sábado, 6 de junho de 2009

" Vamos Chamar o Vento"

Vegetação natural da cidade, Praticantes de Kite Surf na Praia das Dunas e foto da vegetação no alto da Duna Mãe, no Parque das Dunas
Vamos Chamar o Vento...
Por Andréa Morais


"De tarde quero descansar. Chegar até a praia e ver. Se o vento ainda esta forte..."
 O vento e suas variações sempre foram temas de canções brasileiras. O trecho acima da música “Vento Litoral”, parte do repertório de Renato Russo, ressalta a força desse fenômeno da natureza, ora tão ameno ora tão impetuoso. Tal qual a Legião Urbana, outras bandas de rock se pautaram pela temática do vento, como Biquini Cavadão, com a música “Vento Ventania” e Los Hermanos, com a música “O Vento”. Na MPB, é facilmente encontrado no repertório da família Caymmi. Na literatura, aparece na obra de diversos escritores, em especial nos poemas do modernista Manoel Bandeira.
Cabo Frio é uma cidade privilegiada, pela quantidade de vento, que se apresenta 70% Nordeste, responsável pelo sol e excelente para a pesca; e 30% Sudoeste, que traz a chuva. Segundo Eduardo Pimenta, biólogo, professor universitário e superintendente da guarda marítima de Cabo Frio, o somatório de vento, com a topografia submarina, se transforma em uma pérola da natureza.
O vento afasta a água superficial em um ângulo de 90º, que cai em um cânion submarino e traz as águas profundas para a superfície, Com a subida dessa água, vem também os nutrientes que favorecem uma abundância de flora e fauna marinha, a chamada ressurgência.


Exclusividade

Somente seis lugares no planeta conseguem esta dupla façanha, com maior ou menor intensidade: Cabo Frio, Mauritânia, Califórnia, Chile, Austrália e Peru.
Cabo Frio é, por isso, um dos principais produtores de pescado do mundo. Exporta o produto para todo o Brasil, Estados Unidos, Inglaterra e Comunidade Européia. Além disso, de acordo com Pimenta, a ressurgência ainda é responsável pela areia branca, pela transparência da água e pela vegetação de caatinga fluminense. 


Esporte

Os esportes também são favorecidos pelo vento na maioria das modalidades náuticas. O vento na direção nordeste ajuda na prática de kite-Surf, Wind Surf, Vela, etc. O de direção sudoeste, que deixa a água mais clara, favorece o mergulho, a canoagem e o nado. O Terral é o tipo de vento que vem da terra para o mar e forma a onda perfeita, para os surfistas, porque ela fica arredondada.
Não é por menos que Arnaldo Gnone, cinegrafista e surfista, não se cansa de elogiar a importância do vento para a prática do surf. “Cabo Frio,geograficamente, apresenta praias, por suas várias posições, com diversos tipos de onda. Por exemplo, o vento Nordeste se apresenta terral na Praia do Forte e Praia Grande, e o vento Sudoeste se apresenta terral na Praia do Peró e Praia do Foguete”, explica.


Sensações

Para alguns, o vento é sinônimo de temor e respeito. “É excessivo, molda as plantas, as árvores. Dita o tipo do nosso cabelo. Maltratada a pele, deixa sua marca no nosso próprio corpo. É muito traiçoeiro no mar, por isso tem que ser muito respeitado. É uma das principais forças da natureza, e é bom tê-lo como aliado”, comenta Eduardo Pimenta.
Para outros é sinônimo de irritação. Gente que não vai à praia por conta do fenômeno, que se estressa pelo cabelo bagunçado, pela pele ressecada, pela dificuldade de andar de bicicleta pela cidade, quando o vento vai de encontro com o caminho a se seguir; por impedir o uso de certas saias ou vestidos, pelo próprio som do vento quando enfurecido. É o que pensa a dona-de-casa e moradora da região há 22 anos, Maria Baragli.Há ainda os que preferem a presença do vento à sua falta, por trazer o frescor, e deixar o ambiente agradável. Acham o excesso ruim, mas é melhor tê-lo do que o calor que sentem sem ele. Augusto de Carvalho, jornalista, mora na cidade há 15 anos e concorda, “Salva a vida da gente, a cidade é muito quente, o vento nos salva, a gente reclama do vento, mas quando não tem vento, pedimos o vento”.

Matéria publicada na revista "Trilha do Sol", revista digitalizada dos alunos do curso de Comunicação Social da UVA - Cabo Frio - Dezembro de 2008. No site www.agenciahoradenoticias.com.br no dia 06/06/2009 e  no "Jornal de Sábado", em 01/08/2009

Nenhum comentário: