quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Grupos se Mobilizam para Limpeza da Lagoa de Araruama


Por Andréa Morais
Foto retirada do Facebook do grupo Salve a Lagoa
Ação, em São Pedro da Aldeia

São várias as Páginas na internet, que lutam pela limpeza da Lagoa de Araruama. Todos 
estimulam as pessoas,  mobilizando as cidades que cercam a laguna, com o mesmo ideal: a luta pelo fim do despejo de esgoto na laguna. Pelo Facebook já conseguiram reunir centenas de pessoas, com abraços simbólicos da Lagoa de Araruama. O Movimento “Salve a Lagoa” surgiu depois que Maria Eduarda Portugal, moradora do município de São Pedro da Aldeia, foi à praia do Sudoeste no início do ano de 2015 e não conseguiu entrar na lagoa, por causa da poluição. Madu, como é chamada pelos amigos, fez uma postagem, no Facebook, relatando a sua indignação, o que gerou muitos comentários solidários. Assim, surgiu a ideia de um grande movimento, que envolvesse todos os municípios banhados pela Lagoa de Araruama, que contribuem para sua poluição com o despejo de esgoto.  
Foto de arquivo pessoal
Participei do abraço simbólico a laguna, com minha irmã , Cláudia e o Miguel, em  Iguaba
Além disso, o movimento participa de atividades socioambientais promovidas por outras organizações da sociedade civil e projetos de educação ambiental, como o NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos). No dia 21 de novembro, na Praia da Pitória, em São Pedro da Aldeia, O Movimento “Salve a Lagoa” teve o apoio do NEA-BC de Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio e Saquarema. De acordo com os organizadores do evento, o principal objetivo foi conscientizar os turistas e os moradores, sobre a importância da preservação da Lagoa de Araruama, com a intenção de chamar a atenção do Poder Público e concessionárias para a diminuição do despejo de esgoto na laguna. Cerca de 40 pessoas percorreram, aproximadamente, 3 km pela orla, até a Praia do Sudoeste, com faixas e placas, pedindo esgoto zero, na Lagoa de Araruama. Mesmo, com chuva recolheram os resíduos recicláveis e reaproveitáveis que estavam no caminho, totalizando cinco sacos grandes. E ainda aproveitaram para conversar com pescadores e moradores, informando sobre a luta deles, além de recolher assinaturas, para o abaixo-assinado, que já tem mais de 700 assinaturas. O qual será entregue ao Ministério Público, ainda este mês. Em que, se pede uma intervenção do mesmo, junto ao Poder Público, e concessionárias responsáveis pelo serviço de esgotamento sanitário da laguna, para que haja a universalização ao acesso do serviço de esgotamento sanitário, com rede separadora de esgoto e o cessar do aporte de água doce na laguna, que se dá, através do lançamento de efluente tratado. Conforme previsto, na Lei 11.445, de 05 de janeiro de 2007.
Foto retirada do Facebook do grupo Salve a Lagoa
Participantes postam foto, no Facebook, com cartazes pedindo pela limpeza da Lagoa
Para participar do Movimento é só tirar uma foto, segurando uma folha, com uma frase que mostre sua indignação ao despejo de esgoto na laguna, usando as hashtags: #SalveALagoa #EuMeImporto  #VemComAGente  #BotaCaraNoSol . O próximo encontro está previsto para acontecer, na orla de Iguaba, às 9h e 30 minutos, no dia 10 de janeiro. Depois será a vez da Praia do Barbudo, em Araruama. Ainda, sem data confirmada.