quarta-feira, 26 de julho de 2017

Itaipava Recebe Vernissage Luz, Cor e Forma de Anayra Ricart

Arte: Divulgação
 Luz,Cor e Forma de Anayra Ricart poderá ser visitada a partir de 19 de agosto
Por Andréa Morais
A Galeria Cultural Shopping Estação Itaipava receberá a Exposição “Luz, Cor e Forma” da artista plástica Anayra Ricart.  A Vernissagem será no dia 19 de agosto, às 19h. A artista mistura Op Art, uma técnica que cria ilusões de ótica, com a linguagem supra-pictórica, em que trabalha com a profundidade do campo visual, de forma inovadora, acrescentadas ao Neoconcretismo, que surgiu, na década de 50, no Rio de Janeiro, em oposição ao Movimento Concretista, de São Paulo. Os artistas neoconcretos acreditam que a forma é o principal elemento da arte.
Foto: Arquivo Pessoal
A artista plástica Anayra Ricart é neta do saudoso artista cômico Zé Trindade
Anayra Ricart tem a veia artística de seu avô, Miltom da Silva Bittencourt “Zé Trindade” que, além da sua ilustre carreira de comediante, acumulou as funções de músico e poeta. Já, Anayra enveredou pela arte plástica, iniciando sua formação na década de 80, como autodidata, recebendo forte estímulo vocacional em face de constante presença ao atelier do artista Carlos Scliar, onde praticou e aprendeu as técnicas de utilização de pigmentos naturais, como areia e terra, que hodiernamente aplica em suas obras; além, de colagem em alto-relevo. Mais tarde, a artista ingressou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, lá conviveu com grandes nomes da nossa arte. Anayra, também participou de importantes exposições, como a exposição UniversidArte XII, na Universidade Estácio de Sá, entre outras.
Anayra Ricart
"Sonhos da Imaginação" é uma das peças da Exposição Luz, Cor e Forma
Atualmente, estabelecida na Cidade de Petrópolis, onde reside e trabalha na criação de seus projetos, se prepara para mais uma exposição: “Sempre fui fascinada pela pureza Construtivista e Neoconcreta, assim como os efeitos sensoriais compositivos da Op Art. Ao mesmo tempo, sempre gostei e quis trabalhar com a dimensão escultural. Num momento, percebi que poderia criar uma nova linguagem supra-pictórica ou proto-escultural compondo arranjos cromáticos, com planos e superfícies pictóricas em relevo, ampliando as possibilidades compositivas e expressivas. O ponto de vista do observador, a iluminação da fonte luminosa, o jogo de luz e sombra e os elementos que entram em cena, assim que a dimensão pictórica avança, levemente, sobre a escultura compõem de forma estimulante e confortante o meu vocabulário expressivo”, explicou a artista. A Exposição “Luz, Cor e Forma” ficará disponível para visitação até o dia 01 de outubro, as quartas, quintas, sextas e domingos das 16h às 20h e aos sábados das 16h às 22h, na Estrada União e Indústria, 11000, Itaipava, Petrópolis RJ.

Nenhum comentário: