terça-feira, 6 de julho de 2010

Marina vence em pesquisa realizada nas cidades de Araruama, Cabo Frio e Iguaba Grande

Por Andréa Morais
Ao realizar um trabalho de pesquisa de opinião pública, para a faculdade de Comunicação Social com habilitação em jornalismo, junto com colegas do curso, decidimos como tema: Presidência da república: Escolha dos candidatos.
Nesta pesquisa os eleitores entrevistados foram definidos por: sexo, classe social, faixa etária, grau de instrução e estado civil das cidades de Araruama, Cabo Frio e Iguaba Grande, com a faixa etária a partir de dezoito anos. O objetivo da pesquisa, além de encontrar dados com as intenções de votos na eleição de 2010 para o cargo de Presidente da República, para o primeiro e segundo turno, foi também observar o motivo da escolha dos candidatos, e em que setor o entrevistado espera que o seu escolhido faça seu primeiro investimento.
O método de coleta de dados foi realizado por inquérito pessoal. Realizando entrevistas em pontos de fluxo, nas cidades determinadas. O período de coleta foi de 11 a 18 de junho de 2010 e os resultados foram os seguintes:
Marina obteve 36% das intenções de voto no 1º turno, Serra, 25%, Dilma 23% e entre brancos, nulos, indecisos e outros candidatos 16% das intenções de voto. Para o 2º turno, Marina desceu para 28%, mas continuou na frente, porém empatada tecnicamente,com os outros candiadatos Dilma e Serra, que subiram e empataram com o mesmo percentual, 27%. A inteligência foi o principal motivo da escolha, com 35% da opção dos eleitores. A saúde seguida por educação e segurança foram os setores mais votados para o primeiro investimento do candidato, com 38% , 27% e 19% respectivamente.


Nenhum comentário: