sábado, 22 de janeiro de 2011

Férias ou pesadelo?

Por Andréa Morais   
  2011 chegou. Junto com o novo ano, chegam as férias de verão. Período, em que os pais aproveitam para suspenderem o trabalho e curtir ao lado dos filhos os dias de descanso escolar na estação mais esperada do ano. As economias são gastas com viagens para outros países, cidades ou até mesmo para o interior do estado. 
     O destino preferido da grande maioria, para  passar as férias de verão, é a praia, por isso as cidades espalhadas na Região dos Lagos, atual Costa do Sol, ficam lotadas de turistas. Para o comércio é ótimo, já que o número de clientes aumenta consideravelmente. Os supermercados, os hotéis e pousadas são os mais beneficiados. Já os moradores, são os mais prejudicados com o número aumentado da população. As filas nos supermercados e padarias, são estressantes, além do trânsito, que fica insuportável. O melhor a fazer, é andar de bicicleta ou a pé, assim iremos fazer com que o Meio Ambiente agradeça, pela diminuição de gás carbônico emitida no ar. 
     Por falar em natureza, precisamos lembrar, que junto com o verão chegam as tragédias climáticas, causadas por  fenômenos, como o El Niño, presente no ano passado ou a atual, Zona de Convergência, uma das responsáveis pela maior tragédia climática do país na Região Serrana, no interior do estado do Rio de Janeiro, neste verão.
     Ao mencionar os fenômenos e as tragédias causadas pela natureza, me fez lembrar uma palavra que é imprescindível para o bom funcionamento da evolução e da sociabilidade, RESPEITO. O desrespeito, seja com a natureza ou entre nós, seres humanos, é ao meu ver, a principal causa de tragédias e estresse no cotidiano.
     Sendo assim, vamos aproveitar as férias, respeitando os limites  e direitos do próximo, para uma boa convivência entre nós e a natureza, que está a cada ano , mostrando a sua força e buscando o que lhe foi tomado. Assim, podemos ajudar a fazer com que as férias não sejam transformadas em pesadelo. Este é um bom momento para mencionar Gonzaguinha: "(...) Viver e não ter a vergonha de ser feliz, com a beleza de ser um eterno aprendiz". Nunca é tarde para aprender e se reeducar. Boas férias!!!

Nenhum comentário: