sábado, 29 de janeiro de 2011

Ignorância X Conhecimento

Por Andréa Morais
Aos anos de vida, é normal adquirirmos experiência, aprendizado, conhecimento, cultura, etc.. A ignorância da criança é rapidamente substituída pelo ensinamento dado a elas. Na infância inicia a sede pelo saber, que na fase adulta se focaliza no que mais gosta. Fato que faz nos distanciar, cada vez mais, da pureza da criança. Mas, em algum momento ou vários momentos surge a saudade da ignorância.
Para mim, que tenho curiosidade e a insaciável necessidade de aprender mais e mais. Perceber que para vivermos bem, precisamos ser ignorantes à alguns fatos, me deixa muito triste. Tem dia em que penso - Seria melhor nos mantermos ignorantes - refiro-me a ignorância, em seu significado puro, a falta de saber, falta de instrução.
Em minhas observações, percebo que a ignorância nos faz mais felizes, já que o saber nos traz muitos dissabores, tristezas e sentimento de incapacidade. Em algumas ocasiões, o ato de ignorar é o melhor remédio para rompermos esses sentimentos. Infelizmente, não somos capazes de consertar tudo e todos.
Este texto é somente um desabafo para o sentimento de incapacidade que sinto ao assistir, nos telejornais ou ler nos noticiários, revistas etc. as crueldades reais, na justiça, na política e com a natureza.
Como sou admiradora da música de Gonzaguinha, O que é o que é? “Eu vivo da pureza da resposta da criança”. Assim, dei um foco maior à profissão que mais gosto, para passar a informação, fazendo com que menos pessoas sejam ignorantes. Com conhecimento, poderemos vencer as crueldades reais. “Viver e não ter a vergonha de ser feliz”.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Férias ou pesadelo?

Por Andréa Morais   
  2011 chegou. Junto com o novo ano, chegam as férias de verão. Período, em que os pais aproveitam para suspenderem o trabalho e curtir ao lado dos filhos os dias de descanso escolar na estação mais esperada do ano. As economias são gastas com viagens para outros países, cidades ou até mesmo para o interior do estado. 
     O destino preferido da grande maioria, para  passar as férias de verão, é a praia, por isso as cidades espalhadas na Região dos Lagos, atual Costa do Sol, ficam lotadas de turistas. Para o comércio é ótimo, já que o número de clientes aumenta consideravelmente. Os supermercados, os hotéis e pousadas são os mais beneficiados. Já os moradores, são os mais prejudicados com o número aumentado da população. As filas nos supermercados e padarias, são estressantes, além do trânsito, que fica insuportável. O melhor a fazer, é andar de bicicleta ou a pé, assim iremos fazer com que o Meio Ambiente agradeça, pela diminuição de gás carbônico emitida no ar. 
     Por falar em natureza, precisamos lembrar, que junto com o verão chegam as tragédias climáticas, causadas por  fenômenos, como o El Niño, presente no ano passado ou a atual, Zona de Convergência, uma das responsáveis pela maior tragédia climática do país na Região Serrana, no interior do estado do Rio de Janeiro, neste verão.
     Ao mencionar os fenômenos e as tragédias causadas pela natureza, me fez lembrar uma palavra que é imprescindível para o bom funcionamento da evolução e da sociabilidade, RESPEITO. O desrespeito, seja com a natureza ou entre nós, seres humanos, é ao meu ver, a principal causa de tragédias e estresse no cotidiano.
     Sendo assim, vamos aproveitar as férias, respeitando os limites  e direitos do próximo, para uma boa convivência entre nós e a natureza, que está a cada ano , mostrando a sua força e buscando o que lhe foi tomado. Assim, podemos ajudar a fazer com que as férias não sejam transformadas em pesadelo. Este é um bom momento para mencionar Gonzaguinha: "(...) Viver e não ter a vergonha de ser feliz, com a beleza de ser um eterno aprendiz". Nunca é tarde para aprender e se reeducar. Boas férias!!!