segunda-feira, 12 de julho de 2010

A celebração da bola

Por Andréa Morais
Jabulani - Imagem do Google
Na copa de 2010 a bola da vez foi a Jabulani. Ofuscou o brilho dos astros, que normalmente brilham no campeonato, os goleiros e artilheiros. Nasceu na África do Sul, mas virou sinônimo de bola em todo o mundo, conquistou o estrelato e dominou os que em outras copas a dominavam. O  seu significado no dialeto dos isizulus é celebração e foi o que ela fez, celebrou a sua presença de uma maneira marcante. Mostrou para todo o mundo que no futebol, quem manda é a bola e lembrou a todos que se não fosse por ela, o futebol não aconteceria. Impôs respeito e os jogadores tiveram que reaprender a jogar com ela, de uma maneira muito mais calculada, afinal de contas ela é a bola que mais chegou próxima a uma esfera perfeita. Sendo assim a estrela da Copa de 2010, sem sombra de dúvidas foi a Jabulani.
No início todos os jogadores reclamaram, mas para dominá-la precisaram jogar o mais perfeito futebol. Algumas seleções já respeitadas pelo desempenho em copas anteriores, não tiveram chance com a estrela que se celebrou na África do Sul. Enquanto outras seleções que sempre buscaram um lugar ao sol e não conseguiam encontrar, brilharam com a ajuda da Jabulani. A humildade, a técnica, o equilíbrio e a precisão foram qualidades exigidas pela bola da vez , para conseguir alcançar a celebração da vitória na Copa de 2010.


terça-feira, 6 de julho de 2010

Marina vence em pesquisa realizada nas cidades de Araruama, Cabo Frio e Iguaba Grande

Por Andréa Morais
Ao realizar um trabalho de pesquisa de opinião pública, para a faculdade de Comunicação Social com habilitação em jornalismo, junto com colegas do curso, decidimos como tema: Presidência da república: Escolha dos candidatos.
Nesta pesquisa os eleitores entrevistados foram definidos por: sexo, classe social, faixa etária, grau de instrução e estado civil das cidades de Araruama, Cabo Frio e Iguaba Grande, com a faixa etária a partir de dezoito anos. O objetivo da pesquisa, além de encontrar dados com as intenções de votos na eleição de 2010 para o cargo de Presidente da República, para o primeiro e segundo turno, foi também observar o motivo da escolha dos candidatos, e em que setor o entrevistado espera que o seu escolhido faça seu primeiro investimento.
O método de coleta de dados foi realizado por inquérito pessoal. Realizando entrevistas em pontos de fluxo, nas cidades determinadas. O período de coleta foi de 11 a 18 de junho de 2010 e os resultados foram os seguintes:
Marina obteve 36% das intenções de voto no 1º turno, Serra, 25%, Dilma 23% e entre brancos, nulos, indecisos e outros candidatos 16% das intenções de voto. Para o 2º turno, Marina desceu para 28%, mas continuou na frente, porém empatada tecnicamente,com os outros candiadatos Dilma e Serra, que subiram e empataram com o mesmo percentual, 27%. A inteligência foi o principal motivo da escolha, com 35% da opção dos eleitores. A saúde seguida por educação e segurança foram os setores mais votados para o primeiro investimento do candidato, com 38% , 27% e 19% respectivamente.


segunda-feira, 5 de julho de 2010

A culpa é da Jabulani e da Zebra

Por Andréa Morais
A Copa do Mundo de 2010 foi marcada por estrelas diferentes das copas anteriores. A Jabulani foi a primeira, já virou o centro das atenções, antes mesmo do início da copa teve o seu brilho tão intenso, que ofuscou os astros principais do evento, os jogadores, principalmente, os artilheiros e goleiros. Mesmo com toda polêmica em sua volta, não conseguiu ofuscar o brilho da outra estrela do campeonato, que, aliás, não havia lugar melhor para brilhar, do que na África do Sul, a Zebra; presente desde o início da Competição. Portanto, não se culpe, podemos responsabilizar a Jabulani e a Zebra pela perda do título de Hexa Campeã da seleção brasileira.
Agora, vamos guardar a energia da torcida Penta campeã, para comemorar em 2014 aqui no Brasil. Torcemos para que no país do carnaval, do espetáculo, da alegria e do brilho, não haja estrela que brilhe mais do que a nossa seleção. Seremos Hexa campeões do campeonato mais disputado e apaixonante do mundo. Para o alto e avante! Brasil!!!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Monólogo de Andréa Morais: "Dicas para selecionar o homem perfeito"


Monólogo apresentado, para trabalho da faculdade de Comunicação Social, habilitada em jornalismo, na disciplina de Estudos Complementares, em junho de 2010.
Texto de Caco Baresi, com adaptação de Andréa Morais.
A personagem ensina como selecionar o "Homem Perfeito".