segunda-feira, 15 de junho de 2015

Privatização das Rodovias Melhora as Estradas do País


Por Andréa Morais


Foto de Andréa Morais

Rodovia Amaral Peixoto-RJ 106, administrada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens) do  Estado do Rio de Janeiro
No Brasil existem as rodovias administradas pelos governos Estaduais e Federal, e as privatizadas, que são administradas pelas dezenas de concessionárias, que cobram pedágio, para manter a conservação das pistas. Mesmo, com a cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores), que é administrado pelos Estados, preferimos utilizar as vias pedagiadas. Já que, são as que apresentam melhor condição de utilização. O que permite mais tranquilidade e segurança nas viagens.Além, do asfalto em perfeitas condições, a boa sinalização nos ajuda a seguir o destino, deixando o cansaço, somente, para as horas de direção, e não somadas as incertezas do caminho ou das surpresas encontradas nas más condições de uso das rodovias. As quais, em sua maioria, atrasam o percurso, por conta de um pneu furado ou, até mesmo, por acidentes, que podem impossibilitar a nossa chegada ou interromper vidas. De acordo com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) são 21 concessões rodoviárias, administradas pela Agência, totalizando 9.969,6 km. O Programa de Concessão de Rodovias Federais abrange 11.191,1 km de rodovias, dividido em concessões promovidas pelo Ministério dos Transportes, pelos governos estaduais e pela ANTT. O técnico em informática, Maurício Gasparello, teve experiências desagradáveis em suas viagens pelo Brasil, quando, ainda, não existia o Programa de Concessão de Rodovias, no país : “Em 1991 viajei para Salvador. Nessa época, a estrada era horrível. Sem iluminação, toda esburacada e corri perigo. Pois peguei um nevoeiro e dei de cara com um caminhão todo apagado. Mas, hoje em dia, as pessoas dizem que a rodovia está excelente. Mês passado fui a Conceição de Macabu e vi que eles estão duplicando tudo, na BR 101”, relatou.