domingo, 30 de maio de 2010

A meteorologia no mundo contemporâneo



Ferramentas Meteorológicas





Por Andréa Morais
Desde os primórdios, a meteorologia é importante na vida do homem para se proteger de seu meio ambiente. Há 4000 anos a.C. já eram feitas observações meteorológicas. Uma placa de barro da época com o inscrito “Quando um anel circunda o Sol, chuva cairá”, pode ser vista no acervo do Museu de Londres. Hoje em dia, o uso da tecnologia para a previsão da meteorologia é imprescindível. Computadores de última geração, satélites, radares e muitos outros equipamentos, além de profissionais qualificados.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

COLUNA "Negócios & Conteúdo"

Feira Forte, negócio para todos os cidadãos
Por Andréa Morais
A Feira Forte, um dos principais eventos de negociações da cidade de Cabo Frio acontecerá entre os dias 2 e 6 de junho, no Espaço de Eventos da cidade, na Estrada de Perynas. O evento estará aberto ao público de quarta-feira a sábado das 14h às 23h e no domingo de meio-dia às 21h. Os estandes estão divididos em: 154 nas áreas de varejo, 54 para a área de construção, 11 na praça de alimentação, 2 na Feirauto e uma lona destinada a exposição náutica, totalizando 222 estandes. Toda essa estrutura além de gerar renda para os empresários e para a cidade, traz benefícios também para o cidadão comum, com a oportunidade de adquirir técnicas para investimentos futuros que poderá lhe trazer uma renda extra com pequenos cursos na área de beleza na Carreta Senac, além dos empregos temporários, e compras com descontos especiais . Segundo Viviane Teixeira, assessora de imprensa da ACIA - Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio - a Feira Forte gera em torno de 150 empregos temporários, e os descontos chegam a até 70% nos produtos comercializados. A Feira Forte tem sido um sucesso de negociação para todos os cidadãos e vem sendo superado a cada ano. No ano anterior, de acordo com Viviane, o público recebido foi de 77 mil pessoas, sendo 40 mil pagantes; o valor negociado no evento não é divulgado pelos expositores. Para essa edição é esperado um aumento de público em torno de 10%.


terça-feira, 18 de maio de 2010

Epígrafes do livro "Qualidades Adormecidas"



"Qualidades Adormecidas"
Registrado em: 3. fev. 2000
Fundação Biblioteca Nacional
Ministério da Cultura
Escritório de Direitos Autorais.
Centro, Rio de Janeiro - RJ


"Amizade é um conforto para quem tem e para quem dá”.

“Pratique o bem, exercite a bondade e se torne uma pessoa melhor, mais feliz!”

" O companheirismo é um presente comparado a uma pérola para quem recebe e quando é reconhecido para quem dá."

“A dignidade é a maneira que honestamente alimentamos a alma”.

“A espirituosidade é a alegria do espírito”.

“A felicidade é um segredo guardado dentro de cada ser que só ele próprio conhece”.

“A gentileza alimenta a alma de gratidão”.

“A humildade é uma semente que quando floresce torna o ser especial”.

“Igualdade é para refletir”.

“Para ser justo é precio ausentar o ego”.

“Lealdade é conhecida por poucos humanos e muitos animais”.

“A moralidade está sempre ao lado da consciência”.

“A naturalidade é a leveza do ser”.

“Otimismo é uma força interior que não podemos deixar de alimentar”.

“Ser puro é fazer o bem a você mesmo”.

“A querença precisa ser praticada sem pretextar”.

“Ser responsável é dar um passo a frente nas buscas dos seus ideais”.

“A simpatia é uma massagem que fazemos a nossa alma”.

“A tranqüilidade é um estado de espírito que devemos exercitar todos os dias”.

“Ser útil é importante para nos sentirmos presentes”.

“Virtuosidade é a realização do espírito”.

"A xenofilia é o conforto dos estrangeiros”.

“Manter a paz interior nos ajuda a manter a paz exterior”.

Andréa Morais.







sábado, 15 de maio de 2010

COLUNA "Negócios & Conteúdo"


Propostas de economia para o bolso e o ambiente
Por Andréa Morais

Renovar é uma das minhas principais propostas para redução do consumo de energia elétrica. Além de diminuir o custo e agir de forma ambientalmente correta. Para Furnas – Centrais Elétricas S.A - conservar energia, ou não desperdiçá-la é tão importante que eles investem em projetos de reeducação. Tais mudanças são fundamentais no Combate ao Desperdício de Energia Elétrica e da conservação do Meio Ambiente.
O uso de energia renovável, por prover de ciclos naturais, como a conversão da radiação solar, que é a fonte primária de quase toda energia disponível na Terra é praticamente inesgotável e não altera o balanço térmico do planeta, além de serem menos poluentes. Energias alternativas como: hidráulica; eólica; oceânica; solar e a biomassa são algumas que podem ser utilizadas no Brasil. Mas a implantação dessas energias tem um custo bem alto, portanto sugiro economias alcançáveis a qualquer cidadão, com atitudes ecologicamente corretas e responsáveis, que podem ser aplicadas em seu dia-a-dia, com a intenção de construirmos uma sociedade mais responsável e sustentável, são elas: Economizar água, ao tomar banho, desligar o chuveiro enquanto se ensaboar, desligar a água da torneira enquanto escovar os dentes; economizar energia, pintando a casa com cores claras e deixar as janelas e portas abertas para aproveitar a claridade do dia, além de desligar as luzes quando a televisão estiver ligada e no ambiente que não tiver ninguém e desconectar os aparelhos elétricos das tomadas quando não estiverem em uso; reciclar o lixo , economizar na produção e não jogá-lo nas ruas; evitar o uso de veículos automotivos para lugares próximos, fazendo o caminho a pé ou de bicicleta e ir para lugares mais distantes de transporte coletivo, seja público ou com várias pessoas em um único veículo.
Todas as atitudes sugeridas irão economizar o desgaste do meio ambiente e ajudar na redução dos gastos com produtos básicos e indispensáveis, além é claro de proporcionar a redução em sua economia mensal e na do país. O Meio Ambiente agradece!