quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Inscrições Abertas Para Aulas de Artesanato, Canto e Teatro, na Associação de Moradores de Iguaba Pequena

Foto: Jorge Pacheco
AMAIP, Funciona na antiga UBS de Iguaba Pequena
Por Andréa Morais
A AMAIP ( Associação de Moradores e Amigos de Iguaba Pequena) foi criada em 10 de setembro de 1994 e teve como seu primeiro presidente, o Sr. Dirceu Siqueira. A Associação iniciou com o atual Presidente, Jorge Pacheco, em 15 de junho de 2013. Em 06 de Agosto de 2013 a AMAIP, teve sua regularização cadastral, com o número de CNPJ. Em 2015, o Sr. Jorge Pacheco foi reeleito, para presidir o biênio 2015/2017. Em 31/10/2015, foi cedido à Associação, pela Prefeitura, no Governo Grasiella Magalhães, através de Contrato de Comodato, com a responsabilidade pela AMAIP, do cumprimento dos pagamentos dos encargos de água e luz do imóvel, da antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) de Iguaba Pequena, o que possibilitou dar uma melhor condição aos alunos dos cursos e atendimento à população. A atual Diretoria é formada pelos seguintes membros: Presidente: Jorge Pereira Pacheco Neto, Vice-Presidente: Angélica do Carmo Lessa; 1ª Secretária: Patricia Barrozo Canellas Patrocínio; 2ª Secretária: Maria Helena Sigolo Pacheco; Tesoureiro: Paula Fátima Coutinho de Andrade; Conselho Fiscal Titular: Marcos Vinícius Duarte, Celioveu de Azevedo e Paulo Roberto Cortes Muniz; Conselho Fiscal Suplente: Sonia Pacheco Bülten, Tomas Bülten e Carlos Alberto Soares de Oliveira.


Foto: Divulgação
As Turmas estão completas, mas, as inscrições continuam abertas para fila de espera
De acordo com o Presidente da AMAIP, os cursos na sede da associação são realizados em parceria com o Departamento de Cultura do Município, através do "Projeto Aqui Tem Cultura", para descentralizar os cursos ministrados na Casa da Cultura, utilizando Associações de Moradores: " Logo após a eleição e reativação da AMAIP, abraçamos o Projeto, e hoje, somos a única associação à manter essa parceria, através do Curso de Ballet AMAIP. Inicialmente atendemos cerca de 30 crianças com curso de Ballet. Hoje, temos cadastradas 51 meninas, que iniciarão as aulas após o Carnaval, sob a direção da professora Bruna Marinho". Ainda, segundo Jorge, já ofereceram aula de violão, cavaquinho e percussão, atendendo crianças e adultos. Mas, infelizmente, por falta de alunos, as aulas foram suspensas. Porém, para o ano de 2017, Jorge quer iniciar com os cursos de Teatro e Canto, para todas as idades, tendo o aval do Diretor de Cultura, João Gabriel, em parceria com o Departamento de Cultura do Município. Todos os cursos mencionados, são totalmente gratuitos, com professores cedidos, pelo Departamento de Cultura/ Escola de Artes do Município.  Amanhã, dia 16 de fevereiro, às 18h e 30 min. haverá reunião, com a professora de ballet, Bruna Marinho, o Diretor de Cultura, João Gabriel e as mães de alunas inscritas no curso, para definirem horário, dias e data de início das aulas.
Foto: Jorge Pacheco
A professora de artesanato, Helena Sigolo e as alunas Alzira, Kamila, Adriana e Karina
Além destes cursos, existem outros realizados por professores voluntários, como os cursos de artesanato. Segundo o Presidente , a AMAIP tem duas artesãs voluntárias, que realizam aulas de Mini Jardins de Cactus e Suculentas (terças-feiras de 14h. às 16h.) e Bordado, Crochê e Bordado com Fita (quartas-feiras, de 14h. às 16h.). E a AMAIP, ainda quer oferecer aula de dança para adultos: "É nossa intenção implementar o curso de Dança de Salão, que será à noite e se iniciará após o Carnaval. Conforme entendimentos com o profissional, o valor cobrado será popular, para que todos possam usufruir. Serão duas horas de aula, por semana. E também faremos consulta à uma profissional para a possibilidade da dança de ZUMBA".
Foto: Jorge Pacheco
AMAIP  presta serviço a Comunidade de Iguaba Pequena
Os benefícios que a AMAIP oferece aos moradores de Iguaba Pequena, também são externos. De acordo com o Jorge a comunidade pode utilizar a associação, para solicitar serviços públicos: "Através de Ofícios aos órgãos competentes, estamos sempre solicitando a prestação e execução de serviços em nossas ruas do bairro, como limpeza. das ruas, capina, retirada de entulho,patrolamento, iluminação etc." E ainda, existe o aceso a biblioteca, atendimento jurídico, com a orientação da advogada voluntária, Angélica Fagundes, com agendamento. Mas, para o Presidente, as maiores conquistas da AMAIP foram: "A implantação da rede coletora de esgoto na rua Servidão, onde o esgoto era em céu aberto. A obra foi realizada através das parcerias entre AMAIP, Governo Grasiella Magalhães, Prolagos e a grande participação do então Vereador, Leandro Coutinho; A outra conquista foi  quando, após  reunião com os pais, onde foi feito abaixo assinado anexado ao Ofício AMAIP nº 043 de 16/11/15, endereçado à Prefeita Grasiella, com cópia para Secretaria Municipal de Educação conseguimos manter todas as crianças do bairro e entorno, que passaram para primeira série, após a construção de duas salas, na Escola Municipal Ernestina de Azevedo, pois os alunos ,que passavam para esta série, eram automaticamente transferidos para a Escola Municipal Deputado Claudio Moacyr de Azevedo, e naquele ano, isso não seria possível, em virtude da falta de salas de aula". Para ser associado, basta ter mais de 16 anos e comparecer a sede,  na Trav. N, Sra. da Conceição nº 28, para preencher o formulário. Existe o associado efetivo, que é o morador do bairro, assim, ele pode votar e ser votado, desde que seja maior de 18 anos e que esteja em dia com a mensalidade. E, os amigos do bairro, para os que têm desejo de associar; esses podem votar, mas, não podem ser votados. A AMAIP, não recebe nenhum subsídio, se mantém através do recebimento das mensalidades, cujo valor mínimo é de R$ 5,00 existe associados, que contribuem com R$ 10,00. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, de 8h e 30 min às 12h. Nos dias de curso, também funcionam à tarde.

Em época de crise, apareça






Nenhum comentário: