domingo, 29 de maio de 2011

Política transformada em politicagem.Precisamos ficar de olhos abertos

Por Andréa Morais
As últimas notícias da semana, me fizeram escrever sobre o assunto.Política, de acordo com o Aurélio, significa: conjunto dos fenômenos e das práticas relativos ao Estado ou uma sociedade; arte e ciência de bem governar, de cuidar dos negócios públicos ; habilidade no trato das relações humanas; modo acertado de conduzir uma negociação. Lamentavelmente, no nosso país, está crescendo a politicagem (política mesquinha, estreita). A mudança dessa situação está em nossas mãos. Nós, eleitores, precisamos politizar (inculcar a consciência dos seus deveres e direitos políticos;tomar consciência política). Mais um ano eleitoral se aproxima e precisamos mostrar o valor do nosso voto, derrubando esse comércio de politiqueiros em nosso país, para construirmos uma vida melhor. Já falei sobre o tema em outro momento, O seu voto tem valor . Não podemos entregar o nosso futuro nas mãos de pessoas que só pensam em seu próprio bem-estar. Acorda povo brasileiro! É preciso tomar conta do que é nosso. O poder que temos nas mãos, ou melhor nas urnas, é enorme. Devemos mostrar que somos cidadãos, sim , e queremos o melhor para o futuro das crianças, do meio ambiente, da educação, da economia, da saúde... Não se engane, permitindo que a habilidade de politiqueiros, os que praticam politicagem, sejam eleitos.Vamos eleger políticos que querem, realmente mudar a situação do nosso país. 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

A-bê-cê cultural

Por Andréa Morais
Escrever é uma paixão que me acompanha desde criança. Esse foi um dos motivos pelo qual escolhi a faculdade de jornalismo -Vocês devem está perguntando...Não seria melhor ter escolhido Letras?? Mas, uni dois dons que nasceram comigo: escrever e perguntar. Sendo assim, a melhor opção foi o jornalismo. Em 1995, quando ainda, sonhava em me formar escrevi um livro sobre qualidades que andavam extintas. 15 anos após, já formada em jornalismo resolvi fazer uma revisão no livro "Qualidades Adormecidas", com a esperança de publicá-lo na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, que acontece em setembro deste ano. Tive a ajuda da professora universitária e colunista do Lagos Jornal, Mônica Cabral, que aliás, me deu o prazer de prefaciar o livro. Como, não consegui verba para publicá-lo e não sou uma pessoa que desiste fácil das coisas. Aproveitei o tempo vago, por estar desempregada e roteirizei um curta metragem, baseado no livro, para inscrevê-lo em Festivais , e quem sabe assim, conseguir ganhar algum prêmio, que me ajude a publicar o livro? Infelizmente, esbarrei na burocracia. Por utilizar atores menores de idade, preciso, antes de tudo, da liberação da justiça, para a exibição do filme. Na verdade, é preciso da liberação da justiça, até para gravar o curta, mesmo tendo a autorização dos responsáveis -Pensei em utilizar menores, para atrair ,ainda mais, a atenção do público alvo. Por ser um tema educativo, eles irão se identificar com os personagens da mesma faixa etária. Sendo assim, além de muito papel e corre-corre, vou torcer para que tudo corra bem. Tanto para a liberação do curta, para não perder o prazo de inscrição nos concursos, quanto para o processo de publicação do livro. Viva a cultura!!!

sábado, 21 de maio de 2011

Cidade Jardim em noite de pré-estreia

Por Andréa Morais
 
20 de maio de 2011 será uma data histórica para a cidade de Cabo Frio. Cidade Jardim, a primeira telenovela produzida no município, teve sua noite de pré-estreia e recebeu convidados de todas as classes sociais. Uma novela baseada nas histórias do bairro Jardim Esperança é um projeto pioneiro na região. O evento lotou o Clube Tamoyo Esporte Clube. De acordo com os responsáveis pelo projeto, é a primeira telenovela produzida por uma TV Comunitária no Brasil.
 

 Foto de Andréa Morais
Luzes e recepcionistas recebem os convidados

Mantenha a Dengue distante

Por Andréa Morais
Em época de surto da Dengue, uma doença que ataca todas as idades e classes sociais, recebi um e-mail com a mensagem de Ioshiko Nobukuni, que diz ser uma sobrevivente da dengue hemorrágica. Nele havia uma receita  bastante sugestiva para ocasião.Uma solução para eliminar o mosquito Aedes Aegypti. A mistura é fácil de fazer e o custo  fica em torno de R$ 10,00. Porém, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, o repelente de insetos é uma categoria de produto prevista na legislação sanitária para ser registrado antes de fabricado e comercializado. Não é o caso desta solução. Portanto, a Gerência Geral de Cosméticos - GGCOS da Anvisa não pode recomendar o uso de produtos desconhecidos, e de acordo com o previsto na legislação são impróprios para o uso. Mais informações: 0800 642 9782 -www.anvisa.gov.br
Foto do banco de imagens Google
Aedes Aegypti , o mosquito transmissor da doença

quinta-feira, 19 de maio de 2011

13º Prêmio Contigo! de TV. Eu fui!!

Por Andréa Morais
No dia 17 de maio de 2011, estive, pela primeira vez no Golden Room do Copacabana Palace. Fui convidada para a festa  realizada pela revista Contigo! que premiou os melhores da TV, em 13 categorias. Fui uma das privilegiadas, por ter sido a vencedora de um concurso cultural do Clube do Assinante. Era preciso completar a frase: Eu quero brilhar no red carpet do Prêmio CONTIGO! porque... Fui bem ousada na resposta, como é de costume: “Amo assistir e fazer TV. Será um prazer presenciar os melhores do ano, no 13º Prêmio Contigo. Além, de servir como treinamento, para quando chegar a minha vez de estar na lista dos mais votados",completei. A festa foi maravilhosa e consegui unir o útil ao agradável. Quando iniciei a frase, pensei nas duas coisas que mais gosto de fazer. Atuar nas minhas profissões de atriz e jornalista. E os convidados da festa eram perfeitos para fazer meu marketing pessoal.Curti a festa, colhi informações para fazer esta reportagem e distribui meu cartão para quase todas as pessoas que havia planejado.
                  Foto de Léo Marinho, publicada no site da contigo
Chegada ao Prêmio. Minha irmã e eu estamos ao fundo, nos credenciando


sexta-feira, 13 de maio de 2011

De proibida à praticada pela 'Melhor Idade'

Por Andréa Morais
A luta disfarçada em dança, que mistura cultura popular e música é de origem afrobrasileira, foi desenvolvida por escravos africanos trazidos para o Brasil.Segundo o professor de capoeira, Rodrigo Parente, há duas modalidades do esporte: a Capoeira Angola, que tem como representante, o Mestre Pastinha e a Capoeira Regional, representada pelo Mestre Bimba. Ainda, conforme Parente, a expressão popular foi proibida por lei em 1890, pelo então presidente da república Deodoro da Fonseca. Só foi liberada, em 1937, por Getúlio Vargas, que após assistir uma apresentação do Mestre Bimba e seus alunos, a decretou como Folclore Brasileiro.Em 1972 a capoeira foi considerada esporte, pelo Conselho Nacional de Desporto." A Capoeira é reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional - COI, como esporte praticado em mais de 51 países. Então, falta pouco para a capoeira ser mais uma modalidade Olímpica", concluiu Parente.
                                                                                                 Foto de Andréa Morais
Rodrigo Parente e Maurício de Oliveira, na academia Aguia Club

Do bloco à prancha de surf - Parte 2



Segunda parte da reportagem esportiva, sobre o passo-a-passo da prancha de surf.Tive a ajuda do shaper, Dado, do laminador, Mariana Maia e do empresário, Ruy Jardim. Juntos, mostramos as etapas de um simples bloco, até se transformar na melhor amiga do surfista. Esta reportagem foi ao ar no dia 10/11/2008, no programa Vitrine Shop Show, na TV Litoral, canal 11 da Costa do Sol, em Cabo Frio.
Repórter: Andréa Morais
Imagens: Arnaldo Gnone
Edição de imagens: Camila Pessanha
Produção: Andréa Morais

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Do bloco à prancha de surf - Parte 1



Reportagem esportiva, sobre o passo-a-passo da prancha de surf. Precisei publicar em duas partes.Tive a ajuda do shaper, Dado, do laminador, Mariana Maia e do empresário, Ruy Jardim. Juntos, mostramos as etapas de um simples bloco, até se transformar na melhor amiga do surfista. Esta reportagem foi ao ar no dia 10/11/2008, no programa Vitrine Shop Show, na TV Litoral, canal 11 da Costa do Sol, em Cabo Frio.
Repórter: Andréa Morais
Imagens: Arnaldo Gnone
Edição de imagens: Camila Pessanha
Produção: Andréa Morais

terça-feira, 10 de maio de 2011

A esperança nunca morre, seja no mundo virtual ou real

Por Andréa Morais
As redes sociais me inspiraram para escrever sobre o tema desta crônica . Ao abrir minha página no Facebook li o comentário de um amigo que mencionava Renato Russo:"Quando tudo nos parece dar errado, acontecem coisas boas que não teriam acontecido se tudo tivesse dado certo." Logo depois, ao ler as publicações no Twitter, me deparo com a notícia de um ator que fica rico ao vender terrenos virtuais.Ao clicar no link, que me levou a reportagem sobre tecnologia, da revista Galileu, conheci a história de Jonathan Jacobs, um ator que desde os 11 anos de idade buscava o sucesso na carreira escolhida. Depois de 25 anos de muita luta e pouco resultado.  Passou a investir seu tempo na vida virtual . Na edição de 2010 do Guinness book, teve seu nome publicado no livro dos recordes pelo maior acordo de venda de propriedade virtual já feita, U$ 635 mil. Em 7 anos alcançou o sucesso no mundo virtual, com o nome: Neverdie (nunca morre)."Não há nenhuma separação entre o meu ser real e o meu ser virtual. Eu sou meu avatar", disse Jon Jacobs, em entrevista a Galileu. No final da reportagem, uma frase de Jacobs: “Eu sou desiludido, até certo ponto. Mas quer saber? Eu até gosto disso”. Remete a frase de Renato Russo, mencionada no início deste texto. Encontro nas palavras de Jacobs e Renato Russo, motivação para continuar lutando para alcançar o objetivo. Enfim, esperança, junto com perseverança,  transformação e   recomeço, são o combustível do sucesso. Para ler a reportagem completa: Revista Galileu - O dono do mundo

terça-feira, 3 de maio de 2011

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Maio promete

Por Andréa Morais
O mês de maio revela-se promissor. No penúltimo dia de abril houve o casamento do século, antecipando o romantismo com a cerimônia real. Dois dias depois, o Papa João Paulo II é beatificado.  Após algumas horas, o mundo recebe a notícia da morte do homem mais procurado no mundo por uma década.Osama Bin Laden foi declarado o inimigo público número um dos Estados Unidos, pelo então presidente Bill Clinton, antes mesmo, de ser o mandante do ataque a Torre Gêmeas, o maior atentado terrorista da história, que resultou  na morte de mais de 2700 pessoas, em 11 de setembro de 2001. A morte de Bin Laden traz vários significados, pelo mundo inteiro. Entre eles, Paz e Liberdade. Por outro lado, existe o receio de manifestações terroristas, pelos seguidores do líder da al-Qaeda. Segundo a jornalista Miriam Leitão, é preciso ficar atento à economia : "A morte de Osama Bin Laden acontece em um momento importantíssimo para a geopolítica do mundo. Tudo é muito intenso, perigoso. Forças democráticas estão lutando em países árabes por mais liberdade. Mas, muitos desses ditadores tiveram apoio e financiamento do Ocidente. Nesse momento, velhos ódios podem ser acirrados", escreveu em seu Blog. Eu prefiro acreditar no sonho e ver a situação pelo lado positivo. Como maio é o mês das noivas e das mães, espero que o romantismo esteja no ar e a beatificação do Papa João Paulo II prolifere a Paz  no planeta. Boa semana!!!