domingo, 26 de setembro de 2010

O seu voto tem valor

Por Andréa Morais
As eleições políticas estão a cada dia mais desmoralizadas. O cidadão está desacreditado, desinteressado e desconfiado da política. 
No Brasil o voto é um dever, que se não for cumprido o cidadão é punido. Já o político, se não cumprir as promessas, o que acontece?   
O número de votos brancos e nulos tem aumentado a cada eleição. Será que esse aumento é uma forma de protesto do eleitor?
Precisamos mudar essa situação, não podemos anular ou votar em branco, porque agindo assim estaremos apoiando na maioria das vezes àquele que não queremos que seja eleito. Pois os votos brancos e nulos são desconsiderados na contagem geral, sendo assim os que estão na frente, continuarão na mesma posição.
O seu voto tem muito valor, por isso você precisa fazer a escolha certa. Para isso avalie bem o caráter e as propostas de cada candidato. Lembre que a sua escolha valerá pelos próximos quatro anos e o seu futuro dependerá dessa escolha. Mesmo que você não queira participar, os seus representantes tomarão posse em janeiro. Participe do seu futuro, não desperdice o seu voto.
Outro ponto importante que merece ser abordado, é o crescimento da venda do voto. Uma frase exprime bem a situação: " O eleitor é um corrupto que quer um político honesto" (não recordo o autor). A corrupção começa na eleição, com os próprios eleitores que vendem seus votos, seja por dinheiro ou por troca de favores. O maior valor do voto é a escolha do candidato certo, que irá representar a população de uma maneira justa, solucionando os problemas reais do cidadão.
Vote em quem vai lembrar de você, assim você vai lembrar de quem votou! Vamos unir forças por um futuro melhor!

domingo, 19 de setembro de 2010

Abertura do XVII Festival de Teatro do Rio

Por Andréa Morais
Desde maio participo de testes, ensaios e ajustes no texto para o grande dia. Esse dia chegou em 14 de setembro. Abrimos o XVII Festival de Teatro do Rio com homenagem a Marieta Severo. 
                                                             Foto de Caroline Coelho
 A homenageada, Marieta Severo, a Diretora do Centro Cultural, Maria Anunciata de Almeida, o Reitor da UVA, Mário Veiga de Almeida e os apresentadores: Keila Moreira, Rodrigo Estevão e Andréa Morais.

Neste evento, diferente dos outros que apresentei, o texto da apresentação foi decorado. Essa foi a parte mais difícil, pois apesar do texto ser nosso, as informações técnicas não podiam ser substituídas por sinônimos, para não perder o sentido e nem, tão pouco, confundir a informação. Precisei utilizar das minhas duas formações: atriz e jornalista. Aliás, foi muito bom poder contar com a experiência de outros dois atores no palco, os meus colegas apresentadores.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Promessa Cumprida

Realizei um sonho, cumpri uma meta, e para fechar com chave de ouro estou cumprindo minha promessa.A publicação do meu artigo apresentado e publicado no  XXXIII INTERCOM



A meteorologia no telejornalismo contemporâneo:
Um estudo de caso do programa “Jornal Hoje” [1]

Andréa Maria de MORAIS[2]
Heloiza Beatriz Cruz dos REIS[3]
Universidade Veiga de Almeida, Cabo Frio, RJ.

Resumo

Este artigo é produto do trabalho de final de curso, intitulado, A meteorologia no telejornalismo contemporâneo: Um estudo de caso do programa “Jornal Hoje”. Para desenvolver o estudo foram utilizadas revisões bibliográficas e gravações do programa. Observamos a relevância do tema para a sociedade e as inovações presentes no quadro em questão, representadas pela comunicação especializada como: a linguagem, que aparece de forma mais coloquial e interativa, seja pela internet ou entre a apresentadora do quadro e os âncoras do jornal; a imagem com a utilização de links e ilustrações com infográficos. Em suas características: a presença do jornalismo científico na prestação de serviço.

Palavras-chave

Comunicação Especializada; Telejornalismo; Meteorologia; Tecnologia.