quarta-feira, 20 de abril de 2016

Conscientização do Autismo é comemorado em Iguaba Grande

 Foto Alexandre Oliveira
Palestra sobre o autismo,na Escola Municipal Ernestina Soares de Azevedo

Por Andréa Morais
Conhecido cientificamente como, Transtorno do Espectro Autista e diagnosticado como leve, moderado ou severo. As causas do autismo são desconhecidas, mas a pesquisa na área está cada vez mais intensa. Sabe-se que a genética e agentes externos desempenham um papel chave, nas causas do transtorno. No dia 02 de abril foi comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi lembrada pela escola Municipal Ernestina Soares de Azevedo, com palestra, trazendo mais informações sobre o tema para funcionários, alunos, seus pais e a comunidade, na manhã, do último sábado, dia 16 de abril. O evento Iniciou com uma caminhada, no bairro Iguaba pequena, para chamar a população, para o evento.  Segundo a Diretora da escola, Vânia Vieira, especialista em educação especial para deficiência auditiva. O primeiro encontro foi no ano passado, na gestão anterior: “A minha intenção é dar continuidade a encontros como este e ampliar, fazendo com que isso se torne mais frequente, com mais de uma vez por ano. A intenção da caminhada é para divulgar o evento, convidando a comunidade para escola, para apresentarmos a importância de conhecer o tema. E assim, podermos conviver de uma forma mais harmônica, com todas as crianças, seja ela especial ou não; e junto quebrarmos qualquer tipo de preconceito, melhorando a convivência”, revelou.  Falou ainda, sobre a importância do tema abordado: “A escola trabalha os valores, a convivência em sociedade e combate qualquer tipo de indiferença, seja ela física, mental ou social. O autismo é uma questão que deve ser trabalhada pela incidência de alunos, com Transtorno Global do Desenvolvimento, na escola”, completou. Atualmente, são nove crianças, que recebem o atendimento especializado. Para facilitar a aprendizagem e a circulação das crianças especiais, a escola se adaptou, alargando as portas; construindo rampas; instalando barras para cadeirantes, nos banheiros; montou a sala de recursos multifuncionais, com materiais didáticos, computadores e jogos; instalou placas em braile; placas antiderrapante, nos corredores; adquiriu um andador e uma cadeira especial; além, dos cursos de capacitação oferecidos pela secretaria de Educação, aos professores e monitores, que acompanham as crianças especiais. As quais têm um monitor exclusivo para cada uma delas.