sábado, 29 de janeiro de 2011

Ignorância X Conhecimento

Por Andréa Morais
Aos anos de vida, é normal adquirirmos experiência, aprendizado, conhecimento, cultura, etc.. A ignorância da criança é rapidamente substituída pelo ensinamento dado a elas. Na infância inicia a sede pelo saber, que na fase adulta se focaliza no que mais gosta. Fato que faz nos distanciar, cada vez mais, da pureza da criança. Mas, em algum momento ou vários momentos surge a saudade da ignorância.
Para mim, que tenho curiosidade e a insaciável necessidade de aprender mais e mais. Perceber que para vivermos bem, precisamos ser ignorantes à alguns fatos, me deixa muito triste. Tem dia em que penso - Seria melhor nos mantermos ignorantes - refiro-me a ignorância, em seu significado puro, a falta de saber, falta de instrução.
Em minhas observações, percebo que a ignorância nos faz mais felizes, já que o saber nos traz muitos dissabores, tristezas e sentimento de incapacidade. Em algumas ocasiões, o ato de ignorar é o melhor remédio para rompermos esses sentimentos. Infelizmente, não somos capazes de consertar tudo e todos.
Este texto é somente um desabafo para o sentimento de incapacidade que sinto ao assistir, nos telejornais ou ler nos noticiários, revistas etc. as crueldades reais, na justiça, na política e com a natureza.
Como sou admiradora da música de Gonzaguinha, O que é o que é? “Eu vivo da pureza da resposta da criança”. Assim, dei um foco maior à profissão que mais gosto, para passar a informação, fazendo com que menos pessoas sejam ignorantes. Com conhecimento, poderemos vencer as crueldades reais. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”.

4 comentários:

Bruno Bastos disse...

Concordo com você em alguns pontos, mas acredito que quer se manter ignorante ao ponto de não saber dos problemas que vivemos é uma péssima ideia. O ideal seria se o povo brasileiro lutasse por um Brasil melhor, ouvimos muitos dizerem que temos que criar bem nossos filhos para que eles possam criar um Brasil melhor, mas na verdade esquecemos que quem está vivendo nele agora somos nós e precisamos lutar para que este seja o momento de fazer deste pais diferente, mas assim como você disse muitos preferem se manter ignorantes para não ter essa responsabilidade.

Andréa Morais disse...

Obrigada pelo comentário Bruno. Realmente é uma péssima ideia nos mantermos ignorantes. Por isso expliquei que foi somente, um desabafo de momentos em que me deixa muito triste. Pois, escolhi a profissão de jornalista, justamente para passar a informação às pessoas e assim diminuir o número de ignorantes em todo o mundo. Acredito, que com o conhecimento podemos vencer as crueldades.

Anônimo disse...

Gostei do comentário do Bruno também....somos nós que estamos aqui agora. E o que estamos fazendo para mudar as atuais circunstâncias ?

Andréa Morais disse...

Obrigada pelo comentário Betina!!Eu, como jornalista faço o que posso. Tento passar a informação de uma maneira clara.Infelizmente a luta é lenta, porque o maior obstáculo, que precisamos vencer é realmente a ignorância, não a relacionada a falta de conhecimento,que sinto saudade, na qual me referi no texto, e sim a ignorância dos que não querem adquiri-lo.