Foto retirada do site da PMIG
Campanha vai até dia 26 de maio. |
A Influenza, conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. De acordo com informações do site do Ministério da Saúde, a infecção, geralmente, dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante, acompanhada de calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. Os vírus influenza são transmitidos, facilmente, por por pessoas infectadas, ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos, de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente, em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária, também podem infectar humanos, causando doença grave, como no caso do A (H7N9). Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A vacinação é a intervenção mais importante, na redução do impacto da influenza. Este ano, os professores passam a fazer parte da faixa de prioridade, para tomar a vacina. Segundo o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, os professores receberão a vacina, nas escolas. Além dos professores, a vacinação será destinada aos indivíduos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, profissionais de saúde e povos indígenas. O Ministro quer bater o recorde do ano passado, quando obteve 93% da cobertura vacinal: "Esperamos, que a população compareça, para que possamos bater o recorde e para que, cada vez mais, os brasileiros estejam protegidos contra a Influenza através da vacina H1N1".
Iguaba Grande
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha iniciou nesta segunda-feira, em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e se estenderá, até o dia 26 de maio. O dia D será, no dia 13 de maio. Portanto, as pessoas que fazem parte deste grupo informado, pelo Ministério da Saúde devem procurar, as unidades, onde são cadastrados, até o dia 26 de maio.
Reação Adversa
Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos costumam passar, em 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. É importante procurar o médico para mais orientações.
________________________________________________________________________________
Patrocinador da Notícia
Aqui, você encontra Pilates, Neo Pilates, Xtreme Pilates, TRX, RPG, Terapias Manuais e muito mais... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário