quarta-feira, 27 de julho de 2011

Iguaba Grande precisa de médico

Por Andréa Morais
Iguaba Grande está em fase de crescimento. A cidade completou 16 anos de emancipação política no dia 08 de junho. De acordo com o CENSO, é dela a 6ª posição entre os municípios que mais crescem em todo o estado do Rio de Janeiro. Em 2010, foram registrados 22.851 habitantes. Esse número mostra um crescimento de 51,44%, referente aos números encontrados em 200. E como, normalmente, acontece em outras cidades, junto com ele, aumentam os problemas. Entre vários outros, um dos setores mais afetados está sendo a saúde do município. Aqui, no Posto de Saúde de Iguaba Pequena, a população vem sofrendo com a falta de médico, desde o final do ano passado. Dona Vilma tem bronquite e precisa enfrentar o sereno da madrugada para garantir a consulta. O posto tem mais de 900 famílias cadastradas e o atendimento tem ocorrido, somente, para 20 pessoas, uma vez por semana. Isso, porque o médico deixa de atender no posto em que trabalha. E para garantir a vaga é preciso chegar às 4h.30min. da madrugada,para ser atendido três dias depois.São quase 4h. de espera, passando frio e pegando sereno. Um risco para saúde de quem está procurando atendimento médico. A marcação para consulta só é feita às 8h.Segundo o Secretário de Saúde, o salário é um dos problemas para conseguir efetuar a contratação do médico. E faz um apelo à população. No site da prefeitura existe uma lista das atribuições da secretaria de saúde. Entre elas está a responsabilidade de planejamento, coordenação, execução, controle e avaliação de atividades do município; garantindo acesso da população a todos os níveis de serviços, contemplando ações de promoção, proteção e recuperação da saúde individual e coletiva. A diretora do departamento de Atenção Básica faz um convite à população. E o secretário me fez um convite irrecusável.


domingo, 24 de julho de 2011

Comprometimento

Por Andréa Morais
Comprometimento,ultimamente, essa palavra tem me feito refletir sobre a falta dele nas escolhas pessoais e profissionais. Qual é o comprometimento do médico, do jornalista, do político... quando escolhem atuar na profissão?Qual o seu comprometimento com a vida, com a família, com os amigos?Cada escolha requer um comprometimento, seja com o bem estar da população, no caso do político; de salvar vidas, no caso do médico;de informar, denunciar, tornar público, no caso do jornalistaEnfim...tudo depende das nossas escolhas. Por isso, escolho sempre por coisas que gosto de fazer,porque para mim , o importante é ser feliz. Não consigo entender, porque as pessoas escolhem fazer o que não gostam.E acabam agindo com descomprometimento,seja  em sua atuação profissional ou pessoal.No mês passado minha irmã teve dengue e por falta de comprometimento dos médicos que a atenderam, a doença se complicou e pelo que pude perceber ao acompanhá-la, várias outras pessoas reclamavam do atendimento médico.Resolvi falar sobre isso agora, porque mais uma vez o assunto voltou a me  fazer pensar. Dessa vez, foi a lamentável escolha de Amy Winehouse, ou será que foi falta de comprometimento? Em entrevista a um programa de TV, ela disse ter medo de morrer sem deixar sua contribuição na música.Felizmente conseguiu contribuir e muito. E você? Fez a escolha certa? Tem agido com comprometimento em suas escolhas? Espero que sim, se não, ainda há tempo de mudar. Boa semana!!!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Curta o Festival

Na Oficina de Realização do I Festival Curta Cabo Frio tive a minha primeira experiência com curta metragem. O filme "Curta o Festival" foi o resultado do trabalho desenvolvido com direção coletiva de todos os alunos: Andréa Morais, Arnaldo Gnone, Evangelos Pagalidis e Isabel Ramalho, com a ajuda do professor Marcelo Ferrarini . Além de mim, o elenco foi composto pela atriz Cláudia Mury e pela jornalista Isabel Ramalho e ainda, as participações especiais de Carlos Ernesto e José Augusto Saraiva. Arnaldo Gnone e Marcelo Ferrarini ficaram responsáveis pelas imagens. O roteiro e produção teve a participação de todos os envolvidos na Oficina de Realização. A edição foi de Daniel Pacheco.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tô Ligadão, no carnaval de 2010

Cobertura do bloco Tô Ligadão no carnaval de 2010. Foi o segundo ano consecutivo, em Praia Seca, com Thyago Mello e Banda Colmeia. Imagens de Flávio Delazari.

terça-feira, 12 de julho de 2011

ESPORTE na VEIA

Por Andréa Morais
Busco, sempre aliar a minha realização pessoal com a profissional, por isso tento vencer os meus medos, fazendo matérias de esportes radicais. Seja, descendo de rapel, praticando sandboard ou me aventurando no SUP. Cair faz parte, o importante é continuar.

Torneio de Pesca Esportiva, em Iguaba Grande atrai pescadores de várias cidades

Por Andréa Morais
O VI Torneio de Pesca Desembarcada, em Iguaba Grande, reuniu noventa e seis pescadores, no último sábado. Eram cinquenta raias distribuídas na areia da Laguna de Araruama, desde o trecho, em frente à Capela Nossa Senhora da Conceição até o Banco do Brasil.  Mas, somente, quarenta e oito estavam ocupadas por suas duplas.O motivo, foi a falta de oito participantes inscritos. De acordo com o Sub-secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Leandro Coutinho, quatro foram substituídos por duplas que aguardavam na fila de reserva, e estavam no local. "Não deu tempo para ligar para outros que aguardavam, em casa". As inscrições foram feitas na Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Iguaba Grande e em outros dois estabelecimento comerciais do município. Era preciso levar 4 Kg. de alimento não perecível para efetuar a inscrição da dupla.Esses alimentos, assim, como os peixes serão distribuídos em uma Entidade Filantrópica da Cidade.

Foto de Andréa Morais
O Torneio reuni amigos e familiares

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Stand Up Paddle, o esporte chegou para ficar

Por Andréa Morais
No caminho de Iguaba Grande para Cabo Frio, o nevoeiro estava intenso. O que não impediu os surfistas de aproveitarem o mar da Praia do Forte. E foi lá, que encontrei os instrutores da minha primeira experiência no Stand Up Paddle, preparando os equipamentos para mais um dia de divulgação do esporte. Você sabe o que é Stand Up Paddle? Quer dizer remo em pé sobre prancha, é uma modalidade esportiva que vem ganhando espaço nos mares do Brasil. O SUP, como é chamado pela maioria dos praticantes chegou para ficar. Além, do Nino Moreira e do Guilherme Henrique, conversei com o Presidente da Associação Brasileira de Stand Up Paddle -ABSUP, Ivan Floater, pelo skype, para saber informações. Para a prática do esporte, assim, como em qualquer outro, é aconselhável ter o acompanhamento de um profissional. O GHP, gravou as imagens do meu treinamento e da minha primeira vez no SUP. Os surfistas ou supistas, como são chamados os praticantes do SUP, podem variar o esporte, aproveitando as modalidades. Atletas brasileiros estão conquistando espaço entre os campeões mundiais. De acordo com o Ivan Floater, os jornalistas, assim como eu, aprovaram o esporte. Gostou? Quer mais informações? É só acessar: www.opus67.blogspot.com,  absup.com.br ou http://www.supsurf.com.br/

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Final de semana intenso

Por Andréa Morais
Pelos primeiros dias do segundo semestre do ano de 2011, o período promete ser como eu gosto, cheio de atividades.No sábado (02/07) fui cobrir a Procissão Marítima ,em Iguaba Grande. Caminhei do início ao fim da orla de Iguaba, para chegar ao ponto de partida. De lá, fui de barco até o Píer do Centro. Depois, andei de bicicleta emprestada, carregando o dono na garoupa, até o início da orla, para dar tempo de registrar a chegada dos pescadores em terra. Quando, finalmente, caminhei, mais 1 km. para chegar em minha casa. Isso tudo, aconteceu em três horas e meia. No dia seguinte, acordei às 6h. para fazer uma matéria sobre o Stand up Paddle (SUP), em Cabo Frio. Saí de casa às 7h. com um forte nevoeiro. Segui de ônibus, pensando, nos compromissos do dia, pois além da matéria de SUP, teria que chegar em Iguaba, antes das 14h para cobrir a entrega dos troféus, aos vencedores da Procissão Marítima e finalizar a matéria.

Foto de Andréa Morais
Frio e sono, no caminho para praticar, pela primeira vez, o Stand up Paddle

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Encontro de veículos antigos e modernos na Praia do Forte

Por Andréa Morais
Na Praia do Forte, você pôde conviver com veículos modernos e antigos. O encontro reuniu colecionadores e atraiu público de todas as idades, no primeiro final de semana de julho. Uma Pickup Ford F100, ano 1958, foi uma das atrações, entre vários outros modelos. A restauração de veículos antigos requer muita paixão e persistência. O proprietário do veículo fez questão de mostrar uma adaptação moderna, para a porta traseira.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Os bastidores da produção em vídeo

Por Andréa Morais
Estou em meu momento de produção independente. A atividade da vez é produzir, gravar e editar as matérias, que publico no blog.Isso eu já fazia com as escritas, mas, com os vídeos é novidade.Como gosto de escrever, não dá para ficar só falando, preciso escrever também. E fazer as duas coisas, como aconteceu nas  primeiras matérias: Cidade Jardim é a 1ª Novela produzida por uma TV comunitária, no Brasil e Oitava edição na Feira Forte promete superar todas as outras , em que gravei e fotografei, não dá.Ou uma coisa ou outra, porque, manter a câmera estabilizada já é difícil, ainda mais, estando com uma câmera fotográfica na outra na mão, para fotografar e filmar ao mesmo tempo.Resolvi o problema da seguinte forma -Vou produzir  e contar os bastidores da produção em crônica, que irei publicar, após o vídeo em questão. 
Foto de Andréa Morais
Imagem de São Pedro, na Procissão Marítima, em Iguaba Grande

Procissão Marítima em homenagem a São Pedro comemora a Semana do Pescador, em Iguaba Grande

Por Andréa Morais
Na procissão marítima, em homenagem a São pedro, que é o protetor dos pescadores, teve premiação para o barco mais ornamentado. A tradição acontece a alguns anos e ,a cada ano,mais pescadores aderem ao evento, que também, comemora a Semana do Pescador. A ornamentação dos barcos foi feita com muita alegria e com a colaboração de toda a família, principalmente das mulheres,companheiras, também, na pescaria. Eu segui de carona no barco do Mestre Francisco e do Cleiton até o deck onde estavam os jurados.De acordo com Iná Gomes,uma das juradas, a alegria é um dos critérios para levar o troféu. A procissão atraiu admiradores e fiéis que receberam os pescadores no ponto de chegada. Local, onde todos receberam a benção do Padre, antes da imagem de São Pedro ser levada para a Capela. A premiação dos três barcos vencedores foi feita no dia seguinte, na Secretaria de Agricultura, com um almoço, que teve a presença dos familiares e de autoridades. A semana do pescador foi finalizada com o parabéns para todos os pescadores.