sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um sonho para pessoas raras

Por Andréa Morais    
 Desde 1835, quando os formandos desenharam um anel para simbolizar a sua graduação na Academia Militar de West Point, nos  Estados Unidos. O uso do anel de formatura passou a ser tradição em todos os cursos e simbolizava também, honra e status. Nesta época, a formatura de um curso de graduação era um sonho possível para poucos.
     Com o passar do tempo, a realização desse sonho está cada vez mais fácil de se concretizar. Por isso o uso do anel de formatura foi deixando de fazer parte da lista de desejos dos formandos. Atualmente, o seu uso já não é tão comum, nem tão pouco, tradicional.
  Para voltar a tradição, as joalherias estão modernizando a jóia. Agora, o formando escolhe o anel no modelo que quiser, mantém, somente, o símbolo da profissão e a sua pedra característica.O metal deve ser o ouro, porque representa a seriedade e o valor do profissional, além da  divindade e a eternidade da sabedoria.
     Fiz esta pesquisa, só porque, ao escolher o anel de formatura, soube que a pedra simbólica do Jornalismo, a minha profissão, é o rubi, mas não queria que fosse essa a pedra do meu anel e sim, a safira azul, pedra que representa a Comunicação Social.
     Graças a minha teimosia, tive a agradável surpresa de saber que o rubi é a pedra simbólica do Jornalismo, por sua raridade ser comparada as pessoas que têm o dom da palavra. Portanto, usarei a pedra com muito orgulho e alegria. E para seguir a crença dos orientais exibirei meu anel de formatura no dedo anular esquerdo, para trazer sucesso na profissão escolhida.