terça-feira, 20 de setembro de 2016

No Dia da Árvore Prolagos planta muda para cada bebê nascido

Foto: Andréa Morais
Dia da Árvore é comemorado pela Prolagos
Na celebração do Dia da Árvore, a Prolagos (Concessionária de Água e Esgoto) plantará uma árvore para cada bebê nascido do dia 21/09 até 30/09, nos municípios da área de concessão (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) serão pequenos "padrinhos" e "madrinhas" que contribuirão para o plantio de árvores no entorno do principal manancial que abastece a Região dos Lagos, na Estação de Tratamento de Água (ETA), às margens da Lagoa de Juturnaíba. Ao longo das plantações, placas serão fixadas indicando o nome dos bebês que vão apadrinhar os exemplares de espécies nativas, que crescerão junto com os pequenos nascidos nestes últimos dias de setembro. O plantio será feio no dia 21 de outubro.

De acordo com o presidente da Prolagos, Carlos Roma, O objetivo da campanha é ressaltar a importância da participação de todos na preservação dos recursos hídricos e do ecossistema da Região dos Lagos: “Nossa intenção é somar esforços em prol do meio ambiente, chamando a atenção para a importância da preservação para gerações futuras. Integrar a comunidade e envolver as crianças nesse processo é uma forma de fomentar a educação ambiental e, consequentemente, contribuir para a melhoria da qualidade da vida da população".

Workshop de produção de mudas, em Iguaba Grande e apresentação gratuita de teatro, em São Pedro da Aldeia movimentam o dia.

A programação conta com ações educacionais e recreativas gratuitas. O objetivo dessas atividades é difundir mensagens sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, uso consciente da água e do tratamento de esgotos para a preservação do meio ambiente.

No dia 21/09, de 9h às 12h, acontecerá também um Workshop de produção de mudas, no Horto Municipal de Iguaba Grande. A ação, que é aberta ao público e de graça, é em parceria com o projeto “Revivendo Águas Claras” que consiste, por meio da restauração florestal, na melhoria da qualidade das águas e das áreas no entorno do reservatório de Juturnaíba.

Entre os destaques das atividades comemorativas, estão as apresentações gratuitas da peça “Aventuras no Mundo Encanado” nos dias 20 e 21/09, às 9h e às 14h, na praça do bairro São João e no Teatro Municipal Átila Costa, ambos em São Pedro da Aldeia. O espetáculo aborda conceitos de saneamento e sustentabilidade ao público por meio do personagem principal da história, o Prolaguito. O teatro de bonecos é encenado pelo grupo teatral “Trupe Fabricarte” com os atores da Região dos Lagos Ricardo Amorim, Manuela De Lellis e Rafaela Solano, sob a direção de Cesar Valentim. A peça é incentivada pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com apoio da Prolagos e Instituto Equipav. A gestão é da agência 3 Apitos. No final de cada apresentação, serão distribuídas mudas de plantas nativas da região.




Nenhum comentário: