quarta-feira, 15 de março de 2017

Rio Confirma 1º Caso de Morte Por Febre Amarela Em Casimiro de Abreu


Foto: Alexandre Oliveira. Retirada do site da PMIG

Para o Secretário Municipal de Saúde de Iguaba Grande, Leônidas Heringer, não há razão para pânico. A cidade receberá as doses para a vacinação de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde
Por Andréa Morais
Com a confirmação da primeira morte por febre amarela,no município de Casimiro de Abreu, a Secretaria Estadual de Saúde antecipou a vacinação em 25 municípios . O Ministério da Saúde vai disponibilizar 1 milhão de doses de vacinas, que serão entregues, amanhã, dia 16 de março, para a Secretaria de Saúde do Estado. De acordo com o Secretário de Estado de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr. , por medida de emergência, para que a doença não se espalhe,toda a população de Casimiro de Abreu e do entorno serão vacinadas. A prioridade da campanha será imunizar a população residente ou que trabalha, em áreas de mata e zonas rurais.

Cidades da 1ª Etapa de Vacinação

Antes de ter a confirmação da morte, em Casimiro de Abreu. Foi criado um bloqueio nas divisas com Minas Gerais e Espírito Santo, no qual 30 cidades receberão doses extras de vacinas, para imunização da população, para evitar a contaminação. Após a confirmação da primeira  morte, por febre amarela, no Estado do Rio, Luiz Antônio Teixeira Jr., o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, e o Diretor de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Artur Roberto Couto se reuniram, na manhã de hoje, dia 15 de março, na Fundação Oswaldo Cruz e definiram, que a primeira etapa da vacinação será iniciada, nos próximos dias, nos habitantes das cidades , que não faziam parte da área de bloqueio, definida anteriormente: Sumidouro, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Silva Jardim, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Macuco, Trajano de Moraes, Conceição de Macabu, Tanguá, Araruama e Casimiro de Abreu. E, ainda, as que já estavam incluídas, entre os 30 municípios: Campos dos Goytacazes, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, São Fidélis, Cardoso Moreira, Carmo, Cantagalo e Sapucaia . Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, todo o Estado do Rio de Janeiro será contemplado. A imunização será feita de forma gradativa. O secretário Luiz Antônio garantiu que, até o fim do ano, todos serão imunizados.


Iguaba Grande

Os municípios de Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, não estão incluídos nesta fase de vacinação. Para o Secretário Municipal de Saúde, Leônidas Heringer, não há razão para pânico. A cidade receberá as doses para a vacinação de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde: "Continuaremos vacinando as pessoas que vão se deslocar para áreas afetadas". Leônidas alertou, ainda para as contraindicações, para se tomar a vacina: "A vacina, mesmo quando disponibilizada em larga escala, será aplicada em maiores de 9 meses e menores de 60 anos. Grávidas, imunodeprimidos e pessoas com sintomatologia, não serão vacinados, a não ser, que haja indicação técnica específica".  Por enquanto, para os que vão viajar, para áreas de risco, precisam agendar a vacinação, na Policlínica Municipal de Iguaba Grande, Rua Nossa Senhora de Fátima, 123, Centro. É importante saber que  a vacina leva 10 dias para garantir a proteção.
________________________________________________________________________________

Apareça aqui

Nenhum comentário: