A Corporação Musical de Iguaba Grande Simonides Guimarães (COMIG) tem muitas histórias de superação, para contar. São mais de 2160 horas de ensaio, nestes 15 anos de existência; Mais de 750 jovens formaram a corporação e quase 80 troféus contam a história desta banda, que tem o Coordenador Geral, Ismar Barbosa, sonhando e buscando a realização dos sonhos de todos os integrantes, com a ajuda e empenho do Regente, Jorge Rafael, que entusiasma, colabora e ensina novos ritmos para o corpo musical.
Entre os troféus conquistados, cinco, são Estaduais e três, Nacionais. Em 2017, a COMIG recebeu, mais uma vez o título de Campeã Estadual e Campeã Geral da categoria.
Atualmente, cerca de 80 membros formam a equipe da COMIG, que se dedicam, para a conquista de mais títulos, por todo o país. A família COMIG, como os integrantes se consideram, tem muita garra e disposição, para superar tudo o que vier.
Parabéns família COMIG!!!
Hoje, dia 20 de novembro, às 19h , o responsável pela bancada da Copa Carioca de Bandas, Vini Lemos fez uma correção, em sua página do Facebook, informando, que a COMIG, ao invés de conquistar o terceiro lugar, na categoria Bandas, conquistou o segundo lugar, já que havia sido informado 10 pontos a menos, do que realmente recebeu. Sendo assim, a COMIG é Vice-Campeã na Copa Carioca de Bandas, em 2017.
Fui surpreendida com a indicação do livro "Qualidades Adormecidas:ABC das Qualidades" ao Prêmio "Cora Coralina", na categoria "Melhor Projeto Sociocultural". O vencedor Foi "Flores Literárias". Lógico, que vencer seria maravilhoso. Mas, ter sido indicado me deixou muito honrada e feliz. Até, mesmo, porque os indicados eram todos muito bons e com bagagem. Quero agradecer aos organizadores do evento e a indicação. Fiquei lisonjeada por ter o meu livro indicado ao Prêmio e, principalmente, pela categoria indicada. Obrigada, também, a todos que votaram. Vamos seguir caminhando, para alcançarmos o maior número de pessoas possível, com o projeto do livro. Rumo a um mundo melhor!!!
"Qualidades Adormecidas:ABC das Qualidades" me proporcionou novos caminhos. O livro, que escrevi, em 1995, com a intenção de resgatar os valores morais, ganhou espaço, na literatura, em 2017. Publiquei a minha primeira obra literária, em novembro, de 2016, de maneira independente, com a ajuda de muitos amigos e colegas escritores. Tenho muito a agradecer a todos, que me proporcionaram a divulgação do livro e do trabalho, que quero desenvolver com ele. Assim, como agradeço aos compradores e desejo, que o livro cumpra o seu dever: Construir e ou resgatar valores morais. Espero, também, que ele estimule novos autores, com as páginas interativas.
O primeiro grande evento aconteceu com a minha estreia, nas tardes de autógrafos, no dia 7 abril, de 2017, data em que se comemora o dia do jornalista, minha profissão de formação, no Salão de Artes Zé Trindade, com o meu amigo, Diretor de Cultura da PMIG (Prefeitura Municipal de Iguaba Grande), João Gabriel Cortez e a minha amiga, Produtora Cultural, Débora Cinosi.
Logo depois, fui convidada para palestrar, em maio, na SECOM (Semana de Comunicação)da Universidade Veiga de Almeida, em Cabo Frio, campus, em que estudei. O convite foi feito, pela colega Cintia Gil e minha, eterna orientadora, Heloiza Reis, para que eu falasse, para os meus colegas de faculdade, a minha experiência, na profissão. Na ocasião, pude, também, fazer a exposição do livro "Qualidades Adormecidas:ABC das Qualidades".
Em agosto fui homenageada, como escritora, no "Mosaico Prosa e Verso III". Neste evento realizado pela Biblioteca Municipal de Iguaba Grande, tendo a minha amiga, Bibliotecária Ilda Guerra Vitorino da Paz e toda a sua equipe, formada por mulheres brilhantes, na organização; Pude apresentar o meu livro, mais uma vez, aos alunos da rede pública de ensino, como já havia feito, em minha primeira tarde de autógrafos. Foi muito gostoso participar do evento, ser homenageada, nesta carreira a qual sou iniciante e poder falar do livro.
Ainda, em agosto, pude presenciar a minha amiga, a Pedagoga, Renata Monteiro utilizar o meu livro, em uma dinâmica, na reunião pedagógica da Escola Municipal Nerea Esther Baptista Alcoforado Natividade. Foi a primeira vez, que pude ver o meu livro dentro de uma escola.
Em setembro,o livro "Qualidades Adormecidas:ABC das Qualidades" foi apresentado pela primeira vez aos estudantes do segundo segmento de ensino, também da rede pública. Quem nos proporcionou este momento foi a Professora, Escritora e Acadêmica da AACLIG (Academia de Artes, Ciência e Letras de Iguaba Grande), Nelmara Cosmo, em seu curso "Palavra Falada e Escrita:Novos Caminhos". Foi um desafio falar do livro para adolescentes e jovens. Escolhemos a amizade, como tema, passamos pela lealdade e finalizamos com a paz. Houve muito envolvimento, estimulado pelas dinâmicas produzidas pela Nelmara. Mais uma vez, foi um evento enriquecedor.
Em setembro,também, o livro "Qualidades Adormecidas:ABC das Qualidades" chegou , em Araruama, pelo Colégio CEJAN, da rede privada de ensino. Participou da Feira Literária da Educação Infantil, convidado pela minha amiga, a Coordenadora Pedagógica, Thatiana Pereira. Foi um sucesso! Pude conversar com todos os alunos, apresentando o livro para cada turma, e pude ver a alegria de todos, ao saberem que poderiam pintar as ilustrações e interagir com o livro, pintando, desenhando, fazendo colagem ou o que a imaginação deles permitir, nas páginas de interação.Foi muito gratificante presenciar a interação desses pequenos leitores com o livro. Muitos convenceram seus pais a adquirirem seu exemplar.
Em outubro foram mais dois eventos. O primeiro, foi novamente, no Colégio CEJAN, em Araruama; Mas, desta vez, com a Feira de Ciências Humanas e Linguagens do Ensino Fundamental I. Na ocasião, pude conhecer outras escritoras, que, também, expuseram seus livros, Vivian Marrafa, com "Bíblia Para Quê?" e Taise Ribeiro, com "O Amor de Bruna e Sophia".
O segundo evento, foi um convite da minha amiga, colega literária e uma das pessoas, que sonhou comigo o sonho do livro, quando prefaciou, para mim, mesmo, antes de ter qualquer indício de publicação. E se não bastasse tudo que ela já havia feito, ainda levou o livro,para os universitários, me propondo o desafio de falar sobre a transversalidade, um tema, que eu não dominava, mas, que é exatamente, o que o meu livro propõe: levar a realidade para dentro da sala de aula, trabalhando com a Ética, um dos temas sugeridos, pela PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) na Universidade FERLAGOS, em Cabo Frio, na "XIII Semana de Estudos Linguísticos e Literários", no qual palestrei sobre "Os Valores como Temas Transversais" além, de expor o meu livro.
Em novembro, fui surpreendida ao receber a notícia, de que o livro "Qualidades Adormecidas:ABC das Qualidades" foi indicado ao Prêmio "Cora Coralina" na categoria "Melhor Projeto Sociocultural". Fiquei muito honrada em participar de todos os eventos e de ter o livro indicado ao Prêmio e , principalmente, na categoria de Melhor Projeto Sociocultural. Agora, posso dizer, que, além de jornalista sou escritora. Que venha 2018!!!
No dia 11 de novembro aconteceu a III Conferência Municipal de Cultura de Iguaba Grande. Nesta reunião foram escolhidos os Conselheiros de Cultura representantes das áreas: Artes Visuais, Literatura, Belas Artes, Artes Cênicas, Cultura popular, Patrimônio, Museu e História, Música, Artesanato e Sociedade Civil. Todos ocuparão as Cadeiras, pelo biênio 2017/2019.
Além, de 1 Conselheiro, para cada uma das 9 categorias, haverá 1 representante para cada categoria seguinte: Poder Executivo, Poder Legislativo, Secretaria de Educação e Cultura e Secretaria de Turismo, somando 13 Cadeiras, que terão seus suplentes, totalizando 26.
A primeira reunião do novo Conselho Municipal de Cultura será realizada, no próximo, dia 16 de novembro, às 18h, na sala do Conselho, localizada, na SEMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), localizada na Rodovia Amaral Peixoto, km 102, nº 3399.
A Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande realizou o curso "Palavra Falada e Escrita:Novos Caminhos" ministrado pela acadêmica, escritora e professora, Nelmara Cosmo, no Instituto Genária Viana, todas às quarta-feiras, gratuitamente, para os alunos da rede pública de ensino, de 06 de setembro a 8 de novembro; Data, em que aconteceu a entrega dos certificados, na Cafeteria Prove e Aprove.
No evento, além, da entrega de uma Poesia dos acadêmicos da AACLIG, para cada uma das pessoas presentes, junto com uma bala; fiz o sorteio do meu livro "Qualidades Adormecidas:ABC das Qualidades". E, ainda, teve a comemoração dos aniversariantes do dia, a aluna Thalita e o designer gráfico, Djálvaro Vital, o qual ilustrou o meu livro.
Foi um fim de tarde muito prazeroso e entusiasmante, por ver jovens interessados em conhecimento. Parabéns Nelmara Cosmo, pela doação. Para quem perdeu a primeira edição, fique atento, porque o próximo será em março de 2018. Sucesso!!!
A Enel está com uma Carreta Educacional, para compartilhar o consumo consciente, em Iguaba Grande, até o dia 09 de novembro. O consumidor, que comparecer ao local, com a conta de luz receberá uma lâmpada de led. Mas, será uma lâmpada, para cada número de cadastro de consumidor registrado, na ENEL. E para quem for consumidor baixa renda, receberá um cupom, para escrever uma frase sobre o consumo consciente. As melhores frases ganharão uma geladeira, no dia 9.
A carreta está no Quintal da Cultura, localizado em frente a Praça Edyla Pinheiro, no Centro, de 6 a 9 de novembro, das 9h às 18h e 30 min. Com intervalo para o almoço, de 12h às 13h.