terça-feira, 6 de abril de 2010

Desenvolvimento dos Esportes Radicais


Tentando praticar windskate na Praia do Forte, em Cabo Frio
Por Andréa Morais


O Brasil é considerado o país do futebol e do samba, mas por sua geografia diversificada possibilita a prática de várias categorias de um esporte que vem crescendo; e quem sabe, por conta desse crescimento, pode se transformar em País dos Esportes Radicais? É o que já está acontecendo na Região dos Lagos, bastante procurada por turistas, não só para curtir as belas praias, como as belas serras, que possibilitam a prática das mais variadas modalidades de esportes radicais. Atividades como o mergulho, Surfe, Windsurfe, Kitesurfe, Sandboard, skate, rappel, vôo livre, escalada, entre outras. A região já é palco de competições internacionais de Surfe e Kitesurfe, em Saquarema e Araruama respectivamente. Mas pode e deve acrescentar mais categorias ao cenário de belezas naturais próprias da região.


Os esportes de aventura, nome que deu origem ao esporte, são considerados radicais por oferecerem mais riscos do que os esportes em geral, o que os torna mais emocionantes pelo fato de estarem envolvidos em situações extremas de limites dos participantes e por isso exigirem um maior esforço físico e maior controle emocional. Segundo especialistas, estas atividades fazem muito bem à saúde. Porém é bom lembrar, que além do cuidado excessivo com a segurança, pelos riscos destas práticas esportivas, há ainda algumas restrições quanto ao perfil dos praticantes dos esportes de aventura, ignoradas por uma grande parte desses praticantes. 


Por esses motivos, o aumento de amantes da prática de esportes radicais cresce principalmente nas férias por conta de pousadas e hotéis proporcionarem roteiros com algumas modalidades da prática esportiva. Justamente, porque nesta época, os praticantes e curiosos buscam pela prática destas atividades, que funciona como uma válvula de escape para o stress urbano. Mais uma preocupação surge, será que os condutores são profissionais capacitados, para evitar os acidentes? 


Outra especialidade do esporte é a busca dos praticantes pela autoconfiança de superar obstáculos; somada a superação de vencer os outros competidores tem feito com que algumas modalidades do esporte passem da simples atividade praticada por aventureiros, em obter o bem estar, para as competições mundias. É o caso das competições nos X GAMES, a mais importante competição de esportes radicais do mundo. Além da participação nas Olimpíadas de Inverno com várias categorias. Já nas Olimpíadas tradicionais está presente com as modalidades: canoagem, triatlo e vela. 


Entretanto, como em todo desenvolvimento, surgem os prós e contras, a prática de esportes radicais livremente está com os dias contados. Com o aumento de adeptos ao esporte radical, o Senado resolveu regulamentar a sua prática. Segundo informações no site do senado, no dia 19/03/2010, o projeto do senador Efraim Morais (DEM – PB) define regras para a prestação de serviços dessas práticas esportivas e normas para o acesso aos equipamentos utilizados. E ainda, um melhor enquadramento civil e penal dos prestadores de serviço relacionados a esportes radicais. Além de projetos que autorizam o governo federal a criar duas universidades federais, uma escola técnica federal e cinco unidades de institutos federais de educação.


A possibilidade da criação de universidades e escolas técnicas mostra o crescimento e a importância do esporte para o país. Mas será que, com as análises e regras estabelecidas para a sua prática vai fazer com que os esportes radicais percam as origens de aventura e não sejam mais tão radicais assim? Ou quem sabe, estas mudanças sejam somente para dar maior segurança aos praticantes, e com isso, os que abusam da autoconfiança e colocam a vida em risco tenham mais responsabilidade? A nós praticantes e ou adoradores dos esportes radicais só nos resta ficarmos na torcida para que o desenvolvimento do esporte possibilite cada vez mais competições entre as diversas categorias, além da segurança na prática com o acompanhamento de profissionais qualificados.