domingo, 1 de setembro de 2019

Procura por serviços de fisioterapeuta está em alta

Fotos: Arquivo pessoal Kelly Cantanhêde
Aumento das técnicas utilizadas na fisioterapia ampliam atendimento 

Por Andréa Morais
Neste ano, no dia 13 de outubro, a profissão de Fisioterapia completará 50 anos de regulamentação. E desde então, o crescimento da solicitação deste profissional tem aumentado, consideravelmente. Em 2015, de acordo com o site Reabilitech, os planos de saúde aumentaram a busca por profissionais de fisioterapia em 43%. E o crescimento na prática esportiva, pelos brasileiros aumentou em até 194%, conforme informações divulgadas pelo Ministério da saúde, em 2018. Uma das técnicas mais utilizadas em atletas é a liberação miofascial, que alivia as dores, já existentes, além de ser preventiva, em pessoas ou atletas, que acumulam tensões musculares com facilidade. Só, no município de Iguaba Grande, com aproximadamente 30 mil habitantes, tem cerca de 5 Espaços ou Centros de Fisioterapia; além, dos serviços oferecidos pela secretaria de saúde e por dezenas de profissionais; entre eles está a recém-formada, Kelly Cantanhêde, que com menos de um ano de formação, já está com a agenda cheia. Kelly sabe, que para atender bem é necessário estudar e se aprimorar, por isso, não ficou, somente, com o conhecimento da faculdade, ela tem especialidade em: liberação miofascial ( remove nódulos de tensão muscular) ventosaterapia, sangria (alternativas contra a dor) crochetagem (quebra das aderências do sistema músculo-esquelético), auriculoterapia (estimula pontos situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo) moxabustão (entre outros benefícios, causa efeitos positivos no sistema imunológico), stiper (reordena e reequilibra as ondas e energias nos pontos aplicados), entre outros: “Sou fisioterapeuta integrativa, onde viso os meus pacientes e não a doença, mas falando globalmente, atendo ortopedia, traumatologia desportiva, geriatria e neurologia. Eu sempre tive vontade de ajudar as pessoas e percebi que na fisioterapia eu poderia ajudá-las de muitas formas e é muito gratificante ver o brilho no olhar e o sorriso no rosto dos meus pacientes, quando estão se sentindo melhor, tanto fisicamente quanto emocionalmente.”, concluiu a fisioterapeuta.




Os principais benefícios do tratamento com ventosas são aumento da circulação sanguínea local, eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho, fortalece os vasos sanguíneos, aumenta a produção de líquido sinovial (líquido encontrado entre a pele e os ossos. Nas articulações dos ombros, joelhos e cotovelos) relaxa e acalma o corpo e a mente

A fisioterapia, também auxilia no pós-operatório e tratamento do câncer de próstata; além da fisioterapia respiratória, auxiliando na eliminação de secreções. A atuação do fisioterapeuta tem foco no desenvolvimento motor do paciente, recuperando a inclusão social. De acordo com a fisioterapeuta, a prevenção e a reabilitação recebem ajuda importante da fisioterapia: “A fisioterapia preventiva tem como objetivo adaptar exercícios de forma a evitar que problemas ocorram, principalmente, na população de risco, como idosos, esportistas e trabalhadores. Com a prevenção, o fisioterapeuta proporciona mais qualidade de vida e disposição para seus pacientes sem sofrimento e com o mínimo de impactos negativos para a saúde. A utilização das técnicas específicas ajudam na reabilitação do indivíduo e garantem ao paciente a oportunidade de ter uma qualidade de vida melhor”, garantiu Kelly, que encontra na fisioterapia forças, por ter a oportunidade de ajudar as pessoas: “Dou a elas uma qualidade de vida melhor, sempre me esforço ao máximo para deixar meu paciente satisfeito, mas no final das contas, sou eu que saio realizada por ver a conquista do meu paciente. O que me fortalece de uma tal forma, que me faltam palavras para descrever. Vejo neles a vontade de viver, mesmo com tudo que enfrentam e isso me faz querer ser cada vez melhor para eles, que acaba sendo melhor para mim, também”, revelou a fisioterapeuta. Kelly, também desperta a atenção, para as pessoas, que só procuram os serviços de um fisioterapeuta, quando já estão com a doença: “O indivíduo pode procurar os serviços de um fisioterapeuta, com o intuito de prevenção. Então, a qualquer momento a pessoa pode procurar um fisioterapeuta e fazer uma avaliação, para verificar suas necessidades”, salientou a fisioterapeuta.

Mobilidade articular é muito utilizada nos tratamentos pós-operatório
Kelly faz atendimento no Espaço Danielly Pimentel, em Iguaba Grande e no Espaço de Beleza e Estética Jarlice Barbosa, em Araruama; Além, de fazer atendimentos residenciais. Segundo a fisioterapeuta, o tratamento domiciliar evita gastos extras, para o paciente, possibilita maior conforto e por ele já estar familiarizado com o ambiente, fica mais confortável. Enquanto, nas clínicas, o tratamento segue as normas do estabelecimento, mas nada que impeça uma reabilitação satisfatória: "Independente do local, o meu dever como profissional é sempre dar o meu melhor, visando a saúde do meu paciente”,esclareceu Kelly. 


Um comentário:

Unknown disse...

Nossa que maravilha , parabéns Doutora Kelly Cantanhede e meu muito obgda Andreia, Deus te abençoe para sempre!