
Foto de Andréa Morais
Alunos do CELMI, na aula de Yoga, com a professora Marly Chiote
Quem gosta de viver sem vergonha de ser feliz, já tem grande chance de alcançar uma vida longa. Para mostrar como chegar à longevidade com saúde busquei informação direta da fonte. Conversei com diversas pessoas de idade avançada, que conseguiram garantir a saúde. De acordo com eles, não existe segredo: é preciso cuidar do corpo, ter uma alimentação saudável, evitar o stress, fazer o que gosta, morar em um bom lugar, ter amigos e lembrar-se de juntar dinheiro, para viver sem depender de familiares. Esses são alguns dos elementos sugeridos, que precisamos unir na receita diária para conseguirmos atingir uma longevidade saudável. Para entender melhor sobre esse assunto, conversei também com profissionais da área. Em busca de qualidade de vida, muitas dessas pessoas escolheram a Região dos Lagos, para morar.  Dessa forma, se afastam do estresse da cidade grande, sem ficar longe dela para resolver algumas necessidades, que só é possível no grande centro. Iguaba Grande, conhecida como a “Princesinha da Região” é a cidade escolhida. De acordo com dados do Censo 2010, a cidade teve um aumento de 51%. Em 2000 eram 15.089 habitantes, sendo 1762 idosos, em 2010 esse número subiu para 22.851 habitantes, sendo 3712 idosos; o que mostra um aumento de mais de 100%, nessa faixa etária. Ainda, segundo o Censo 2010, o crescimento da população com 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passou para 5,9% em 2000 e chegou a 7,4% em 2010. E as regiões Sudeste e Sul são as duas regiões mais envelhecidas do País. As duas apresentaram em 2010 8,1% da população formada por idosos com 65 anos ou mais, enquanto a população de crianças menores de cinco anos era respectivamente, de 6,5% e 6,4%. Aproveitei essas informações para apurar com longevos da cidade de Iguaba Grande e pude perceber, que muitos vieram de bairros da cidade do Rio de Janeiro.No município do interior do Rio, encontraram mais qualidade de vida. Existem também, os que, ainda, moram na capital e vêm para cidade arejar a mente, buscar tranquilidade e divertimento.


Cidade escolhida
Foto de Andréa Morais
Mesmo com chuva, o calçadão da orla de Iguaba Grande, não fica vazio
Iguaba Grande tem um número considerável de longevos saudáveis, e pelo que pude perceber a cidade só recebe elogios, dos que optaram por ela. Segundo Genésio da Silva de 74 anos. Trocou Jacarepaguá, bairro do Rio de Janeiro, por Iguaba há 12 anos. Escolheu a “Princesinha da Região” por considerar o melhor lugar para viver, para as pessoas da sua idade: “Aqui temos um grupo maravilhoso”, confessou. Outra moradora feliz e defensora do local é Iolanda Acácio. Hoje, com 69 anos é moradora de Iguaba Grande há 14 anos. Escolheu o local por acreditar que na faixa de idade dela, as pessoas vivem com mais tranquilidade e qualidade de vida. Para ela, o CELMI (Centro de Convivência e Lazer da Melhor Idade) representa uma qualidade maior de vida. No Centro de Lazer, ela participa do coral e sempre que pode, de todas as outras atividades. Segundo Iolanda, uma das dicas para garantir uma longevidade com saúde é morar em Iguaba: “Para alcançar a longevidade de forma saudável é preciso em primeiro lugar, gostar de viver, em segundo lugar, procurar Iguaba se for possível, em terceiro, praticar atividade para não ficar na inércia, sem fazer nada, porque mente vazia é ocupada pelas coisas ruins. Pratique atividade, nem que seja caminhada, tenha uma boa alimentação, beba bastante água, abrace amigos, seja família. E aos moradores de Iguaba, sugiro aproveitar do calçadão. Além, de usar e abusar do CELMI, do CRI (Centro de Referência do Idoso), da beleza natural, que Iguaba oferece. Procure sempre, um médico para acompanhar a sua saúde e sorria sempre”, propôs. Entre outros, que elogiam a cidade a ex-coordenadora de beleza, Ana Nazaré , morava no centro do Rio. Conheceu o município, como veranista, e aos 65 anos estabeleceu moradia definitiva, no local. Gosta tanto da região que é responsável pelo aumento de habitantes, mesmo que seja por uma pequena porcentagem: “Moro aqui há 15 anos e já trouxe quatro amigas, pra cá”, informou. Os longevos possuem várias opções de atividades, o que faz com que sejam saudáveis e felizes. Além, dos exercícios físicos praticados na orla da Lagoa de Araruama e nas academias. Existem ainda, os projetos realizados no CELMI e no CRI, nos quais, eles podem fazer aulas que alimentam a alma, a mente e o físico. Ambos são oferecidos gratuitamente pela prefeitura a todos os maiores de 60 anos, moradores da cidade.
Foto de Andréa Morais
Alunos do coral do CELMI regidos por Cláudio Santana
No CELMI, todos os dias da semana existem atividades variadas, como alongamento, dança de salão, yoga, pintura em tela, pintura em tecido, aula de canto com o coral e sinuca. Além, das festividades que incluem bailes, passeios, desfiles etc. De acordo com Elisabete Guimarães, coordenadora do CELMI, a proposta do Centro de Lazer é acolher e trabalhar a convivência e o fortalecimento do idoso pelo idoso. Propor ações múltiplas, promovendo a saúde com informações e ações. Além, das atividades oferecidas aos mais de 160 alunos cadastrados. O que faz com que eles se socializem e criem elos afetivos entre os companheiros do Centro de Convivência. Assim, são inseridos em uma rotina saudável: “A grande dificuldade da gente é fazer uma mudança de hábito na vida de qualquer ser humano, ainda mais do idoso, que a vida inteira adquiriu hábitos. E inserir uma mudança de rotina na vida dele, principalmente saudável, fica mais difícil se ele não tem esse perfil. A gente tenta mostrar que ficar parado é pior. O corpo não pode ficar parado”, concluiu. No CRI, os idosos podem fazer oficina de reciclagem com jornal, alongamento, sessões de massoterapia, artesanato, oficina da memória, dança de salão e participam de festividades. Segundo a coordenadora e sub-secretária da  Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social, Silvana Grimauth, o Centro de Referência recebe em torno de 100 alunos distribuídos entre as turmas.  Tem ainda, todos os outros serviços, que são oferecidos na Academia Popular, Academia da Saúde, CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) e Projeto Multi Uso, que abre as portas para toda a população, indiferente da idade. Nesses espaços, eles podem fazer artesanato, exercício, aulas de computação, cuidar da saúde, entre outros. Nem o CELMI e nem o CRI conseguem fornecer um número exato de alunos, por conta de eles serem transitórios. São muitos veranistas cadastrados e aqueles que fazem atividades nos outros projetos. Por isso, somem por um período. Mas, nas festividades, sempre comparecem. Existe ainda, o projeto da Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida “+60”, que está acontecendo na cidade. Ele permite que os idosos façam atividades físicas diversas. 

Experiências de vida
Foto Andréa Morais
Alunos do CELMI, em aula de alongamento, com a professora Michele Ferreira

Elisabete Guimarães trabalha com idosos desde 2005 e diz ser muito privilegiada por isso: “trabalhar com idoso me trouxe um aprendizado, uma experiência. Eles são exemplos de vida transformadores. E a gente é o maior transformador de nós mesmos, porque é preciso iniciar de dentro pra fora”, confessou. Segundo Elisabete, que coordena o CELMI, o idoso que participa de projetos, que está inserido nas ações de grupo de forma coletiva vive com mais felicidade, tendo uma expectativa mais feliz de vida: “Eles têm menos tempo para sentir dor. Dão menos importância às perdas”, finalizou. O aposentado Elias de Oliveira, 66 anos é Morador de Belford Roxo, cidade da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro e veranista em Iguaba Grande. No Rio, joga bola três vezes por semana e quando está em Iguaba, frequenta ao salão de jogos do CELMI, para jogar sinuca com os amigos, e caminha pela orla diariamente. Outro jogador de sinuca do CELMI, Valdir Soares de 74 anos é morador de Iguaba há 20 anos, abandonou o Rio, em busca de qualidade de vida. Faz ginástica localizada duas vezes por semana na Academia Popular, caminha e anda de bicicleta diariamente, pela orla da cidade: “A atividade é o principal elo de saúde que podemos adquirir. É importante fazer atividade física com frequência. Eu faço ginástica e alongamento há mais de 40 anos. Por isso sou considerado um “macarrão mole”. Faço exercícios que muito jovem não faz”, informou.
Fotos de Andréa Morais

Valdir Soares, aos 74 anos, mostra porque é chamado de "macarrão mole"
Já, o ex-motorista, José Nogueira, que faz 80 anos no próximo dia 23. Pratica alongamento no CELMI, participa das festividades e joga sinuca. Além, de fazer natação aos sábados e caminhadas na orla 3 vezes por semana: “É muito importante fazer atividade física. É melhor do que tomar remédio”, sentenciou José Nogueira. A vida toda ele cuidou da saúde para garantir uma longevidade saudável: “O cuidado com a saúde nos faz adquirir mais qualidade de vida. Sugiro que todos se cuidem para chegar a uma velhice tranquila. Além, de não fumar nem beber, tendo uma boa alimentação e cuidado com o corpo”, concluiu. O aposentado Antônio Ramos Bispo de 79 anos. Mudou-se para Iguaba há 18 anos, para garantir uma longevidade com saúde. É praticante de yoga e corista no CELMI. De acordo com ele, o Centro de Lazer mudou em 100% a sua vida. Leu o livro “Saúde na terceira idade” de José Hemógenes, indicado pela professora de yoga, Marly Chiore, fez uma reeducação alimentar e deixou de usar as muletas: “Aqui, aumentei a minha mobilidade, o prazer de viver, e o meu astral melhorou. Tristeza, eu não sei o que é”, disse. O coordenador do coral do CELMI, Genésio da Silva, que escolheu a cidade, por acreditar ser a melhor para viver, faz yoga, alongamento e dança de salão, também no CELMI; na Academia Popular faz ginástica e no projeto estadual “+60” também faz ginástica 2 vezes por semana. A semana toda é ocupada com atividades. Segundo Genésio, é preciso chegar a melhor idade com qualidade de vida: “É importante iniciar as atividades físicas o mais cedo possível”. Quanto aos jovens, ele acredita que devem estudar, amar aos pais e respeitar a família: “O amor é a maior defesa que o ser humano pode ter, porque o amor protege”, concluiu. Outra amante da cidade, a aposentada Ana Nazaré, mora em Iguaba há 15 anos. Gosta tanto da cidade, que já trouxe quatro amigas. Segundo ela, trabalhou muito, criou dois filhos, nunca teve boa vida, não fazia exercício e nem cuidava da alimentação. Só agora, engrenou nos cuidados com a saúde. Sendo assim, foi a própria genética, que a ajudou a chegar à longevidade com saúde: “Estou fazendo atividades físicas há 9 anos. Coloquei uma prótese no joelho e por isso fiquei um ano parada. Após a cirurgia fiquei com algumas restrições. Retornei as atividades depois de cinco meses. Emagreci 12k. e ganhei mais mobilidade”, confessou. Mesmo, sem ter se preocupado com a saúde por conta das dificuldades que a vida lhe ofereceu acredita que todos devem ter uma atividade, não podem ficar na inércia: “Às vezes me da um desânimo, mas precisamos ter força de vontade”, concluiu.
Foto de Andréa Morais
Ana Nazaré, de branco e América do Sul, de rosa no fundo,na aula de alongamento
Já, América do Sul Gonçales, viúva há 26 anos, completa 77 anos, no dia 12 de outubro. Por isso, recebeu o nome, uma homenagem ao descobrimento da América. Mora em Iguaba há 15 anos. Para ela, Iguaba é uma cidade maravilhosa: “Aqui nós temos uma vida saudável. Temos amigos e vivemos em festa, a gente cuida do que é nosso, vamos para academia, fazemos caminhadas, nos divertimos”, disse. Mesmo, com uma história de vida recheada de problemas de saúde, entre os familiares, e perdas de entes queridos consegue manter a alegria de viver e a saúde em dia. Sua mãe ficou paralítica aos 29 anos. E mesmo assim, criou América e viveu até aos 86 anos. Isso, só foi possível, por causa da qualidade de vida que tinha, pela assistência que recebia dos seus pais e irmãos (avós e tios de América) e depois por ela. Ficou viúva, perdeu uma tia e uma filha. Para se livrar de uma depressão, que sofreu, por conta de todas essas perdas, contou com a ajuda de amigos, que insistiram para que entrasse para academia e para o CELMI, onde participa do coral, dança de salão e alongamento. E ainda, faz caminhada, na orla, todos os dias: “Minha profissão é curtir a vida e manter a saúde em dia. A convivência com as pessoas é uma coisa maravilhosa. Nos da força, nos traz alegria. A ginástica e o alongamento fazem muito bem pra saúde. E o coral, quando nos apresentamos, é muito bom. Estar no meio das pessoas é sempre muito bom”, confessou. De acordo com América do Sul, pegar o sol da manhã, caminhar, manter uma boa alimentação, ler e ficar próximo das pessoas é a receita para garantir uma longevidade com saúde: “Nós devemos, sempre, estar perto daquelas que estão sem saúde. Assim, podemos deitar a cabecinha no travesseiro mais tranquila e agradecer pelo dia maravilhoso”, sugeriu. Com 69 anos, Iolanda Acácio, que propaga Iguaba como a melhor cidade para morar e garantir a longevidade tem muito fôlego; se não bastassem às atividades que faz no CELMI e as vendas na Chocotudo, ainda, possui um grupo de 30 pessoas, que se encontram uma vez por mês, para fazerem dinâmicas, bingos e brincadeiras. Com a experiência de vida que tem deixou um conselho para os jovens conseguirem atingir a longevidade: “Vivam intensamente sem abusar da bebida e das noitadas desenfreadas. A vida é muito bela, muito bonita e muito gostosa para estragarmos. É tão pouco tempo”, aconselhou.

Futuro financeiro
Foto de Andréa Morais
Além de cuidar da mente, corpo e alma, longevos acrescentam, que investir financeiramente no futuro, faz parte da receita para garantir uma longevidade saudável
Guardar “um pé de meia” seja investindo na aposentadoria ou adquirindo bens é outra sugestão dos que já chegaram à longevidade e estão aproveitando ao máximo, com muita saúde. A moradora de Icaraí, bairro de Niterói e veranista em Iguaba, Aristotelina Ribeiro de 70 anos. Apesar, de ser aposentada investiu em imóveis, para garantir uma renda extra: “Acredito que poupar é muito importante para ter mais tranquilidade na longevidade. Além de sempre cuidar da saúde com atividades físicas”, sentenciou. Foi o que fez, praticou natação e mergulho, quando morava na Austrália. Hoje, dança e faz alongamento três vezes na semana, quando está em Niterói. Em Iguaba, frequenta o CELMI, nas festividades e faz dança de salão e alongamento. Para ela, praticar esporte, ter uma boa alimentação, se amar, mostrar a felicidade e deixar os problemas de lado é a receita para assegurar a longevidade com saúde. Outra longeva, que confia em previdência é Iolanda Acácio. Ela acredita que para garantir uma longevidade com saúde e tranquilidade é primordial que no primeiro emprego já comece a pagar a aposentadoria: “Hoje, eu tenho a tranquilidade que tenho, porque comecei, bem cedo, a pagar a minha aposentadoria. E talvez, se hoje, eu não tivesse a minha aposentadoria eu estivesse com um pires na mão pedindo ajuda a um filho”, aconselhou. Mesmo, sendo aposentada, trabalha como microempreendedora individual na Chocotudo - Crepe e Cia, onde vende crepe e frutas com cobertura de chocolate no palito, junto com o filho e a nora, em uma praça da cidade. O frequentador do CELMI, Valdir Soares, acha importante a pessoa guardar uma renda para garantir uma estabilidade financeira e garantir um imóvel próprio: “É preciso ter residência própria, para não precisar pagar aluguel”, sugeriu. José Nogueira, não se esqueceu da situação financeira. De acordo com ele, guardou e guarda um fundo de aposentadoria, para garantir a segurança financeira e o futuro dos netos e filhos: “É muito importante poupar”, disse o aposentado.

Experiência profissional 
Foto de Andréa Morais
                                                             
Professores do CELMI defendem a socialização
A professora de Yoga, Marly Chiote Pinheiro atua na área desde 1988.  Segundo ela, não tem idade para começar, nem para terminar a fazer yoga: “A Yoga é indicada para todas as idades. Na melhor idade, visa desenferrujar as nossas juntas. Além, de ser um trabalho que visa equilíbrio, corpo e mente é um trabalho psicofísico. Já nas aulas para bebês, o foco é a respiração”, explicou.  Ainda de acordo com Marly, a meditação e a respiração são os pontos fortes da Yoga: “Com a continuidade dos anos nós desaprendemos a respirar e a meditação, além de descansar a mente, ajuda a reaprendermos. Quando você alivia a sua mente tudo fica melhor. A gente só observa o movimento do nosso corpo. É muito bom”, finalizou.  Cláudio Santana trabalha com coro desde os 14 anos. Hoje, aos 46 anos é um dos professores do CELMI. Lá, ele tem 36 coristas, com idade de 61 a 89 anos. Segundo Cláudio, o coral na terceira idade é lúdico e não profissional: “Muitos chegaram aqui, doentes, depressivos e através do canto se encontraram. As pessoas se encontram, com as trocas de experiências, acrescentando um ao outro. No qual, se estabelece um vínculo de amizade. O coral muda muito a vida social”, falou. Outra profissional que se dedica aos idosos é a professora de educação física Michele Ferreira. Aos 29 anos iniciou o seu trabalho com a faixa etária considerada a “melhor idade”. Hoje, aos 39 anos dá 32 aulas semanais. De acordo com Michele, trabalhar com idoso é uma troca: “Ganhei mais amor, aprendi a lidar com o ser humano, aumentei a paciência, sou uma pessoa melhor, mais calma e com mais amor para dar”, comemorou. Suas 32 aulas, são divididas em alongamento e hidroginástica, nas cidades de Iguaba Grande e Araruama, para alunos do CELMI, academias populares e asilos. Nessa trajetória, conheceu alunos que venceram a depressão, fizeram amizades e passaram a ter vida social: “A atividade física é muito importante, porque trabalha a socialização, forma grupos, melhora as dores, levanta a autoestima. Assim, não vai ter espaço para depressão. Além, de trazer mais qualidade de vida; melhora o corpo a mente e a alma. Todas as minhas aulas terminam com abraços e frases, e em algumas com oração”, completou. Michele tem experiência com pessoas que alcançaram a longevidade com saúde e sem ela. Nos asilos trabalha com idosos que têm mal de Parkinson, mal de Alzheimer e depressão. Por isso, sabe a importância de um abraço.

Alimentação saudável
Foto de Andréa Morais
Cláudia Morais fez reeducação alimentar e caminha diariamente para manter a saúde e alcançar à longevidade
A nutricionista e consultora em nutrição, Daniella Chein, atuou com nutrição infantil e de gestantes (na Fiocruz), em unidades de alimentação e nutrição. Atualmente, atende pacientes em sistema de home care (assistência domiciliar), realizando avaliação nutricional e prescrições alimentares. De acordo com a nutricionista e consultora em nutrição, para ter uma vida longa e saudável não há milagre ou segredo. Além, da alimentação equilibrada e dos exercícios físicos regulares, evitar o estresse, o fumo e o álcool são primordiais para garantir o seu passe. Apesar, de a genética dar uma boa ajuda, é importante ter esses cuidados por toda a vida, enfatizando duas épocas: “Na infância, época em que os alimentos são apresentados às crianças e na terceira idade, na qual, ela se torna imprescindível para a manutenção da saúde”, informou. Sendo assim, é preciso iniciar uma alimentação saudável o quanto antes, para garantir uma longevidade com saúde. Daniella mencionou ainda, suas preocupações com as meninas: “Sempre sugiro aos pais que fiquem de olho na alimentação, principalmente das meninas, pois, alguns modismos podem desencadear transtornos alimentares, como a bulimia e a anorexia”, completou. Ainda, segundo Daniella, o envelhecimento pode ser definido como um declínio progressivo na eficiência dos processos bioquímicos e fisiológicos do organismo. Por isso, surgem as alterações no paladar, na estrutura dos ossos, nas articulações, na visão, entre outras. Mesmo, diante das limitações impostas pela idade, é possível ter uma vida mais saudável, com a adoção de algumas medidas preventivas que amenizem os problemas causados no organismo pela passagem dos anos. A alimentação, desde que equilibrada, exerce papel fundamental no retardo do processo de envelhecimento, na melhora do desempenho mental e físico, além de auxiliar na manutenção do peso adequado e na resistência do sistema imunológico: “Sempre falo para os meus clientes: comer bem é a receita mais antiga para a longevidade saudável que existe. A alimentação deve ser rica em frutas, hortaliças, legumes e cereais integrais. Alimentos, que são fontes de vitaminas, minerais, antioxidantes e fitoquímicos, que atuam combatendo a ação dos radicais livres”, finalizou.


Dicas da nutricionista
Foto arquivo pessoal
Daniella Chein, em um de seus atendimentos
Daniella Chein preparou algumas dicas: Para alcançarmos a longevidade saudável, basta seguirmos regrinhas simples, como uma alimentação equilibrada, prática regular de atividade física, evitar ao máximo o estresse, o fumo e bebidas alcoólicas. Envelhecer com qualidade de vida e saúde depende exclusivamente de cada um de nós e das nossas práticas ao longo da vida. Ter disciplina e força de vontade também é fundamental para chegarmos lá.  Prefira uma dieta com redução de gordura, sal e açúcar; consuma, pelo menos, cinco porções de frutas por dia, quanto maior a variedade, mais nutrientes diferentes você confere ao seu organismo; aumente o consumo de germe de trigo, sementes de girassol e folhas verdes escuras; para aguçar o paladar e tornar as preparações mais atraentes e saborosas, use temperos e condimentos naturais como: cebola, alho, orégano, alecrim, manjericão, curry, canela, dentre outros; evite alimentos muito industrializados, refinados e embutidos, que oferecem poucos nutrientes e grandes quantidades de conservantes, corantes e aromatizantes artificiais. Exemplo: açúcar refinado, salsichas, enlatados em geral; o mais importante é a ingestão de pelo menos, 2 a 3 litros de água fresca por dia, nos períodos de maior calor, essa ingestão deve ser aumentada. Estudos indicam que o envelhecimento é causado pela ação dos radicais livres. O melhor modo de neutralizar os danos causados por radicais livres e alcançar a longevidade que todos buscam com saúde é a ingestão de uma dieta rica em alimentos com ação antioxidantes, amplamente encontrados na natureza, tais como: AVEIA - fonte de fibras, além de ser um cereal altamente energético; ALHO; AZEITE DE OLIVA EXTRAVIRGEM - fonte de antioxidantes fenólicos; SUCO DE UVA - contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos; CACAU – antioxidante; OLEAGINOSAS (nozes, castanhas, avelã, amêndoas) - ricas em gorduras insaturadas e substâncias antioxidantes. Mas, atenção, as gorduras insaturadas devem ser consumidas moderadamente; SOJA - fonte natural de isoflavonas; TOMATE - fonte de licopeno; LINHAÇA - rica em ômega 3, lignana e fibras; VINHO TINTO - Esta bebida tem benefícios anticancerígenas e é uma escolha muito mais saudável do que a cerveja ou bebidas destiladas. Um único cálice por dia já é suficiente para reduzir o desenvolvimento de câncer.

Iniciar: cedo ou tarde
Foto arquivo pessoal
João, aos cinco anos, faz atividades e tem uma alimentação saudável
A advogada Tatiana de Souza e o contador Marcelo de Souza, moradores de Irajá, bairro do Rio de Janeiro e pais do João de Souza, de cinco anos. Pensam no futuro do filho e cuidam da saúde dele, com uma alimentação saudável e atividades físicas. João dorme por volta das 21h e acorda às 6h30min.  Além de estudar, faz natação e joga futebol duas vezes por semana. Segundo Tatiana, ela tenta fazer uma alimentação balanceada, incluindo todos os grupos alimentares, nas refeições: “João se alimenta de 3h em 3h. Evito refrigerante, dou preferência a sucos naturais em todas as refeições e aboli, quase que totalmente, os sucos industrializados, que contêm muito açúcar e sódio”, informou. Mudanças de hábito são sempre difíceis de adaptar ou até mesmo, uma alimentação saudável já existente, é difícil de manter. Com o João, não foi diferente: “Ele me pede com frequência, mas consigo negociar ou ao menos limitar o consumo de alimentos pobres para sua alimentação. Vale ressaltar que as influências externas também contribuem muito para uma alimentação pouco saudável, tais como, propagandas de TV”, confessou Tatiana. Para apresentar às crianças um grupo alimentar extenso é preciso ter criatividade e jogo de cintura, é o que Tatiana faz: “Temos o acordo de ele comer, ou pelo menos provar de tudo, deixo ele a vontade para comer, já que ele aceita bem. Mas, não deixo de oferecer coisas novas”, falou. A dona de casa Cláudia Morais, 49 anos, já está comemorando os 50, que só completa no dia 28 de dezembro.  Moradora de Iguaba há 12 anos. Trocou o agito do Rio, pela tranquilidade do interior: “Gosto muito do Rio, mas busquei qualidade de vida e sossego. Andar tranquila nas ruas e curtir mais a natureza. Já, que no Rio a gente tem medo de fazer isso”, considerou. Além, de gostar de dormir até tarde, a vida toda brigou com a balança, por gostar de comer fast food, salgadinhos, refrigerantes e massas. Sem ter nenhuma afinidade com os exercícios, só conseguia manter o peso desejado, com remédios. Mas, ao alcançar a longevidade, percebeu que precisava dar mais atenção a saúde. E há quase dois anos começou a caminhar na orla de Iguaba Grande. Para isso, acorda às 5h30min. Conseguiu mudar hábitos e eliminou 22kg  de forma saudável: “Eu ganhei saúde e mais disposição. Não quero mais perder isso, porque me sinto muito bem, assim. Apesar de acordar cedo, tenho mais disposição do que antes”, comemorou. Com todas as informações, experiências e sugestões cedidas, acredito, que será mais fácil alcançar a longevidade com saúde.



  

4 comentários:

Andréa disse...

Oi, Andréa. Gostei muito do seu blog, bem informativo! Sou do Rio, estou me aposentando e com planos de morar em Cabo Frio! Andei pesquisando e me disseram: no Braga dá muito assalto, no Centro alaga, etc! Penso em apartamento, perto de tudo! Me sugeriram o bairro Passagem! Gostaria de ouvir sua opinião ou um post sobre o assunto! Obrigada! Andréa C.

Andréa Morais disse...

Olá Andréa. Obrigada!! Em Cabo Frio, gosto muito da Passagem tb. É bem pertinho da Praia do Forte e para mim, o melhor bairro da cidade. Porém, tudo que é bom custa caro. Mas, na reportagem falo da cidade de Iguaba Grande, que por ser menor e não ter praia, tem preços mais em conta, além de ser mais calma. Para alguns, calma demais. rsrsrsrs... Boa aposentadoria!!!

Andréa disse...

Obrigada! Fiquei satisfeita com a resposta!!!! Vou de Passagem mesmo!!! rsrsrsrsrsss

Andréa Morais disse...

Parabéns pela escolha!!!