segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Atuar é bom demais e participar de um projeto pioneiro é melhor ainda

Por Andréa Morais
Como jornalista, não poderia deixar de transformar em reportagem a minha participação como atriz, na primeira novela  produzida no município de Cabo Frio e por uma TV Comunitária no Brasil. No último sábado, (19 de fevereiro) tive o prazer de gravar a minha estreia, em "Cidade Jardim", interpretando a Rita. Disse estreia, porque soube pelo autor da novela (Guilherme Guaral), que a personagem terá uma história na trama. Guaral, também divide a direção com Rodrigo Sena e, ainda, faz parte do elenco, ele dará vida ao Gonçalo, dono do jornal "Voz do Jardim".

                                                                                                              Foto de Nayara Gomes
Eu, já vestida de Rita e o Everson Dias, colocando o microfone
                                                                                                                 
Na primeira cena da Rita ( minha personagem), recebe o jornalista, Jarbas (Fabrício Bittencourt) e a fotógrafa, Sarita (Manuela de Lellis), em sua casa, para dizer ao repórter, que o deputado Peixoto ( Mauro Silveira ) é o pai de seus filhos, Gustavo (Alexandre Jr.) e Miguel (João Faria), que também participaram da gravação. Não posso falar mais sobre a Rita, porque, ainda está em fase de criação. Sugeri , que ela fosse uma mulher de gosto extravagante, e pelo visto já foi aceito, tanto pelo autor, quanto pela figurinista (Nicole Loup), pois o figurino da cena é do meu guardarroupa, que levei, pensando na personagem. Andressa  Luz, responsável pelo make-up dos personagens, finalizou o visual da Rita, que recebeu o aval da diretora de arte, Lúcia Reis.    
                                                                                                                      
                                                                                                                           Foto de Nayara Gomes
Rita, na companhia dos filhos, recebe os repórteres para a entrevista. Enquanto a equipe técnica cuida dos detalhes
"Cidade Jardim", surgiu da junção dos desejos de Edson Dias, um dos criadores da Jovem TV e Guilherme Guaral, que tinham vontade de fazer teledramaturgia na região. A TV, que tem como presidente, Fernando Lebre, também iniciou de um sonho que hoje é realidade. Há três anos, suas produções eram exibidas, somente, para o bairro, Jardim Esperança e desde, 8 de outubro de 2009, está sendo transmitida para  toda a cidade de Cabo Frio, pelo canal 8 da Costa do Sol. A previsão é que a estreia da novela seja  em maio,  com exibições nas segundas, quartas e sextas com capítulos inéditos, e reprises nas terças, quintas e sábados. Enquanto, os telespectadores não podem assistir aos capítulos, vou contar a minha experiência neste dia de gravação,em que pude conhecer uma parte da equipe técnica, que é formada por jovens que já trabalham na Jovem TV: Thiago Dias e Wanderson Dias, que ajudam no som e na montagem dos equipamentos e Alcimar Costa, cinegrafista, além do Everson Dias, que é o Diretor Técnico da novela. Segundo Guaral, o projeto tem em torno de 50 pessoas envolvidas: "Estamos aprendendo a jogar, jogando. A ideia é criar uma estrutura, que a médio prazo se torne profissional", completou. Ao abordar o lado econômico; Guaral despertou para o mercado de trabalho que a produção da novela abre fora da  cidade do Rio, possibilitando a geração de emprego e renda no interior. "A novela é o primeiro de muitos outros que pretendemos produzir. Queremos fazer da região um pólo de produção na teledramaturgia", idealiza.

                                                                                         Foto de Nicole Loup
Chegou a hora de finalizar a composição visual da Rita. Andressa Luz cuida da maquiagem e do cabelo da personagem
Guaral teve o desejo de escrever uma novela, ainda menino, aos doze ou treze anos, quando  iniciou "Lutar para Vencer". Não sabe onde pode encontrar os escritos, mas do título, nunca esqueceu. A sua experiência, como autor lhe rendeu frutos. Foi indicado, ao Prêmio Mambembe em 95. Em 98 foi vencedor, com o texto "Conversa de Pescador", concorrendo com Maria Clara Machado, Karen Acioly e Rogério Blat. Ao mencionar os nomes dos concorrentes, Guaral mostrou humildade: "Só concorrer com autores como esses, já é um prêmio", afirmou. Como ator, faz participações em novelas da Globo e da Record há 18 anos."Sempre quis fazer uma uma novela inteira",observou. Diz que a novela foi surgindo, assim que começou a escrever. "As tramas começaram a vir e os personagens aparecerem", explicou. Ele diz estar feliz com o resultado do trabalho e dos atores. Quanto ao público, acredita que as pessoas se sentirão cúmplices e se emocionarão com os personagens."A história é uma homenagem ao Jardim Esperança, representando todas as cidades",adiantou. Finalizou, dando crédito aos atores. "O ímpeto dos atores é que faz a diferença, é o que está garantindo o sucesso deste projeto, que está abrindo espaço para novos profissionais".

                                                                                         Foto de Andréa Morais
A Grua (Equipamento de filmagem que proporciona efeito visual cinematográfico) em ação na cena, em que Jarbas e Sarita chegam à casa de Rita. 
Nesta minha primeira participação, pude perceber o entrosamento da equipe e a alegria de cada um, em fazer parte desse projeto -Espero que a Rita seja envolvida em várias tramas na novela, para que ela tenha muitas cenas e assim, eu  possa pegar uma carona na personagem, para estar na companhia dessa equipe. Pude perceber o ímpeto dos atores, a que o Guaral se referia , quando tive o prazer de conhecer alguns atores e conversar um pouco com cada um.O Fernando Lima (Tuquinha) iria gravar, mas não deu tempo, porque a cena era externa e diurna, sendo assim, precisávamos da luz do dia. Mas, mesmo assim, ele apresentou o Tuqinha para a gente. "Ele é um lobo em pele de cordeiro,  é extremamente ambicioso e tem um segredo", entregou. A Nayara Gomes (Kitty), também estava lá, mas foi só para acompanhar a gravação. " A Kitty  é estudante de jornalismo e é apaixonada pela cultura. Ela vai se tornar uma grande amiga do Edu (Obed Fersof ) e vai ajudá-lo na montagem de um grupo de teatro",declarou. A casa da Rita, na vida real é da Tânia Arrabal (Goretti) e do José Facury (Sidney) por isso, eles também estavam lá e não poderiam ficar de fora né? -Vamos as apresentações de seus personagens, por eles mesmos. " Goreti é  evangélica convertida e mãe do protagonista, ela é uma mulher que tem um mistério na vida e se dedica para realização do seu filho", disse sua intérprete -Chegou a vez do Sidney ser apresentado. "Ele é uma pessoa estressada e tem fé no Divino para resolver os problemas do dia a dia. Fazê-lo é um desafio porque ele é o oposto de mim", concluiu Facury. Miliane Bodnarasec (Rose), foi acompanhar seu marido, Fabrício Bittencourt (Jarbas) e não escapou da apresentação: " A Rose é diretora da escola, tem uma filha, e ajuda e incentiva ao Edu  na realização do sonho dele de montar um grupo de teatro, ela quer levar o projeto para escola", assegurou.
                                                                                      Foto de Andréa Morais
Os diretores Everson Dias, Rodrigo Sena e Guilherme Guaral definem o plano da cena
-Agora sim, os atores que fizeram parte da cena. Jarbas, por Fabrício Bittencourt: "Jarbas é um jornalista, um cara bacana, que tem um bom faro para o jornalismo, mas tem uma ambição natural para alcançar o sucesso profissional". Sarita, por Manuela de Lellis: "Ela é uma fotógrafa apaixonada pela profissão. É moderna, jovem, descolada e antenada para conseguir os furos de reportagem, junto com seu parceiro, Jarbas" -É gente, o assunto tá bom, mas eu vim aqui para atuar como atriz e não como jornalista, aliás,o jornalista aqui é o Jarbas, então, chega de entrevista, porque o Bruno Silva, assistente de direção pediu para eu ir maquiar. Mas, insistente e cara de pau, que sou, apelei : "Só mais uma Bruno, com você mesmo, fala um pouco da sua experiência". Rapidamente, disse:"Sou ator, fui continuísta do curta metragem "Quatro", que você também participou (se referindo a mim). Em "Cidade Jardim", iniciei como continuísta, passei para assistente de Direção e hoje sou o "Severino", o faz tudo da novela",finalizou com risadas. Depois de maquiada deu tempo para conversar com a figurinista, Nicole Loup, que é formada  em Moda, pela Universidade Veiga de Almeida e trabalhou na produção do último catálogo de verão da Pier . " O clima da equipe é uma delícia. Estou muito empolgada em trabalhar, na primeira novela da região", exprimiu.

                                                                                                                            Foto de Andréa Morais
Uma parte da equipe de produção: Bita Weber, Tadeu Burached, Luana Machado, Rodrigo Sena, Bruno Silva, Andressa Luz e Lúcia Reis

Quanto a minha experiência em atuar, faço participações em novelas e programas da Globo esporadicamente, desde 1998, quando fiz a minha estreia na TV, no concurso Garota Corpo Dourado, no Faustão, para concorrer a uma personagem da novela Corpo Dourado. Depois, vieram participações em Pegadinhas do Faustão, Linha Direta, Malhação, A Grande Família, Laços de Família, O Clone, Mulheres Apaixonadas e algumas participações em cinema, comerciais e atuações no Teatro. Para mim, dar vida a Rita é importante, porque tem muito tempo que não atuo. Vou poder matar a saudade dessa paixão que divide espaço com o jornalismo.Além, de estar voltando a atuar com chave de ouro, ao participar do elenco da primeira novela produzida na região, é uma alegria e um prazer enorme.

                                                                                Foto de Tadeu Burached

José Facury, Tânia Arrabal, Nayara Gomes, Eu e Fernando Lima, antes de iniciar as gravações.
Infelizmente, atuar e reportar ao mesmo tempo é um pouco difícil, por isso, não pude falar com todos os presentes. Agora, é só esperar a estreia da novela e ficar ligado na história, para curtir, com os personagens, as emoções e aventuras vividas por eles -E lógico, não posso deixar de pedir para você torcer pela Rita, se divertir com ela e procurar entender cada uma de suas atitudes.

                                                                                     Foto de Nayara Gomes
Mais uma imagem da Rita, que vai ao ar no segundo capítulo de "Cidade Jardim"

6 comentários:

Bruno Bastos disse...

Muito Legal! Parabéns!

Pricilla Farina Soares disse...

Que ótimo Andréa! Sorte pra ti!!! :D beijão

Pricilla Farina Soares disse...

Que ótimo Andréa! Sorte pra ti!!! :D beijão

Andréa Morais disse...

Obrigada pelos comentários! Escrevo para informar e entreter, o feedback é importante para melhorar sempre.Obrigada e volte sempre.

Tânia Pinheiro disse...

Só tenho uma pergunta a fazer... COLOCOU A RISADA COMO BORDÃO DA RITA??? hahaha

Vc é danada mesmo, Andréa..Parabéns!!!
Se eu soubesse que vc estaria por lá, teria ido...quando será a próxima gravação? Me avisa que eu vou!!!
Bjãooo

Andréa Morais disse...

Quando ela precisar dar gargalhadas, acho que posso emprestar a minha, porque combina com ela. Obrigada!! Beijos!