quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Google mapeia ruas da Região dos Lagos

Por Andréa Morais
Um novo sistema de GPS está sendo implantado em todo o Brasil. Na manhã dessa terça-feira,encontrei na esquina da minha casa, um carro equipado com câmeras e adesivado pelo Google. A minha curiosidade, uma das exigências para exercer a minha profissão, não hesitou em abordar o motorista do veículo, o mapeador de vias públicas,Vinícius Evangelista Motta. Ele estava com pressa, porque estava em seu horário de trabalho e precisava mapear as ruas da cidade de Iguaba Grande,por isso, conversamos, rapidamente, e registrei algumas imagens do veículo.
Foto de Andréa Morais
Veículo equipado para mapear as ruas


De acordo com Vinícius, o trabalho é para o Google Maps Street View , que será lançado, no espaço de um mês, na internet.Ele permite explorar lugares do mundo todo, através de imagens de 360 graus no nível da rua.A atualização ocorrerá anualmente. O mapeamento está sendo feito no horário em que o sol estiver iluminando as ruas. 
Foto de Andréa Morais
O globo, com quinze câmeras utilizadas para registrar as imagens das ruas

São quinze câmeras, expostas em cima do carro, que filmam e fotografam 360 graus ,no alto, em baixo e no meio. A câmera é interligada ao computador, que fica dentro do veículo e indica as ruas que devem ser mapeadas, além de armazenar as imagens em um HD. Sempre que é completada a sua capacidade de armazenamento, as imagens são enviadas para o Google para serem jogadas ao sistema.

Foto de Andréa Morais
O mapa das ruas que serão fotografadas e filmadas para o Google Maps Street View
A internet tem sido utilizada para localizar ruas, e até mesmo, para conseguir emprego. Segundo Vinícius, a vaga na empresa foi encontrada em uma comunidade do Orkut. Para ele, morador de São Pedro D'Aldeia,o serviço será muito importante, principalmente para a região:"A minha rua não aparece no Google Earth e assim, será mais fácil localizar endereços desconhecidos".

2 comentários:

viníciusEmotta disse...

Parabéns pela reportagem! Acabou me pegando de surpresa dentro do carro ! rs rs rs Mais, que Deus continue ti abençoado !
Vinícius E. Motta

Andréa Morais disse...

Obrigada, principalmente, pela atenção dada, assim pude passar a informação para várias pessoas...